Slides pnaic inclusão

52,422 views

Published on

PNAIC_ Refletindo sobre inclusão

1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
52,422
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
46,850
Actions
Shares
0
Downloads
265
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Slides pnaic inclusão

  1. 1. Educação InclusivaA partir dos anos noventa novas formasde interpretação sobre a questão dadesigualdade no Brasil, bem como oacesso das camadas populares a bens eserviços, dos direitos da pessoa comdeficiência, começaram a ser maisdefinidas.
  2. 2. Alguns documentos internacionaiscomo: UNICEF, a Declaração deSalamanca e a Convenção deGuatemala, passaram então, ainfluenciar no Brasil a elaboração deleis e ações relacionadas às políticaspúblicas de educação inclusiva, asquais estão sendo efetivadaspaulatinamente.
  3. 3. • Pensar em Educação Inclusiva remete, em primeiro plano, ao debate sobre exclusão educacional e nos faz refletir sobre a lógica do sistema escolar que historicamente buscava atender apenas a uma parcela da população.
  4. 4. Princípios que fundamentam uma escola inclusivaAceitação e Respeito às diferenças são pilares fundamentais para uma educação para todos.
  5. 5. E agora? O que fazer com esses alunos? Todos irãoaprender da mesma forma???Diante da necessidade de encontrarsoluções imediatas para o direito de todos àeducação, surgiram estratégias, como porexemplo: as Adaptações Curriculares.
  6. 6. Na perspectiva inclusiva a escola deve prover acessibilidade ao currículo para TODOS os alunos.Quando falamos em alfabetização via educaçãoinclusiva, esta se configura como uminstrumento de inserção da criança na sociedadee nos coloca diante de algumas reflexõespedagógicas. Muitas vezes, nós educadores perguntamos:• Como incluir e atender a diversidade?
  7. 7. Vamos relembrar....• Resgate na memória seu período de escola, identifique e compartilhe se houve experiências vivenciadas na perspectiva de um currículo inclusivo. Estudo do relato de experiência de inclusão. Trazer para o próximo encontro, cadernos antigos de alunos, livros didáticos de 1º ano (antigos e novos), coleções didáticas...

×