Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Novos Estados no Brasil

5,620 views

Published on

  • Descordo, quando deixam a região Sul de fora da proposta. Aliás, essa região que além de ser a mais desfalcada no sentido de representatividade no cenário nacional, ela é também a que mais tem condições favoráveis à criação de novas unidades federativas. Nesse caso seria recriado praticamente na mesma área onde um dia já abrigou o extinto território Federal do mesmo nome, o Estado do Iguaçu-IG(Cascavel; iguaçuino). E seriam criados os Estados de: Novo Paraná-NP(Londrina; paranaista), oriundo do norte paranaense + área com forma de tigela no sul do Mato grosso do Sul/ Farroupilhas-FA(Florianópolis; farroupista), Joinville substitui Florianóplois como capital catarinense, o novo Estado seria formado do sul catarinense + norte gaúcho/ Pampas-PP(Pelotas; pampista), área desse ecossistema CAMPANHA GAÚCHA ou REGIÃO DOS PAMPAS, e quanto a península do lado oriental na LAGOA DOS PATOS ficaria com o Rio Grande do Sul. depois de décadas, outro fato importante é o retorno de São Paulo à Região Sul, só que dessa vez deixa a sua maior parte {a partir de uma reta imaginária desde Ourinhos, passando pelo eixo Botucatu-Avaré, microrregião de Piracicaba até o eixo Socorro-Amparo, sentido ao litoral será o novo mapa paulista e fica com a Região Sul} com a Região Sudeste para abrigar os Estados do Anhanguera-AH(Ribeirão Preto; bandeirante) e Estado do Tietê-TT(Bauru; tietista). Com essas mudanças geográficas, a Região Sul passa a contar com 8 Estados: São Paulo, Novo Paraná, Paraná, Iguaçu, Santa Catarina, Farroupilha, Rio Grande do Sul e Pampas.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Novos Estados no Brasil

  1. 1. Atualmente existem várias propostas de criação de novos Estados e Territórios Federais peloBrasil a fora. São várias regiões brasileiras querendo autonomia político-administrativa, maisindependência, e que poderão, se emancipadas, contribuir para que o país possa ter um novodesenho, um novo contorno territorial. Uma dessas regiões que buscam emancipação é vizinha do Gorjeia. Trata-se do Sul doEstado do Maranhão, onde existe o movimento pela criação do Estado do Maranhão do Sul (queficaria na região Norte do Brasil, ao contrário do Maranhão, que é Nordeste). A propósito, assimcomo no caso do Gorjeia (que seria Nordeste como o Piauí, o Estado-tronco), existe proposta decriação do Maranhão do Sul no Congresso Nacional. Além disso, existem outras idéias deemancipação consubstanciadas em propostas de criação de novos Estados e Territórios Federaisno Congresso. Na região Norte do país, por exemplo, querem criar, além do Maranhão do Sul, o Estado doTapajós (por divisão do Estado do Pará), o Estado do Carajás (também por desmembramento doPará), o Estado do Solimões (por divisão do Amazonas), além do Território Federal do Oiapoque(a ser dividido do Amapá). No Centro-Oeste do país querem criar os Estados do Araguaia (pordivisão de Mato Grosso), do Planalto Central (por desmembramento de Minas Gerais e Goiás), eMato Grosso do Norte (por emancipação a partir de Mato Grosso).
  2. 2. Segundo a proposta, esse seria ummecanismo para conduzir a redivisãoterritorial do País como forma de reduziras desigualdades socioeconômicas efavorecer o desenvolvimento das regiõesmenos assistidas pelo Poder Público.
  3. 3. Os argumentos desfavoráveis àcriação de novas unidades seconcentram nos altos custos, quepodem chegar a até 20 milhões dereais
  4. 4. Se a população brasileira concordar com todas a propostas em estudo, o Brasil, que tem 26 Estados e o Distrito Federal, passará a ter 39 Estados e três territórios. Se os projetos forem aprovados no Congresso, o assunto será levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pelos plebiscitos, para que os moradores de cada Estado decidam a favor ou contra a divisão. Caso a população decida pelaseparação, a proposta será encaminhada ao Paláciodo Planalto. O presidente da República, então, teria que enviar ao Congresso um projeto de leicomplementar propondo a criação da nova unidade.
  5. 5. • . Caso a população decida pela separação, a proposta será encaminhada ao Palácio do Planalto. O presidente da República, então, teria que enviar ao Congresso um projeto de leicomplementar propondo a criação da nova unidade.
  6. 6. • Sudeste, por sua vez, teria três novos Estados: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o Estado da Guanabara. • No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguaia, Mato Grosso do Norte e Planalto Central. Apenas a Região Sul continuaria com os atuais três Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  7. 7. • Caso os projetos sejam aprovados no Congresso, eles irão a plebiscito e a população escolherá se deseja ou não a criação dos Estados.• Pelos projetos criados, na Região Norte, os Estados do Tapajós, Solimões e Carajás, além dos territórios federais do Marajó, Alto Rio Negro e Oiapoque. A Região Nordeste ganharia os Estados do Maranhão do Sul, Rio São Francisco e Gurguéia.
  8. 8. Os novos estados do Brasil estão em discussão e em diferentes estágios de aprovação no Congresso Nacional. Chegou a ser propostooficialmente a criação de 18 novos estados e 3 novos territórios federais, o que elevaria o total de unidades da federação para 48. Os estados com estágio de criação mais avançados são Gurgueia, Maranhão do Sul e Carajás.
  9. 9. Configuração regional de 1980
  10. 10. Configuração atual do mapa do Brasil de 1990.
  11. 11. A Frente Parlamentar de Redivisão Territorial da Câmara dos Deputadossolicitou ao presidente da Casa, Severino Cavalcanti, que sejam apressados os processos para a criação de 12 novos Estados no Brasil. A justificativa dos defensores da redivisão é a ausência da estrutura de governo em Estados degrande extensão territorial, como o Pará
  12. 12. Maranhão do Sul, o PL mais avançadoEntre os projetos que tramitam nas duas casas do Congresso chama atenção, pelo avanço da proposta, o que desmembra o estado do Maranhão em dois e cria o estado do Maranhão doSul. A nova unidade da Federação seria formada pelas porções meridional e ocidental do atual Maranhão e comportaria 49 municípios dos 217 atualmente existentes.
  13. 13. “A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira(5) um plebiscito para a população decidir se concorda coma criação de dois novos Estados no Brasil: o Estado doCarajás e o do Tapajós, ambos como desmembramento doPará.Conforme o texto, Carajás terá 39 municípios, no Sul eSudeste do Pará, com área equivalente a 25% do territórioatual do Estado e Tapajós terá 27 cidades e ficará localizadoa oeste do Estado, ocupando 58% de sua área atual. As duas propostas voltam agora para o Senado, ondetambém precisam ser aprovados para que o plebiscito sejarealizado. A Constituição determina que a criação de novosEstados só aconteça depois de um plebiscito em que apopulação diretamente interessada participe” (portal R7)
  14. 14. Musica : Um beijo – Luan Santana Sai pensando sobre o governo E os estados aqui do país inteiro E percebi que tá na hora de acrescentar E no chuveiro, fiquei pensandoA melhor forma de dizer que tenho um plano É uma chance que não devo desperdiçar Sei que altos custos isso causa talvez, mas é Pra igualdade aumentar E a saída é deixar acontecer E a inovação começar Estados novos tem que ser criados Pra o Brasil ficar bem mais conectado O plano já esta sendo aprovado Por meio de um voto igualitário O povo vai dizer o que é melhor Confesso que estou um pouco preocupado
  15. 15. Vídeos sobre novos estadosbrasileiros http://g1.globo.com/videos/globo-news/espaco-aberto- alexandre-garcia/v/especialistas-debatem-sobre-a-criacao-de- novos-estados-no-brasil/1537647/ http://www.youtube.com/watch?v=2swpdLJ2S http://www.youtube.com/watch?v=2swpdLJ2S_U
  16. 16. Créditos Colégio Antônio Vieira 8ªEProfessores: Luiz Parente e Naiara Alunos: Ana Beatriz Neiva nº02 Daniel Muniz nº10 Katharine Calixto nº17 Lara Mello nº18 Vinicius Von Flach nº42
  17. 17. Fontes• http://procurandovagas.org/propostas-de-novos-estados-do-brasil/• brasil/noticias/0,,OI5128143-EI306,00- Um+novo+mapa+Brasil+podera+ter+mais+Estados+e+territorios.html• http://garotomaroto.com.br/2011/03/28/novos-estados-do-brasil/• http://g1.globo.com/videos/globo-news/espaco-aberto-alexandre- garcia/v/especialistas-debatem-sobre-a-criacao-de-novos-estados-no- brasil/1537647/• www.youtube.com/watch?v=rI70wzDtESk• http://www.youtube.com/watch?v=2swpdLJ2S• http://noticias.r7.com/brasil/noticias/novos-estados-de-carajas-e-tapajos- devem-gerar-rombo-anual-de-r-2-bilhoes-a-uniao-20110620.html

×