LIÇÕES BÍBLICAS - CPAD
2º TRIMESTRE DE 2014
LIÇÃO 4
Dons de Poder
Prof. Ms. Natalino das Neves
www.natalinodasneves.blogsp...
ACESSE O VÍDEO COM OS COMENTÁRIOS
REFERENTE A ESTE ARQUIVO EM UM DOS
ENDEREÇOS ABAIXO:
www.natalinodasneves.blogspot.com.b...
TEXTO ÁUREO
"A minha palavra e a minha pregação não
consistiram em palavras persuasivas de sabedoria
humana, mas em demons...
VERDADE PRÁTICA
Os dons de poder são capacitações
especiais em situações que demandam
a ação sobrenatural do Espírito Sant...
LEITURA BÍBLICA
1 Co 12:4; 9-11
4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o
mesmo.
9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a o...
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
• Esta lição continuará abordando a
classificação dos dons de 1 Co 12:8-10
proposta por Stanley Horton:
• Nesta...
INTRODUÇÃO
• Os dons de poder são capacidades
sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo,
por meio das quais a igreja po...
I. O DOM DA FÉ
I. O DOM DA FÉ
“A fé é o firme fundamento das coisas que se
esperam e a prova das coisas que se não
veem" (Hb 11:1).
“sem ...
I. O DOM DA FÉ
• Dentre os tipos de fé como exemplo natural
ou intelectual que pode até auxiliar na crença
da existência d...
Aplicação prática
Para você qual fé é a mais importante?
Como está sua fé em Deus?
Em situação ou oportunidade especial,
D...
II. DONS DE CURAR
II. DONS DE CURAR
• Do grego charismata e iamaton = dons de
curar.
• São recursos de caráter sobrenatural para
atuarem na ...
II. DONS DE CURAR
• Importantes na proclamação do reino de
Deus. Veja como Jesus inicia seu ministério,
utilizando o texto...
Aplicação prática
Você deseja os dons de curar?
Qual o motivo?
O bem do próximo ou para promoção
pessoal, ou ainda, para g...
III. O DOM DE
OPERAÇÃO
DE MARAVILHAS
III. O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS
• O dom de operação de maravilhas altera a
ordem natural das coisas consideradas
impo...
Aplicação prática
Para você crer em Deus é preciso Ele
realizar sinais sobrenaturais?
A criação de Deus e seu cuidado não ...
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Nesta lição
nos aprendemos que:
O dom da fé "é uma fé milagrosa
para uma situação ou oportunidade
especial".
Os dons de curar não são para
tornar Deus um médico particular ou
para promover quem os têm.
Os dons de maravilhas servem para
promover o reino de Deus, quando
forem necessários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARSON, D. A.; MOO, Douglas J.; MORRIS, Leon. Introdução ao
Novo
Testamento. São Paulo: Vida no...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIM, David. Os Dons Espirituais. In: Teologia Sistemática. (Org)
HORTON, Stanley M. Rio de Jane...
IEADSJP – Igreja Evangélica Assembleia
de Deus de São José dos Pinhais
www.adsaojosedospinhais.com.br
www.redemaoamiga.com...
FAVOR DIVULGAR
PARA SUA REDE SOCIAL
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

2014 2 tri lição 4 dons de poder

6,461 views

Published on

Subsídios elaborados pelo Ev. Natalino das Neves
Programa Escola Dominical na WEBTV.
IEADSJP - Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais
Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva

Published in: Education
5 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
6,461
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
94
Actions
Shares
0
Downloads
149
Comments
5
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

2014 2 tri lição 4 dons de poder

  1. 1. LIÇÕES BÍBLICAS - CPAD 2º TRIMESTRE DE 2014 LIÇÃO 4 Dons de Poder Prof. Ms. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br
  2. 2. ACESSE O VÍDEO COM OS COMENTÁRIOS REFERENTE A ESTE ARQUIVO EM UM DOS ENDEREÇOS ABAIXO: www.natalinodasneves.blogspot.com.br www.redemaoamiga.com.br
  3. 3. TEXTO ÁUREO "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus" (1 Co 2.4,5).
  4. 4. VERDADE PRÁTICA Os dons de poder são capacitações especiais em situações que demandam a ação sobrenatural do Espírito Santo na vida do crente. (Lições Bíblicas CPAD)
  5. 5. LEITURA BÍBLICA
  6. 6. 1 Co 12:4; 9-11 4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
  7. 7. INTRODUÇÃO
  8. 8. INTRODUÇÃO • Esta lição continuará abordando a classificação dos dons de 1 Co 12:8-10 proposta por Stanley Horton: • Nesta lição aprenderemos sobre os dons de poder: fé, curar e operação de milagres. DONS DE REVELAÇÃO DONS DE PODER DONS DE ELOCUÇÃO Palavra da sabedoria Palavra do conhecimento Discernimento de espíritos Fé Curar Operação de milagres Profecia Variedade de línguas Interpretação de línguas
  9. 9. INTRODUÇÃO • Os dons de poder são capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo, por meio das quais a igreja pode agir de forma extraordinária. • Os Dons de Poder são aqueles que mostram a autoridade de Deus sobre as forças da natureza, sobre o ser humano, sobre os demônios.
  10. 10. I. O DOM DA FÉ
  11. 11. I. O DOM DA FÉ “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hb 11:1). “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6). Dom da fé ocorre quando se confia em Deus nas ocasiões em que só um milagre pode trazer a solução para uma situação indesejada (Natalino das Neves).
  12. 12. I. O DOM DA FÉ • Dentre os tipos de fé como exemplo natural ou intelectual que pode até auxiliar na crença da existência de Deus – Tg 2:19, destaco: • Fé salvífica (At 16:31; Rm 10:17; Ef 2:18); • Fé como fruto do espírito (Gl 5:22); • Fé como um dom (1 Co 12:9). • Exemplo de fé como um dom: Paulo no navio a caminho de Roma (At 27:30-36). • Segundo Stanley Horton, o dom da fé "é uma fé milagrosa para uma situação ou oportunidade especial".
  13. 13. Aplicação prática Para você qual fé é a mais importante? Como está sua fé em Deus? Em situação ou oportunidade especial, Deus pode usar você com o dom de fé para o bem do próximo. Creia nisso!
  14. 14. II. DONS DE CURAR
  15. 15. II. DONS DE CURAR • Do grego charismata e iamaton = dons de curar. • São recursos de caráter sobrenatural para atuarem na cura das doenças do corpo, da alma e do espírito, de crentes ou incrédulos (Mt 4:23-25;10:1; At 3:6-8;4:30). • Dons de curar são manifestações de poder sobrenatural que o Espírito Santo colocou à disposição da Igreja • Desde o AT Deus já se apresenta como aquele que sara (Êx 15:26; Sl 103:3).
  16. 16. II. DONS DE CURAR • Importantes na proclamação do reino de Deus. Veja como Jesus inicia seu ministério, utilizando o texto de Isaias em Lc 4:18-19: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”. • Estes dons não são para tornar Deus um médico particular ou para promover quem os têm. • Salvação não que dizer imunidade de doenças.
  17. 17. Aplicação prática Você deseja os dons de curar? Qual o motivo? O bem do próximo ou para promoção pessoal, ou ainda, para ganhar dinheiro?
  18. 18. III. O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS
  19. 19. III. O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS • O dom de operação de maravilhas altera a ordem natural das coisas consideradas impossíveis e impensáveis (vários exemplos no AT e NT). • O ministério terreno de Jesus foi marcado por operações de maravilhas: • Vento e o mar se aquietaram (Mt 8.23-27). • Ressurreição do filho da viúva de Naim (Lc 7.11-17); da filha de Jairo (Mc 5.21-43); de Lázaro, morto havia quatro dias (Jo 11.1-45). • Expulsão de legiões de demônios.
  20. 20. Aplicação prática Para você crer em Deus é preciso Ele realizar sinais sobrenaturais? A criação de Deus e seu cuidado não é suficiente para você?
  21. 21. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  22. 22. Nesta lição nos aprendemos que:
  23. 23. O dom da fé "é uma fé milagrosa para uma situação ou oportunidade especial".
  24. 24. Os dons de curar não são para tornar Deus um médico particular ou para promover quem os têm.
  25. 25. Os dons de maravilhas servem para promover o reino de Deus, quando forem necessários.
  26. 26. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARSON, D. A.; MOO, Douglas J.; MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida nova, 1997. DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003. GILBERTO, Antonio; et al. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. GRUDEM, WAYNE. Teologia Sistemática: atual e exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999. HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espirito Santo no Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. LIÇÕES BÍBLICAS. Dons Espirituais e Ministeriais: Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
  27. 27. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LIM, David. Os Dons Espirituais. In: Teologia Sistemática. (Org) HORTON, Stanley M. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. RENOVATO, Elinaldo. Dons Espirituais & Ministeriais: Servindo a Deus e aos homens com poderes extraordinários. Rio de Janeiro: CPAD, 2014. RIDDERBOS, Herman. A teologia do apóstolo Paulo: a obra definitiva sobre o pensamento do apóstolo aos gentios. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. SOUZA, Estêvam Ângelo de. Nos Domínios do Espírito. 2ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. Velloso, Ary. Foco e desenvolvimento do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
  28. 28. IEADSJP – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais www.adsaojosedospinhais.com.br www.redemaoamiga.com.br Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva Pr. Elson Pereira Comentários: Ev. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br natalino6612@gmail.com (41) 8409 8094 / 3076 3589
  29. 29. FAVOR DIVULGAR PARA SUA REDE SOCIAL

×