Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Water only (amostra) | 2018

34 views

Published on

Amostra da pesquisa sobre um nicho de mulheres que estão discutindo o uso de shampoo no dia a dia apresentada na sede da L'Oréal no dia 05/06. É um indicativo de que muitas delas gostariam de abraçar mais um estilo de vida natural.

Published in: Data & Analytics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Water only (amostra) | 2018

  1. 1. WATER ONLY
  2. 2. NP P e s q u i s a d o r a e m r e d e s s o c i a i s , a l u n a d o M B A e m B i g D a t a A n a l y s i s n a F I A B u s i n e s s S c h o o l e e s t u d a n t e d e m o d e l a g e m m a t e m á t i c a p a r a a n á l i s e d e d a d o s v o l u m o s o s n o P r a n d i a n o , e m S P. J á d e s e n v o l v i p e s q u i s a s e m s o c i a l a n a l y t i c s p a r a o s i t e I n d e e d , a t r a v é s d a E t n u s , e S k o l , j u n t o c o m a c o n s u l t o r i a 6 5 / 1 0 . a b o u t . m e / n a d j a p e r e i r a
  3. 3. P r o c e s s o d e p r o d u ç ã o
  4. 4. C o l e t a d e m e t a d a d o s n o N e t l y t i c , a t é o d i a 3 d e j u n h o d e 2 0 1 8 n o t w i t t e r. E x t r a ç ã o e P r o c e s s a m e n t o d e i n f o r m a ç õ e s L i m p e z a d e d a d o s r e p e t i d o s e p o u c o i m p o r t a n t e s p a r a o r e l a t ó r i o A n á l i s e d e r e d e / r e p o r t
  5. 5. W a t e r o n l y
  6. 6. M o v i m e n t o p ó s ‘ N o e L o w P o o ’
  7. 7. C o n t e x t o
  8. 8. N e s t e c o n t e x t o , m i c r o i n f l u e n c i a d o r e s s ã o o s p r i n c i p a i s m u l t i p l i c a d o r e s d e n o v a s a b o r d a g e n s c o m u m e s t i l o d e v i d a m a i s n a t u r a l , s e m p r o d u t o s d e o r i g e m a n i m a l e e m g r a n d e s c i d a d e s u r b a n a s .
  9. 9. O q u e é o ‘ w a t e r o n l y ’ o u o m o v i m e n t o d o ‘ a p e n a s á g u a ’ ?
  10. 10. A t é c n i c a d i s s e m i n a d a p o r y o u t u b e r s m u n d o a f o r a c o n s i s t e e m l a v a r o c a b e l o a p e n a s c o m á g u a , s e m a d i ç ã o d e p r o d u t o s e a t é f i n a l i z a d o r e s . A i d e i a é m a s s a g e a r o c o u r o c a b e l u d o p o r a l g u m t e m p o , a p o n t o d a o l e o s i d a d e ‘ d e s c e r ’ e c h e g a r a t é o f i n a l d o s f i o s .
  11. 11. A s p r i n c i p a i s m u l t i p l i c a d o r a s d o ‘ w a t e r o n l y ’ , e m e s p e c í f i c o , s ã o v e g a n a s o u v e g e t a r i a n a s .
  12. 12. “menos shampoo” A modelo Yasmin Brunet, vegana, em entrevista à Gabriela Pugliesi quando questionada sobre o segredo do seu cabelo “não, o cabelo não fica com cheiro de cachorro molhado” a blogueira vegana Luisa Moraleida, tem o vídeo brasileiro mais visto sobre a técnica. 355 mil views 20 mil likes positivos 757 negativos 1.672 comentários 558 mil views | 25 mil likes positivos | 195 negativos | 946 comentários
  13. 13. O u t r o s v í d e o s d a t é c n i c a s ã o p o p u l a r e s , m a s c o m t í t u l o s d i f e r e n t e s c o m o “ a p e n a s á g u a ” o u , c o m o e m i n g l ê s , “ w a t e r o n l y + c a b e l o ”
  14. 14. Nuvem de palavras vista nos comentários do vídeo “Lavando o cabelo só com água” da Luisa Moraleida. O verbo “vou” foi detectado 300 vezes em 1,607 comentários identificados pelo Netlytic, o que pode indicar uma curiosidade grande a respeito da técnica, após a visualização do vídeo. A combinação das palavras “Vou testar” representa 8,36% da amostra. Nota-se ‘cacheado’ como a única textura mais presente nas conversas em torno do vídeo.
  15. 15. C o m e n t á r i o s d o v í d e o d a L u i z a
  16. 16. “Faz todo sentido, quando entro em cachoeira, meu cabelo seca maravihosamente lindo” "Nossa que legal!!! 😍😍😍 Muito interessante essa opção, vou testar!!! Porém eu amooo o cheirinho do shampoo mas vou usar perfume... KKK... Mas mesmo assim comprei essa ideia, achei que faz sentido e vou testar!!! 😘 “ “Quando vou na Cachoeira sempre considerado lavado o cabelo e ficava lindo..faço infusão de alecrim e jogo no couro cabeludo “ “Faço isso. Comecei meio que por obrigação... estava acampando em uma floresta longe da minha cidade, perdi na rodoviária a mala que tinha sabonete, shampoo, condicionador, cremes hidratantes de pele, etc... precisava lavar os cabelos e só ia embora 3 dias depois... não dava pra aguentar 6 dias sem lavar o cabelo... então lavei só com água (em uma cachoeira por sinal) enquanto tava molhado eu odiei pq a raiz ficou super oleosa, então lavei de novo e esperei secar... quando secou ficou mt, mt leve... eu amei e continuei por um mês pq NENHUM produto capilar industrializado deixava meu cabelo tão bom... continuei e to achando mt bom... ja tem 1 ano e meio que faço isso…"
  17. 17. 10.525 membros +691 nos últimos 30 dias 10 Novas publicações hoje (03/06/2018) 234 nos últimos 30 dias Grupo fechado no Facebook criado pela blogueira Giovanna Oaken que usa (e difunde) a técnica. Aqui as participantes garantem que o ‘water only’ funciona e mostram etapas de ficar semanas ou meses sem usar shampoo, pedem dicas e interagem sobre formas de usar menos produtos industrializados.
  18. 18. N ã o f o i e n c o n t r a d o n o G o o g l e A c a d ê m i c o , e m i n g l ê s o u p o r t u g u ê s , a t é a d a t a d e s t a p e s q u i s a , n e n h u m a r e f e r ê n c i a c i e n t í f i c a a o ‘ n o l o o e l o w p o o ’ o u ‘ w a t e r o n l y ’ . N e m a u m s u p o s t o e f e i t o p r e j u d i c i a l d o s s h a m p o o s a o c o u r o c a b e l u d o q u e a l g u m a s i n f l u e n c i a d o r a s a r g u m e n t a m e x i s t i r.
  19. 19. N ã o e x i s t e g u e r r a c o n t r a à i n d ú s t r i a , m a s e x i s t e m a i s q u e s t i o n a m e n t o s o b r e a m e s m a d e n t r o d e u m n i c h o .
  20. 20. É i m p o r t a n t e f i c a r a t e n t o a s m i c r o t e n d ê n c i a s r e l a c i o n a d a s a o s c a b e l o s , m e s m o q u e e l a s c a u s e m e s t r a n h e z a . S e a p e n a s u m v í d e o g a n h o u 3 5 5 m i l v i s u a l i z a ç õ e s , é p r e c i s o f i c a r a t e n t o .
  21. 21. O B R I G A D A !
  22. 22. C O N TAT O S E - m a i l : n a d j a e p e r e i r a @ g m a i l . c o m B l o g : n a d j a p e r e i r a . c o m . b r O u t r a s r e d e s : a b o u t . m e / n a d j a p e r e i r a S k y p e / W h a t s a p p : 5 5 11 9 6 5 6 6 5 6 1 6

×