Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Inteligência emocional as 5 chaves fundamentais

A Inteligência Emocional é uma das áreas preferenciais de intervenção do Coaching.
O processo de Coaching desenvolve-se em 5 etapas entre a terceira e a quinta, trabalhamos as diferentes áreasda inteligência emocional que farão toda a diferença no processo de desenvolvimento pessoal do coachee (cliente)

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Inteligência emocional as 5 chaves fundamentais

  1. 1. texto Inteligência emocional As 5 chaves fundamentais
  2. 2. – (Aristóteles, “Ética a Nicómaco”) ““Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida, no momento certo, pela razão certa e da maneira certa – isso não é fácil.”
  3. 3. texto Conhecer as próprias emoções
  4. 4. A pedra base da inteligência emocional é a autoconsciência. É ser capaz de reconhecer um determinado sentimento enquanto ele está a acontecer Esse reconhecimento permite controlar as nossas emoções, em vez de sermos controlados por elas As pessoas que têm uma maior consciência sobre os seus sentimentos, têm um maior controlo sobre as suas vidas. Sentem-se mais seguras nas suas decisões pois sabem o que vão sentir em relação a elas Conhecer as próprias emoções
  5. 5. texto Gerir as emoções
  6. 6. Gerir as emoções É importante desenvolver o nosso autoconhecimento para que possamos lidar adequadamente com os nossos sentimentos. A capacidade de nos tranquilizarmos a nós próprios, de sermos capazes de afastar estados de ansiedade, de depressão ou de irritação permite-nos alcançar uma maior estabilidade emocional e, consequentemente, um maior domínio sobre as situações do dia a dia. As pessoas que não desenvolvem esta capacidade estão permanentemente com sentimentos de angústia, e têm maior dificuldade em se levantar dos percalços que a vida lhes reserva.
  7. 7. texto Auto motivação
  8. 8. Auto motivação Até que ponto nos motivamos a nós mesmos? Essa é a pergunta que podemos colocar-nos. Só quando mobilizamos internamente as nossas emoções positivas, é que conseguimos focar a atenção e a criatividade na direção dos nossos objetivos O autocontrolo emocional (adiar recompensas e dominar os impulsos) é importante em todo o tipo de realizações. É esta capacidade de entrar num estado de maior fluidez interior que nos permite ser pessoas mais produtivas e mais eficazes em tudo o que fazemos.
  9. 9. texto Reconhecer as emoções dos outros
  10. 10. Reconhecer as emoções dos outros A empatia é uma ferramenta poderosa e é das mais importantes aptidões pessoais. As pessoas empáticas são mais sensíveis ao que os outros necessitam ou desejam. No fundo, é através da empatia que se criam as pontes de comunicação entre duas pessoas. Não só através das palavras que escolhemos para transmitir uma ideia para que ela seja perfeitamente entendida pelo outro, mas também na maior ou menor capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, “de calçar os seus sapatos”.
  11. 11. texto Gerir relacionamentos
  12. 12. Gerir relacionamentos A arte de nos relacionarmos é em grande medida a competência para gerir as emoções dos outros. A competência social está na base da popularidade, da liderança e da eficácia interpessoal. Gerir relacionamentos permite um melhor desempenho pessoal e profissional e gera maior equilíbrio interior.
  13. 13. Visita o nosso site Segue-nos no Facebook

×