Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica9º

560 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
560
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica9º

  1. 1. Circuitos electrónicos e aplicações da electrónicaNânci Rodrigues 9ºC Nº18 Prof: Elisabete Esteves Ciências Físico-Química
  2. 2. Introdução Neste trabalho vou abordar o tema ‘’Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica’’, vou dar a definição de componentes electrónicos, díodo, led, ldr, termístores, potenciómetros, transístores e condensadores como também o seu esquema do circuito.
  3. 3. Componentes eletrónicos Um circuito elétrico consiste num conjunto de componentes elétricos ou eletrónicos através dos quais pode circular corrente elétrica. Em todos os circuitos elétricos têm de existir: um gerador que funcione como fonte de energia; um ou mais recetores que transferem e transformam a energia elétrica que chega até eles; fios condutores de ligação que são o elo de ligação entre os vários constituintes do circuito e um ou mais interruptores.
  4. 4. DÍODO  O díodo é um componente electrónico fundamental que tem como característica mais importante, permitir que a corrente circule apenas num sentido. O díodo é um componente electrónico fundamental que tem como característica mais importante, permitir que a corrente circule apenas num sentido. 
  5. 5. Esquema do circuito  Quando o díodo está polarizado directamente, conduz e permite circular a corrente.  Se está polarizado inversamente não permite circular corrente.   Polarização inversa A lâmpada não acende Polarização directa A lâmpada acende
  6. 6. Led-díodos emissores de luz  São componentes electrónicos que emitem luz com fraca intensidade tendo por isso um consumo energético muito pequeno.
  7. 7. Esquema do circuito Led resistência
  8. 8. Ldr-resistências variáveis com luz  São componentes electrónicos cuja resistência depende da intensidade da luz que recebem, estes funcionam como sensores de luz. 
  9. 9. Esquema do circuito
  10. 10. Termístores  Um termístor, também designado por termocondutor ou termistância, consiste num material semicondutor cujo coeficiente de temperatura da resistividade é negativo, isto é, um dispositivo eletrónico semicondutor cuja resistência diminui com o aumento da temperatura.
  11. 11. Esquema de circuito
  12. 12. Potenciómetros  Pode consistir num dispositivo que permite variar a intensidade de corrente que circula num dado circuito por variação da sua resistência total. Não é mais do que um resístor, ou um conjunto de resístores associados em série, que pode ser ligado em um ou mais pontos para se obter uma fração conhecida da tensão total, ao longo do resístor ou do conjunto.
  13. 13. Transístores  Os transístores podem realizar todas as funções das válvulas eletrónicas: amplificadores, detetores, retificadores, osciladores, entre outros, com a vantagem de apresentarem um consumo desprezível, melhor fiabilidade, ausência de aquecimento, dimensões incomparavelmente menores, custos de produção muito baixos e, nas suas versões especiais, uma capacidade interna semelhante à das válvulas para correntes de muito alta frequência.
  14. 14. Condensadores  Um condensador elétrico consiste num dispositivo que possui capacidade para armazenar cargas elétricas. É constituído por duas armaduras entre as quais se encontra um material dielétrico (não condutor), como, por exemplo, o ar, papel, vidro, cerâmica, mica, entre outros.
  15. 15. Conclusão  Pude concluir que são vários os componentes usados nos circuitos electrónicos. Cada componente eletrónico tem uma representação simbólica universal e funções específicas.

×