Novas tecnologias educacionais

873 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
873
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
65
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Novas tecnologias educacionais

  1. 1. Novas Tecnologias Educacionais Por: Fernanda Marraschi
  2. 2. Novas Tecnologias Educacionais Educação a Distância Conceito  Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporariamente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet.
  3. 3. Novas Tecnologias Educacionais Educação a Distância Surgimento:  Conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas;  Surgiu da necessidade de desenvolvimento da autonomia do aluno;  O desenvolvimento da autonomia é considerado peça chave do processo de aprendizagem.
  4. 4. Novas Tecnologias Educacionais Educação a Distância No Brasil:  1904 – surge com a correspondência;  1939 – o Instituto Monitor iniciou a educação a distância com sucesso no Brasil com o curso de Rádio;  1970 – a Fundação Roberto Marinho começou a oferecer o Telecurso, um programa de educação supletiva a distância com aulas através da televisão;  1996 – foi criada a primeira Legislação específica para educação a distância, em 20 de dezembro de 1996.
  5. 5. Novas Tecnologias Educacionais Educação a Distância Metodologia:  Não deve haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino a distância e aquela utilizada no ensino presencial. As metodologias mais eficientes no ensino presencial também são as mais adequadas ao ensino a distância;  O que muda não é a metodologia, mas sim a forma de comunicação.
  6. 6. Novas Tecnologias Educacionais Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) O AVA é um software baseado na internet que facilita a gestão de cursos no ambiente virtual. Todo o conteúdo e a interação entre os alunos e professores são realizados dentro deste ambiente. “ Os ambientes virtuais são elementos fundamentais na tarefa de ensino, porém carecem de suporte pedagógico adequado em relação ao processo de aprendizagem” Clark e Mayer (2007)
  7. 7. Estrutura:  Objetivo - mostrar ao aluno o que ele pode vir a aprender a partir do estudo do objeto de aprendizagem;  Conceito Instrucional - conteúdo apresentado para que, ao final do estudo, o aluno possa alcançar os objetivos;  Feedback - momento em que o aluno irá verificar através de testes se o objetivo de aprendizagem atingiu às expectativas. Novas Tecnologias Educacionais Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
  8. 8.  São aplicações projetadas para funcionar como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interação entre seus participantes;  Em particular, os processos de interação em tempo real são facilitados, permitindo que o aluno tenha contato com o professor e os outros alunos. Novas Tecnologias Educacionais E-learning
  9. 9. Principais Características:  Independência de plataforma;  Padronizar a comunicação entre o sistema e o conteúdo;  Reusabilidade dos objetos de aprendizagem. Novas Tecnologias Educacionais E-learning
  10. 10.  Síncrono – quando o professor e aluno estão em sala de aula ao mesmo tempo. Ex: videoconferências.  Assíncrono – quando professor e aluno não estão em sala de aula ao mesmo tempo. Ex: e-mails, fóruns. Novas Tecnologias Educacionais E-learning síncrono e assíncrono
  11. 11. Conclusão:  Mais uma forma de disseminar conhecimento;  Apoiar os professores e profissionais da educação que não acompanharam o avanço da tecnologia;  Mostrar que a Internet e as ferramentas da Web podem ajudar muito na educação. Novas Tecnologias Educacionais

×