Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Diigo

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Diigo

  1. 1. MRosário RibeiroA importância do Diigo na Biblioteca Escolar Sessão 81Diigo significa Digest of Internet Information, Groups and Other stuff.Sendo o Diigo um marcador social funciona, simultaneamente, como ummarcador, de “favoritos” pessoal e coletivo, bem como, um veículo de partilhade conteúdos e conhecimentos considerados de interesse e relevância.Depois de criar a conta e “explorar” as potencialidades desta ferramenta,selecionei e indexei alguns recursos que julgo poderem ilustrar a futurautilização que farei, ao nível da Biblioteca Escolar, deste Bookmark.Rapidamente me apercebi do potencial que o Diigo encerra e por issosistematizei, ainda que sumariamente, algumas das suas vantagens.Assim defenderia a utilidade desta ferramenta online referindo que: É gratuita; É fácil de “conhecer” e “dominar” (um destaque especial para a barra deferramentas que muito facilita o acesso aos recursos disponibilizadospelo Diigo); Permite selecionar, anotar, arquivar e organizar sites de interesse,mediante tags ou listas; Possibilita a descrição dos sites selecionados; Permite destacar conteúdos e conceitos nas páginas selecionadas(highlights); Permite armazenar e organizar diferentes tipos de conteúdos (páginasweb, imagens, documentos, notas, marcadores…); É acessível em qualquer lugar onde o potencial utilizador se encontre(desde que disponha de ligação à internet) possibilitando-lhe acesso ainformação guardada na nuvem; Poupa tempo aos potenciais utilizadores e fornece-lhes um lequedevidamente selecionado de recursos; Permite a rápida partilha de conteúdos com grupos ou comunidades cominteresses comuns; Permite trocar “opiniões” com outros utilizadores.Imaginemos, então, a utilização do Diigo na Biblioteca Escolar.O que nos pode aportar de vantajoso em termos de serviços prestados?Se pensarmos no enorme número de alunos que procuram a Biblioteca pararealizar trabalhos de pesquisa, ocorrer-se-nos-á rapidamente uma enorme
  2. 2. MRosário RibeiroA importância do Diigo na Biblioteca Escolar Sessão 82vantagem: a disponibilização de recursos online, devidamente etiquetados, quepermitirá, a estes utilizadores, identificar e aceder a informações pertinentescom rapidez (atendendo a que uma das principais dificuldades dos alunos, aorealizarem as suas pesquisas, é precisamente encontrarem informação dequalidade). Mais vantajoso ainda, o facto de os recursos poderem serselecionados pelos docentes das áreas disciplinares e por alunos maisexperientes, que os podem partilhar ao integrarem grupos formados a partir deinteresses comuns (eventualmente grupos sugeridos e criados pela BE). A estasvantagens pode acrescer-se a da partilha de informação com a comunidadeextra-escola (pela utilização do Diigo poderemos incluir-nos em novos grupos ecomunidades que connosco partilhem os seus bookmarks).Alguns dos recursos que indexei foram selecionados precisamente pelasua utilização (por sugestão de docentes) nos trabalhos de pesquisa dos alunos:GEOaverm, O portal da História e Naturdata.Pensemos agora nos docentes. A falta de tempo, conduz por vezes, adificuldade na procura e seleção de informação e recursos. Poderia a Biblioteca,através dos seus “favoritos” facilitar esta procura? Quero acreditar que sim atéporque, ao nível de 1º ciclo, temos recebido algumas solicitações neste sentido.Assim recursos como Sítio dos Miúdos e Escolovar têm sido algumas das nossassugestões para atividades mais lúdicas para os mais jovens.Também com alguma frequência, a Biblioteca Escolar é chamada a“improvisar” uma atividade ou outra, para turmas que, inesperadamente, nãotêm aula. Nesta situação será útil ter recursos online previamente selecionadose que possam ser utilizados assim, quase sem esforço, dando sentido a umaatividade de leitura online (Ex: Biblioteca de Livros Digitais) ou de debate de umtema (ex: Ciência Viva).Se considerarmos ainda a nossa necessidade de promoção da leitura e dediferentes literacias, poderemos, também, ter no Diigo, uma poderosa ajuda,uma vez que nos permite disponibilizar recursos, devidamente selecionados,que podem ser sugeridos a alunos, docentes e encarregados de educação e quese coadunem com o desenvolvimento das diferentes literacias, e que serãoutilizados autonomamente, no conforto das suas casas.O que diria sobre o Diigo? Gostei e vou utilizar!

×