Construtivismo russo apresentação 2

1,052 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Construtivismo russo apresentação 2

  1. 1. Construtivismo Russo
  2. 2. Construtivismo Russo - Movimento estético-politico de vanguarda. Iniciado na Rússia em 1919 após a Revolução Soviética. Estava ligado a ideias trabalhistas e ao Estado Operário. A base para o seu inicio foi o Abstraccionismo geométrico. Teve forte influência na arquitectura e na arte ocidental. Nega “Arte Pura”, ou seja, procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo quotidiano. Foi inspirado pela industrialização , pela máquina e pela urbanização Os seus pioneiros foram Malevich e Rodchenko Durou até 1934 As suas posições inovadoras influenciaram toda a arte moderna , e colocaram pela 1º vez a arte como instrumento.
  3. 3. Características Gerais - Tem a arte como instrumento de intervenção. - Coloca a arte como um movimento de acção social. - Útil para a sociedade. - Fotomontagem - Cores Primárias - Tipografias Modernas e sem serifa.
  4. 4. Konstantin Melnikov - Nasceu em Moscovo em Agosto de 1980 e faleceu em Novembro de 1974. - Foi um arquitecto e pintor russo e uma das principais figuras do Construtivismo russo do século XX.
  5. 5. Konstantin Melnikov Pavilion Makhorka, Moscow, 1923
  6. 6. Webgrafia http://www.archdaily.com.br/br/0189331/classicos-da-arquitetura-casa-melnikovkonstantin-melnikov http://www.plataformaarquitectura.cl/2013/04/ 02/konstantin-melnikov/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Konstantin_Melnik ov
  7. 7. • • • • • Sandro Nascimento – 51502 História das Artes Visuais e Contemporâneas Pedro Coutinho Martins Colaço Rosário Comunicação e Multimédia 2013/2014 Vila Real

×