Novos Estados no Brasil

5,578 views

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Descordo, quando deixam a região Sul de fora da proposta. Aliás, essa região que além de ser a mais desfalcada no sentido de representatividade no cenário nacional, ela é também a que mais tem condições favoráveis à criação de novas unidades federativas. Nesse caso seria recriado praticamente na mesma área onde um dia já abrigou o extinto território Federal do mesmo nome, o Estado do Iguaçu-IG(Cascavel; iguaçuino). E seriam criados os Estados de: Novo Paraná-NP(Londrina; paranaista), oriundo do norte paranaense + área com forma de tigela no sul do Mato grosso do Sul/ Farroupilhas-FA(Florianópolis; farroupista), Joinville substitui Florianóplois como capital catarinense, o novo Estado seria formado do sul catarinense + norte gaúcho/ Pampas-PP(Pelotas; pampista), área desse ecossistema CAMPANHA GAÚCHA ou REGIÃO DOS PAMPAS, e quanto a península do lado oriental na LAGOA DOS PATOS ficaria com o Rio Grande do Sul. depois de décadas, outro fato importante é o retorno de São Paulo à Região Sul, só que dessa vez deixa a sua maior parte {a partir de uma reta imaginária desde Ourinhos, passando pelo eixo Botucatu-Avaré, microrregião de Piracicaba até o eixo Socorro-Amparo, sentido ao litoral será o novo mapa paulista e fica com a Região Sul} com a Região Sudeste para abrigar os Estados do Anhanguera-AH(Ribeirão Preto; bandeirante) e Estado do Tietê-TT(Bauru; tietista). Com essas mudanças geográficas, a Região Sul passa a contar com 8 Estados: São Paulo, Novo Paraná, Paraná, Iguaçu, Santa Catarina, Farroupilha, Rio Grande do Sul e Pampas.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,578
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
21
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Novos Estados no Brasil

  1. 1. Atualmente existem várias propostas de criação de novos Estados e Territórios Federais peloBrasil a fora. São várias regiões brasileiras querendo autonomia político-administrativa, maisindependência, e que poderão, se emancipadas, contribuir para que o país possa ter um novodesenho, um novo contorno territorial. Uma dessas regiões que buscam emancipação é vizinha do Gorjeia. Trata-se do Sul doEstado do Maranhão, onde existe o movimento pela criação do Estado do Maranhão do Sul (queficaria na região Norte do Brasil, ao contrário do Maranhão, que é Nordeste). A propósito, assimcomo no caso do Gorjeia (que seria Nordeste como o Piauí, o Estado-tronco), existe proposta decriação do Maranhão do Sul no Congresso Nacional. Além disso, existem outras idéias deemancipação consubstanciadas em propostas de criação de novos Estados e Territórios Federaisno Congresso. Na região Norte do país, por exemplo, querem criar, além do Maranhão do Sul, o Estado doTapajós (por divisão do Estado do Pará), o Estado do Carajás (também por desmembramento doPará), o Estado do Solimões (por divisão do Amazonas), além do Território Federal do Oiapoque(a ser dividido do Amapá). No Centro-Oeste do país querem criar os Estados do Araguaia (pordivisão de Mato Grosso), do Planalto Central (por desmembramento de Minas Gerais e Goiás), eMato Grosso do Norte (por emancipação a partir de Mato Grosso).
  2. 2. Segundo a proposta, esse seria ummecanismo para conduzir a redivisãoterritorial do País como forma de reduziras desigualdades socioeconômicas efavorecer o desenvolvimento das regiõesmenos assistidas pelo Poder Público.
  3. 3. Os argumentos desfavoráveis àcriação de novas unidades seconcentram nos altos custos, quepodem chegar a até 20 milhões dereais
  4. 4. Se a população brasileira concordar com todas a propostas em estudo, o Brasil, que tem 26 Estados e o Distrito Federal, passará a ter 39 Estados e três territórios. Se os projetos forem aprovados no Congresso, o assunto será levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pelos plebiscitos, para que os moradores de cada Estado decidam a favor ou contra a divisão. Caso a população decida pelaseparação, a proposta será encaminhada ao Paláciodo Planalto. O presidente da República, então, teria que enviar ao Congresso um projeto de leicomplementar propondo a criação da nova unidade.
  5. 5. • . Caso a população decida pela separação, a proposta será encaminhada ao Palácio do Planalto. O presidente da República, então, teria que enviar ao Congresso um projeto de leicomplementar propondo a criação da nova unidade.
  6. 6. • Sudeste, por sua vez, teria três novos Estados: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o Estado da Guanabara. • No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguaia, Mato Grosso do Norte e Planalto Central. Apenas a Região Sul continuaria com os atuais três Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  7. 7. • Caso os projetos sejam aprovados no Congresso, eles irão a plebiscito e a população escolherá se deseja ou não a criação dos Estados.• Pelos projetos criados, na Região Norte, os Estados do Tapajós, Solimões e Carajás, além dos territórios federais do Marajó, Alto Rio Negro e Oiapoque. A Região Nordeste ganharia os Estados do Maranhão do Sul, Rio São Francisco e Gurguéia.
  8. 8. Os novos estados do Brasil estão em discussão e em diferentes estágios de aprovação no Congresso Nacional. Chegou a ser propostooficialmente a criação de 18 novos estados e 3 novos territórios federais, o que elevaria o total de unidades da federação para 48. Os estados com estágio de criação mais avançados são Gurgueia, Maranhão do Sul e Carajás.
  9. 9. Configuração regional de 1980
  10. 10. Configuração atual do mapa do Brasil de 1990.
  11. 11. A Frente Parlamentar de Redivisão Territorial da Câmara dos Deputadossolicitou ao presidente da Casa, Severino Cavalcanti, que sejam apressados os processos para a criação de 12 novos Estados no Brasil. A justificativa dos defensores da redivisão é a ausência da estrutura de governo em Estados degrande extensão territorial, como o Pará
  12. 12. Maranhão do Sul, o PL mais avançadoEntre os projetos que tramitam nas duas casas do Congresso chama atenção, pelo avanço da proposta, o que desmembra o estado do Maranhão em dois e cria o estado do Maranhão doSul. A nova unidade da Federação seria formada pelas porções meridional e ocidental do atual Maranhão e comportaria 49 municípios dos 217 atualmente existentes.
  13. 13. “A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira(5) um plebiscito para a população decidir se concorda coma criação de dois novos Estados no Brasil: o Estado doCarajás e o do Tapajós, ambos como desmembramento doPará.Conforme o texto, Carajás terá 39 municípios, no Sul eSudeste do Pará, com área equivalente a 25% do territórioatual do Estado e Tapajós terá 27 cidades e ficará localizadoa oeste do Estado, ocupando 58% de sua área atual. As duas propostas voltam agora para o Senado, ondetambém precisam ser aprovados para que o plebiscito sejarealizado. A Constituição determina que a criação de novosEstados só aconteça depois de um plebiscito em que apopulação diretamente interessada participe” (portal R7)
  14. 14. Musica : Um beijo – Luan Santana Sai pensando sobre o governo E os estados aqui do país inteiro E percebi que tá na hora de acrescentar E no chuveiro, fiquei pensandoA melhor forma de dizer que tenho um plano É uma chance que não devo desperdiçar Sei que altos custos isso causa talvez, mas é Pra igualdade aumentar E a saída é deixar acontecer E a inovação começar Estados novos tem que ser criados Pra o Brasil ficar bem mais conectado O plano já esta sendo aprovado Por meio de um voto igualitário O povo vai dizer o que é melhor Confesso que estou um pouco preocupado
  15. 15. Vídeos sobre novos estadosbrasileiros http://g1.globo.com/videos/globo-news/espaco-aberto- alexandre-garcia/v/especialistas-debatem-sobre-a-criacao-de- novos-estados-no-brasil/1537647/ http://www.youtube.com/watch?v=2swpdLJ2S http://www.youtube.com/watch?v=2swpdLJ2S_U
  16. 16. Créditos Colégio Antônio Vieira 8ªEProfessores: Luiz Parente e Naiara Alunos: Ana Beatriz Neiva nº02 Daniel Muniz nº10 Katharine Calixto nº17 Lara Mello nº18 Vinicius Von Flach nº42
  17. 17. Fontes• http://procurandovagas.org/propostas-de-novos-estados-do-brasil/• brasil/noticias/0,,OI5128143-EI306,00- Um+novo+mapa+Brasil+podera+ter+mais+Estados+e+territorios.html• http://garotomaroto.com.br/2011/03/28/novos-estados-do-brasil/• http://g1.globo.com/videos/globo-news/espaco-aberto-alexandre- garcia/v/especialistas-debatem-sobre-a-criacao-de-novos-estados-no- brasil/1537647/• www.youtube.com/watch?v=rI70wzDtESk• http://www.youtube.com/watch?v=2swpdLJ2S• http://noticias.r7.com/brasil/noticias/novos-estados-de-carajas-e-tapajos- devem-gerar-rombo-anual-de-r-2-bilhoes-a-uniao-20110620.html

×