Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Escola Estadual de Itamarati
Professora: Nádia Alves Moreira Série: 5º ano
Nome: _________________________________________...
4) Qual a importância do calendário?
a)Para não poder contar com mais facilidade os períodos de tempo, como dias, meses e ...
10) Leia com atenção o texto abaixo e depois faça o que se pede.
Todos nós temos uma história de vida.
Para conhecer essa ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Prova de historia

Cronologia

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Prova de historia

  1. 1. Escola Estadual de Itamarati Professora: Nádia Alves Moreira Série: 5º ano Nome: _________________________________________ Data: ____/____/______ Verificação de aprendizagem em história I bimestre Marque um X na resposta correta. 1) Como podemos perceber a passagem do tempo? a) Percebendo as mudanças ocorridas ao longo dos anos, ou seja, a repetição de dias e noites, mudanças no corpo, ciclo das plantas e dos animais, as estacoes do ano etc. b) Através das mudanças ocorridas somente em minha vida cotidiana. c) Percebendo as mudanças que não ocorrem ao longo dos anos, ou seja, a não repetição de dias e noites. d) Através das mudanças ocorridas em um ano, ou seja, dentro de 24 horas, somente em um dias e uma noites. 2) Para que estudamos a historia? a) Para mudarmos as permanências ocorridas ao logo dos anos nos diferentes grupos humanos. E através do estudo do passado compreender os erros e acertos, para podermos fazer melhor o presente e o nosso futuro. b) Para entendermos as mudanças e as permanências ocorridas ao logo dos anos nos diferentes grupos humanos. E através do estudo do passado compreender os erros e acertos, para podermos fazer melhor o presente e o nosso futuro. c) Para entendermos os animais que o homem comeu ao logo dos anos nos diferentes grupos humanos. É o estudo do passado. d) Para entendermos as mudanças e as permanências ocorridas ao logo dos anos nos diferentes grupos humanos, e através do estudo da geografia entendemos os dias de hoje. 3) Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Podemos afirmar que todos os povos do planeta utilizam o mesmo calendário? Justifique sua resposta. a) Não. Pois todos os povos não são iguais e não tem referência. b) Sim. Porque o calendário é igual para todos os povos, pois não utilizaram diferentes pontos de referência como o dia e a noite, o sol e as fases da lua. c) Não. Porque cada povo conta o tempo de acordo com sua cultura, os calendários não são iguais para todos os povos, pois não utilizaram diferentes pontos de referência como a história, a fé, o dia e a noite, o sol e as fases da lua. d) Sim. Pois todos os povos são iguais e tem a mesma referência.
  2. 2. 4) Qual a importância do calendário? a)Para não poder contar com mais facilidade os períodos de tempo, como dias, meses e anos. b) É importante porque conta somente os dias que podem ser agrupados em conjuntos de dez /décadas, de cem /séculos ou de mil /milênio. c) Para contar com mais facilidade os períodos de tempo, como dias, meses e anos. d) Para contar com mais facilidade os dias que podem ser agrupados em conjuntos de dez /décadas, de cem /séculos ou de mil /milênio. 5) De que forma a história foi dividida e por quê? a) A história foi dividida em 2 períodos: Idade Antiga; Idade Média. Essa divisão foi feita para facilitar a compreensão dos acontecimentos históricos. b) A história foi dividida em 4 períodos: Pré-história; Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna. Essa divisão foi feita para facilitar a compreensão dos acontecimentos históricos. c) A história foi dividida em 6 períodos: Pré-história; história; Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna; Idade Contemporânea. Essa divisão foi feita para facilitar a compreensão dos acontecimentos históricos. d) A história foi dividida em 4 períodos: Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna; Idade Contemporânea. Essa divisão foi feita para facilitar a compreensão dos acontecimentos históricos. 6) Utilizamos várias unidades para medir o tempo: hora, dia, semana, mês , ano, séculos e milênio. Diga em tempo quanto corresponde cada item. a) hora__________ b) dia_______ c) semana________ d) mês de janeiro _________ e) ano ____________ f) ano bissexto______________ g) século ______________ h) milênio ____________ i)Em que século estamos____________________ 7) Como o historiador estuda a História? Através de que? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 8) E qual calendário nós usamos? E porque usamos este calendário? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 9) O que você entendeu por fontes históricas? a) Fonte histórica é tudo aquilo que pode dar informações sobre o passado. Ex: jornais, fotografias, diários, histórias contadas, ferramentas, etc. b) Fonte histórica não pode dar informações sobre o passado. c) A histórica é tudo aquilo que não é do passado. Ex: jornais, fotografias, diários, histórias contadas, ferramentas, etc. d) Fonte histórica é tudo aquilo que pode dar informações sobre o passado. Ex: cadeira, mesa, janela, papel em branco.
  3. 3. 10) Leia com atenção o texto abaixo e depois faça o que se pede. Todos nós temos uma história de vida. Para conhecer essa história, usamos fotografias, objetos, roupas, anotações, desenhos, filmes, gravações, lembranças de memória, diário, entre outros. Eles são os documentos ou fontes da nossa história. Mirna Lima. Marque os nomes das fontes históricas que você acha que podem ajudar a contar a sua história: ( ) fotografias ( ) certidão de nascimento ( ) gravações ( ) depoimentos de pessoas ( ) desenhos ( ) documentos do vizinho ( ) objetos ( ) Relatos sobre sua cidade. Para conhecer a história da nossa cidade podemos: (a) perguntar aos moradores mais velhos como era a cidade antigamente. (b) olhar as fotografias antigas. (c) ler os textos que foram escritos naquela época. (d) recorrer a documentos escritos deixados pelas pessoas (certidão de nascimento, jornais, diplomas, etc). (e) todas as alternativas anteriores nos oferecem fontes históricas para conhecermos um pouco sobre a história de Santa Maria. (f) nenhuma das alternativas anteriores. Faça uma linha do tempo com os acontecimentos mais significativos de sua vida (eventos e datas).Resposta pessoal 1 ano:_____________________________________________________________ 2 anos: _____________________________________________________________ 3 anos: _____________________________________________________________ 4 anos: _____________________________________________________________ 5 anos: _____________________________________________________________ 6 anos: _____________________________________________________________ 7 anos: _____________________________________________________________ 8 anos: _____________________________________________________________ 9 anos: _____________________________________________________________ 10 anos: _____________________________________________________________ 11 anos: _____________________________________________________________

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • maristelambg

    May. 24, 2019
  • mirthesamaral7

    May. 30, 2020
  • guapabr

    Jul. 6, 2020

Cronologia

Views

Total views

6,530

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

3

Actions

Downloads

112

Shares

0

Comments

0

Likes

3

×