Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O vestuário na Idade Média

Suporte para apresentação oral

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

O vestuário na Idade Média

  1. 1. O vestuário na Idade Média Filipa Eusébio Victor 10ºB nº10
  2. 2. Hierarquia A sociedade da idade média estava estratificada em ordens (posição social definida pelo nascimento, sem mobilidade) e o que contava era o poder económico. Era composta por três classes sociais:
  3. 3. Povo Sendo a classe menos favorecida, o vestuário do povo era rudimentar e fabricado em casa. Utilizava túnicas e “calças” justas ao corpo. Era uma indumentária prática e feita de lã ou linho.
  4. 4. Nobreza Os homens e as mulheres usavam mantos e capas como proteção contra o frio ou para ostentação em cerimónias. Estas peças de vestuário tinham formas e tamanhos diversificados, dependendo os materiais do estrato social a quem se destinavam. A qualidade das roupas indicava a importância de quem as vestia. A seda, os brocados e também o linho eram os têxteis utilizados pelos nobres.
  5. 5. Vestuário Feminino Os vestidos eram compridos e justos ao corpo, com pequenos decotes e bordados a ouro e pedras preciosas. Os bordados seguiam motivos religiosos, florais e até animais. Penteados: Usavam cabelo caído, com risco ao meio ou com tranças. As mulheres da nobreza cobriam o cabelo com véus e lenços. Calçado: As senhoras da nobreza usavam sapatos com plataformas (Chopines) de alturas que por vezes atingiam 30 cm. Era tão difícil caminhar que precisavam da ajuda de 2 aias.
  6. 6. Vestuário Masculino A moda eram roupas multicoloridas, feitas de dois tecidos contrastantes. O homem possuía visual mais exuberante do que a mulher. Usava um manto ou xaile longo, largo, sem mangas e aberto dos lados. Os botões e cintos eram ornamentados com pedrarias. As meias eram longas, por vezes até à cintura. Calçado: Os homens da nobreza usavam sapatos bicudos.
  7. 7. Clero O clero usava vestidos escuros e compridos de lã, com capas igualmente escuras e compridas; alguns andavam descalços e outros calçados com sapatos de couro. Possuíam terços e adereços da sua religião. Cada clero vestia-se de acordo com a sua condição financeira.
  8. 8. Peles Todas as classes usavam peles, embora a posição social determinasse a sua proveniência: os mais ricos usavam marta, arminho, coelho, esquilo, lebre e raposa; as classes populares usavam o cordeiro e o cabrito.

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • elynes

    Apr. 6, 2017
  • elainemachado24

    Sep. 7, 2017
  • jds2017

    Sep. 10, 2017
  • pollyanajorge1

    Oct. 20, 2017
  • marileifrasnelli

    Mar. 4, 2018
  • alessandrosantos144

    Mar. 15, 2018
  • FranciscoInacio4

    Oct. 17, 2019
  • IZAC3

    May. 10, 2021

Suporte para apresentação oral

Views

Total views

14,894

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

483

Actions

Downloads

0

Shares

0

Comments

0

Likes

8

×