Ponto de equilíbrio

32,833 views

Published on

Published in: Business
2 Comments
10 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
32,833
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
108
Actions
Shares
0
Downloads
726
Comments
2
Likes
10
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ponto de equilíbrio

  1. 1. PONTO DE EQUILÍBRIO Murilo Toledo
  2. 2. Ponto de Equilíbrio Ponto de Equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto.
  3. 3. Gráfico do Ponto de Equilíbrio
  4. 4. O Ponto de Equilíbrio pode ser: •Contábil •Econômico •Financeiro
  5. 5. PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL Volume de venda necessário para cobrir os custos variáveis (Custos + despesas) e custos fixos (Custos + despesas), isto é , receita total é igual ao custo total. Neste nível a empresa está operando com lucro igual a zero.
  6. 6. PONTO DE EQUILÍBRIO ECONÔMICO Volume de venda suficiente para cobrir os custos variáveis (Custos + despesas) e custos fixos (Custos + despesas) e a parcela de retorno (lucro) desejado. O lucro desejado poderá ser determinado pelos acionistas através de: a)Um percentual sobre o patrimônio líquido; b)Um percentual sobre o valor do capital; c) Um percentual sobre o valor do investimento d) Um valor fixo em real;
  7. 7. PONTO DE EQUILÍBRIO ECONÔMICO Quando o retorno (Lucro) desejado for determinado sobre o preço de venda, aplica-se a metodologia do PV. e) Um percentual sobre o preço de venda.
  8. 8. PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO a) Recuperação das despesas desembolsáveis: Volume de venda suficiente para cobrir os custos variáveis (Custos + despesas) e custos fixos (Custos + despesas) que representem desembolso. Exemplos de custos e despesas não desembolsáveis: Depreciação, amortização , provisão para devedores duvidosos.
  9. 9. PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO b) Recuperação das despesas desembolsáveis e Amortização de parcela da divida: Volume de venda suficiente para cobrir os custos e despesas desembolsáveis mais parcela da divida a ser paga no exercício em questão.
  10. 10. Referências • Kato, Jerry Miyoshi. Curso de Finanças Empresariais – Fundamentos de gestão financeira em empresas. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda., 2012. • Dubois, Alexy. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumentos: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade – 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

×