Web gincana conceitos (1)

2,893 views

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
2,893
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
969
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Web gincana conceitos (1)

  1. 1. A WebGincana tem como principal objetivo fazer que nossos alunos aprendam a ler na Internet, não apenas a “ver” sites e para justificar o nome tem um gostinho degincana mesmo, de propor a saída do aluno pela escola em busca de informação. As WebGincanas colocam desafios de busca deinformações e dados na Internet, propondo um conjunto de questões cujas soluções dependem de leitura e interpretação dos recursos selecionados para a atividade. Porém, em vez de restringirem-se apenas à busca de informações em recursos web, o modelo WebGincana procura também apresentar aos alunos missões que decorrem de alguns conteúdos investigados.
  2. 2. Uma WebGincana bem planejada é um trabalho didático que procura concretizar os seguintes fins educacionais:1. Capacitar os alunos a fazer leituras rápidas, mais atentas, de textosque podemconter alguma informação de interesse imediato.2. Aguçar a curiosidade para um assunto que começa a ser abordadono programa de estudos.3. Proporcionar uso sistemático e bem estruturado de recursos daInternet.4. Modernizar modos de fazer educação.5. Incentivar a pesquisa.6. Promover trabalho cooperativo de aprendizagem.7. Promover usos educacionais da Internet.8. Evitar o recorte-e-cola.9. Articular estudos no computador com atividades diversificadas deuso das informações.10. Fortalecer o espírito de equipe.11. Proporcionar aos professors um caminho simples de utilização decomputadores para fins de aprendizagem.
  3. 3. Capacitar os alunos a fazer leituras rápidas, mas atentas, detextos que podem conter alguma informação de interesse imediatoO modelo WebGincana tem como uma de suas principais finalidadesajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de executar varredurasguiadas por algum interesse. O que se quer, numa WebGincana, é queos alunos construam boas estratégias de varreduras de textos, já que ouniverso Web é gigantesco e a quantidade de informações a que setem acesso aumenta a cada dia.Aguçar a curiosidade para um assunto que começa a serabordado no programa de estudosBoas WebGincanas propõem questões curiosas, surpreendentes,desafiadoras. Elas possuem certa dimensão lúdica. O que se visa comisso não é apenas o prazer do jogo, mas, sobretudo, um começo deconversa atraente sobre o assunto.
  4. 4. Proporcionar uso sistemático e bem estruturadode recursos da InternetUsar a Internet em educação depende de duascondições: imaginação dos educadores e existênciade boas ferramentas. As WebGincanas podem serincluídas na relação de ferramentas úteis para que oseducadores possam usar a Internet de maneirasistemática e bem estruturada. Porém, é necessárioque exista conjunção entre a ferramenta e aimaginação dos professores; caso contrário, o usodos recursos da Internet pode ficar muito limitado.
  5. 5. Modernizar modos de fazer educaçãoAs novas tecnologias de comunicação e informação(NTIC) já ocupam um espaço importante em nossomundo, mas têm uso ainda limitado em educação. Nogeral, as escolas continuam a usar os meiostradicionais. Em parte isso acontece por falta de boasferramentas. O modelo WebGincana pretende ajudaros educadores a superar a limitação aqui apontada,sugerindo uma alternativa interessante de uso dainternet.
  6. 6. Incentivar a pesquisaPesquisar é uma atividade que depende dos desafiosque o pesquisador quer enfrentar. Não basta usar otermo “pesquisa” para desencadear buscasinteressadas em qualquer área de saber. Por isso, aordem “pesquisem na internet” não funciona.Pesquisas acontecem quando há uma situação queprecisa ser esclarecida, explicada, entendida. Aestrutura das WebGincanas procura dar sentido àsbuscas solicitadas e, com isso, possivelmente, fazercom que os alunos aprendam a gostar de pesquisas.
  7. 7. Promover trabalho cooperativo de aprendizagemTradicionais gincanas são sempre jogos de grupos.Para ganhar o jogo é preciso que todos trabalhemcomo um time, distribuindo funções, dividindo astarefas, discutindo estratégias. Espera-se que todasessas características das gincanas tradicionaisocorram em WebGinacanas bem planejadas. Atéporque, é claro, trabalhar com outras pessoas demodo cooperativo é uma competência indispensávelem nosso mundo.
  8. 8. Promover usos educacionais da Internet A Internet é um recurso formidável para finseducacionais, mas a rede mundial de computadoresnão é, por definição, um recurso feito para aeducação. Para aproveitá-la é preciso contar comestratégias e métodos que ajudem os alunos a seorganizarem para aprender na e com a internet. Omodelo WebGincana foi feito para isso. Não é único,mas é um instrumento bastante útil para o fim aquiabordado.
  9. 9. Evitar o recorte-e-colaMuitos alunos vão à Internet recortar e colar textos efiguras, sem ler e compreender o que copiaram. Masa origem desse problema está na falta de método naspropostas dos educadores para usos da Internet.Quando a pesquisa na rede mundial tem uma basemetodológica sólida, é impossível cortar e colar, euma das alternativas metodológicas com essacaracterística é o modelo WebGincana.
  10. 10. Articular estudo no computador com atividadesdiversificadas de uso das informaçõesEm WebGincanas-padrão e longas, as atividadespropostas articulam buscas na Internet com atividades queresultam em usos das informações encontradas no espaçoWeb. Essa é uma providência importante para que asrespostas sejam usadas em contextos significativos. Afinal,aprendemos melhor quando usamos o conteúdo estudado,e os dados obtidos nas buscas ganham sentido quandoutilizados em contextos significativos.Fortalecer o espírito de equipeAs WebGincanas têm caráter coletivo, portanto, incentivamo trabalho em equipe
  11. 11. Proporcionar aos professores um caminho simples deutilização de computadores para fins de aprendizagemMuitos professores não sabem por onde começar a usarcomputadores para atividades de ensino-aprendizagem.As WebGincanas podem ser um bom ponto de partida.Uma vantagem que elas oferecem para os iniciantes é asimplicidade. Como trabalham com saberes poucocomplexos conhecimentos, elas facilitam planejamento eprodução. Bons professores, após rápida exposição aomodelo, podem se converter em autores de excelentesWebGincanas e propor, assim, usos muito proveitosos dolaboratório de informática.

×