Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Fibonacci

Biografia e Obras de Fibonacci

  • Be the first to comment

Fibonacci

  1. 1. Aluna: Maristela Steffens Disciplina: Tópicos em História da Matemática
  2. 2. Leonardo Pisano ou Leonardo de Pisa (1170-1250) - também conhecido como Fibonacci . Dito como o primeiro grande matemático europeu depois da decadência helênica.  É considerado como o mais talentoso matemático da Idade Média.
  3. 3.  A sequência de Fibonacci consiste em uma sequência de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como sendo 0 e 1, os números seguintes são obtidos através da soma dos seus dois antecessores. Portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,...
  4. 4. Essa sequência de números tem relação com a vida e o crescimento de seres vivos, pois com estes números Fibonacci encontrou a chave do crescimento da natureza. As escalas musicais são baseadas em números da sequência de Fibonacci. Recentemente a sequência de Fibonacci surge também na literatura e no cinema, como por exemplo através do livro “O Código da Vinci”.
  5. 5. O RETÂNGULO ÁUREO: se desenharmos um retângulo, no qual a razão entre os comprimentos dos lados, menor e maior, é igual à razão áurea, obteremos um retângulo áureo (ou retângulo de ouro).
  6. 6. A ESPIRAL ÁUREA Um retângulo áureo tem a interessante propriedade de que, se o dividirmos num quadrado e num retângulo, o novo retângulo será também áureo. E unindo os cantos dos quadrados gerados, obtém-se uma espiral denominada “espiral áurea”.
  7. 7. Ao se dividir qualquer número pelo anterior, extrai-se a razão que é uma constante transcendental conhecido como Número de Ouro.  O número de ouro também conhecido por: proporção áurea, número áureo ou proporção de ouro é uma constante algébrica irracional denotada pela letra grega φ(phi) e com um valor arredondado a três casas decimais 1,618, desde a antiguidade que o número de ouro é utilizado na arte. Este número esta também envolvido na natureza do crescimento. Como é chamado número de ouro encontra-se. Na proporção das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. Justamente por estar envolvido em toda a natureza do crescimento, este número torna-se tão frequente.
  8. 8. O Retângulo de Ouro é um objeto que marca forte presença nas artes, principalmente na arquitetura e na pintura. Muitos testes psicológicos mostram que este retângulo é o mais agradável a nossa vista. Ainda hoje não se sabe a razão dessa beleza, mas é certo que existem vários exemplos onde podemos encontrar o Retângulo de Ouro até mesmo nas situações mais simples do nosso cotidiano. Os arquitetos e artistas da Grécia Antiga acharam que a razão de ouro e o Retângulo de Ouro exaltavam ainda mais o valor estético dos monumentos e das esculturas.
  9. 9. A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colméia é de 1,618; A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;  A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;  A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de altura é de 1,618;

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • EliasRovere

    Sep. 10, 2018

Biografia e Obras de Fibonacci

Views

Total views

580

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

6

Actions

Downloads

11

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×