Missão, visão e valores

5,386 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,386
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
43
Actions
Shares
0
Downloads
109
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Missão, visão e valores

  1. 1. MuriloToledo Missão, Visão e Valores
  2. 2. Delimitação do Negócio Ao se iniciar uma gestão estratégica deve-se primeiramente delimitar o espaço que a organização pretende ocupar em face das oportunidades e ameaças que o ambiente organizacional irá apresentar. Este negócio precisa ser definido levando-se em consideração duas dimensões: os desejos ou necessidades dos consumidores que a organização pretende satisfazer e a disponibilização de competências e habilidades para satisfazê- los.
  3. 3. Delimitação do Negócio A definição de qualquer negócio envolve os seguintes questionamentos: 1.Qual é o seu negócio? 2.Quem são os clientes da organização? 3.O que os clientes dão mais valor no que a empresa lhes oferece? (qualidade, preço, rapidez no atendimento) 4.Quais dessas necessidades estão bem atendidas pela empresa? 5.Quais são os clientes da concorrência e por que eles não compram da minha empresa? 6.O que seu negócio vai ser / deveria ser?
  4. 4. Missão É a Razão da empresa hoje. É um compromisso e uma orientação objetiva de como a organização deve atuar para cumprir o que está contido na definição do negócio e na visão da organização. A missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser.
  5. 5. Missão Sugere-se que a missão deve ser ampla o suficiente para permitir o desenvolvimento criativo dos negócios da empresa. Idéia Restrita Idéia Ampla Produzir fertilizantes Melhorar a produtividade agrícola Fabricar cosméticos Oferecer esperanças Vender enciclopédias Distribuir informações Abrir um parque de diversões Proporcionar felicidade
  6. 6. Missão A seguir apresentamos algumas perguntas facilitadoras que orientam na identificação da Missão: 1.O que a empresa deve fazer? 2.Para quem deve fazer? 3.Para que deve fazer? 4.Como deve fazer? 5.Onde deve fazer? 6.Qual responsabilidade social deve ter?
  7. 7. Exemplos de Missão "To solve unsolved problems innovatively" - 3M "To give ordinary folk the chance to buy the same thing as rich people." - Wal Mart "To make people happy." - Walt Disney 
  8. 8. Visão É o conjunto de aspirações futuras (sem especificar como serão atingidas) A visão de futuro define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as Ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir.
  9. 9. Visão Eis algumas perguntas que podem ajudar a saber quem somos e/ou quem desejamos ser: 1.Qual é nosso objetivo? 2.Qual é a força que nos impulsiona? 3.Quais são nosso valores básicos? 4.O que fazemos melhor? 5.O que desejamos realizar? 6.O que gostaríamos de mudar?
  10. 10. Exemplos de Visão EMBRAER “A Embraer se consolidará e se manterá como uma das grandes forças globais do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando níveis de excelência em tecnologia, produtos e serviços ao Cliente.” GERDAU “Ser benchmark em todos os negócios que opera.” ITAÚ “Ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.” SANTISTA TEXTIL  “Ser uma empresa têxtil líder nas Américas, com presença global, e estreita parceria com grandes companhias mundiais em Jeanswear, Workwear, Varejo e detentoras das principais marcas. “
  11. 11. Valores São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. São as limitações éticas das ações da organização (explícitas).
  12. 12. Valores Para serem viáveis, os valores precisam atender a determinados pressupostos: •Serem públicos, permitindo acesso amplo; •Serem claros, para permitir a compreensão de todos; •Serem obrigatório, orientando todas as situações.
  13. 13. Exemplos de valores

×