Tutorial do cmap tools

2,090 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,090
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tutorial do cmap tools

  1. 1. TUTORIAL do CmapTools*** O CmapTools é um software desenvolvido pelo Intstituto forHuman and Machine Cognition da The University of West Florida. Criar um projeto Criar um mapa Abrir um mapa e fechar oprograma Adicionar uma caixa detexto Alinhamento das caixas detexto Modificar tamanho, fonte,estilo de texto Como transformar um mapaem figura Recortar, copiar e colar Inserir figura Inserir links (URLs) Inserir links 2 Visualisar um mapa Como salvar um mapa Como adicionar umservidor Link ao site do CMap Tools Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, queindicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estruturaque vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizadospara auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino,de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoriaconstrutivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significadosa partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem comoinstrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdosignificativo para o aprendiz. Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado esteem várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.
  2. 2. Introdução Os mapas conceituais decorrem naturalmente da teoria deaprendizagem de David Ausubel, psicólogo educacional da linhacognitivista/construtivista que destaca a aquisição de conceitos claros,estáveis e diferenciados como fator preponderante na aprendizagemsubseqüente. A elaboração de mapas conceituais é um recurso que dispensaequipamentos sofisticados ou instalações especiais, possibilitando, assim, oseu uso em quaisquer condições de trabalho. O Software para construção de mapas conceituais do Institute forHuman and Machine Cognition (IHMC) permite aos utilizadores construir,navegar, partilhar e criticar modelos de conhecimento representados comoMapas Conceptuais. A ferramenta funciona com uma plataforma independentecom capacidade para navegar na web, permitindo aos utilizadores construir ecolaborar durante a construção dos mapas conceituais com colegas emqualquer ponto do globo, assim como partilhar e navegar através de outrosmodelos existentes nos servidores usando a Internet. Os mapas conceituais são ferramentas usadas para organizar erepresentar um corpo de conhecimento. Incluem conceitos, geralmenteenvolvidos por círculos ou caixas, e as relações entre os mesmos ouproposições, que aparecem como uma linha, contendo uma palavra, que ligadois conceitos. Essa palavra (de ligação) especifica a relação entre os doisconceitos, atribuindo um significado à relação. Uma outra característica dos mapas de conceitos é que os mesmos sãorepresentados de uma forma hierárquica, com os conceitos mais gerais einclusivos no topo do mapa e os mais específicos, portanto os conceitosmenos gerais, dispostos hierarquicamente por baixo. A estrutura hierárquicapara um domínio particular do conhecimento também depende do contexto noqual esse conhecimento está a ser aplicado ou considerado. Desse modo, épreferível construir mapas conceptuais com referência a uma determinadaquestão que se procura esclarecer ou alguma situação ou acontecimento quese procura perceber, através da organização hierárquica de um corpo deconhecimento, na forma de um mapa conceptual. Os mapas conceptuais foram desenvolvidos no decurso da investigação deJ. Novak e D. Gowin, na qual procuraram seguir e perceber a evolução deconhecimentos e ideias de ciência nas crianças. Este programa baseou-se naTeoria de aprendizagem de David Ausubel - pdf (1963, 1968, 1978, 1999). (Joseph D. Novak, Cornell University (adaptado do texto original em Inglês)
  3. 3.  Por quê construir mapas conceptuais? A construção de mapas conceituais oferece perspectivas de melhoria daspráticas educativas e são valiosos instrumentos para a investigação educativa.Dirigem a atenção, tanto do estudante como do professor, sobre um reduzidonúmero de idéias importantes nas quais se deve concentrar qualquer tarefaespecífica de aprendizagem. Uma vez terminada uma aprendizagem, osmapas podem proporcionar um resumo esquemático de tudo aquilo que seaprendeu. A elaboração de mapas de conceitos permite desenvolver novas relaçõesconceituais, principalmente se, de uma forma ativa, construímos relaçõesproposicionais entre conceitos que previamente não considerávamosrelacionados: os estudantes e os professores que elaboram mapas conceituaisreferem frequentemente que se apercebem de novas relações e, por isso, denovos significados (pelo menos, de significados que não possuíam de umamaneira consciente antes de elaborar o mapa).Nesse sentido, a elaboração demapas conceptuais pode ser uma atividade criativa, ajudando a fomentar acriatividade. Pode-se considerar que construir e reconstruir mapas conceptuais epartilhá-los com os outros é um esforço solidário e uma atividade reflexiva.Visto que os mapas conceptuais são uma representação explícita e visível dosconceitos e proposições que uma pessoa tem, permitem a professores ealunos trocar pontos de vista sobre a validade de um vínculo proposicionaldeterminado, ou aperceber-se das conexões que faltam entre os conceitos eque sugerem a necessidade de uma nova aprendizagem. Para assimilar novas aprendizagens é necessário relacionar com osconhecimentos prévios, tendo estes um papel fulcral no estabelecimento depontes entre o novo e o velho. Os mapas conceptuais ajudam, a quemaprende, a tornar mais evidentes os conceitos-chave que vão ser aprendidos,uma vez que sugerem conexões entre os novos conhecimentos e aquilo que oaluno já sabe. Como construir um Mapa de Conceito? Utilização de Mapas Conceituais na Educação São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos deensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem serusados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagemescolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação. A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental daPsicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação denovos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informaçõessão aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica emmodificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Segundo esta teoria, osseguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:
  4. 4.  As entradas para a aprendizagem são importantes.  Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.  Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.  Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados. Nesta perspectiva parte-se do pressuposto que o indivíduo constrói o seu conhecimentopartindo da sua predisposição afetiva e seus acertos individuais. Estes mapas servem paratornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizadoem conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitosrelevantes que ele já possui. Esta teoria da assimilação de Ausubel, como uma teoria cognitiva, procura explicar osmecanismos internos que ocorrem na mente dos seres humanos. A referida teoria dá ênfase àaprendizagem verbal, por ser esta predominante em sala de aula. Incluídas na aprendizagemsignificativa estão a aprendizagem por recepção e a por descoberta. Podemos verificar istoatravés do mapa conceitual abaixo: Mapas conceituais podem ser utilizados como: Estratégia de estudo Estratégia de apresentação de itens curriculares Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar Pesquisas educacionaisComo uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, porexemplo, para:  Fazer anotações  Resolver problemas  Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios  Preparar-se para avaliações  Identificar a integração dos tópicos
  5. 5. Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nassuas tarefas rotineiras, tais como:  Tornar claro os conceitos difíceis, arranjandos em uma ordem sistemática  Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles  Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes  Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos  Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações  Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos  Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino  Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltandoSegundo KAWASAKI (1996), é importante:  Escolher o tema a ser abordado  Definir o objetivo principal a ser perseguido  Definir a apresentação dos tópicos, colocando-os numa seqüência hierarquizada com as interligações necessárias  Dar conhecimento ao aluno do que se espera quanto ao que ele poderá ser capaz de realizar após a utilização do processo de aprendizagem  Permitir sessões de feedback, de modo que ao aluno seja possível rever seus conceitos, e ao professor avaliar o instrumento utilizado, de modo a enfatizar sempre os pontos mais relevantes do assunto, mostrando onde houve erro e promovendo recursos de ajuda. Criar um Projeto Para construir um mapa conceitual neste programa: 1º) Selecione o diretório
  6. 6. 2º) Selecione no menu File a opção New Project... 3º) Digite o nome do projeto a ser construído Criar um mapa 4º) Depois de criado o projeto, selecione-o5º) Selecionado o nome do projeto, no menu File escolha a opção New Map
  7. 7. 6º) Esta janela serve para a construção do mapa conceitual Abrir um mapa: Para abrir um mapa é necessário selecionar previamente o nome do mapa que desejaser aberto. Depois de feita esta seleção escolha no menu File a opção Open. OBS: Não esqueça que para fazer qualquer modificação no seu mapa ele precisa estar no modo Switch to Edit Mode, o qual pode ser modificado através do menu Edit e que será explicado em outra página deste tutoria, basta clicar no link acima e irá para está página.
  8. 8. Fechar o programa:Para fechar o programa escolha o menu File e a opção Exit. Adicionar uma caixa de texto Modificar tamanho, fonte, estilo de texto
  9. 9. Alinhamento das caixas de texto Para alinhar as caixas de texto, em primeiro lugar você já deve ter aberto um mapa ecriado as caixas. Depois você deve selecionar as caixas que deseja que sejam alinhadas, pressionandocontinuamente a tecla Ctrl e clicando em cada uma das caixas a qual deseja alinhar,conforme mostrado abaixo: Após a seleção das caixas de texto, através do menu Edit, escolha a opção Align.
  10. 10. Aparecerá esta janela, na qual você deve escolher a maneira a qual voce deseja alinhá-las:Como exemplo escolhi o alinhamento conforme mostrado acima,Veja como ficou: Modificar tamanho, fonte, estilo de texto Para modificar tamanho, fonte, cor e estilo de um texto, voce deve ter aberto o mapa e selecionado a caixa de texto a qual deseja fazer estas modificações.
  11. 11. Depois disto, através do menu Edit escolha a opção Style...Aparecerá a janela mostrada abaixo, na qual você vai escolher o que deseja modificar: Veja as nossas escolhas e como elas ficaram ao lado:
  12. 12. Modificamos novamente as cores, selecionamos o negrito, pedimos que a caixa de texto tenha o formato arredondado e sombreamento, conforme será mostrado abaixo: Como transformar um mapa em figuraPara transformar o seu mapa em figura, no momento em que ele ainda esteja aberto, você deve em primeiro lugar escolher o menu File, a opção Export to GIF...
  13. 13. Depois escolha o diretório o qual deseja salvar o seu mapa como figura no Look in: e o nome da sua figura no campo File name:, depois clique em Save e estará salvo. No exemplo abaixo o meu mapa vai ser salvo no diretório Mary e o nome o qual ele será encontrado neste diretório é teste1.gif.Enquanto ele salva aparece esta tela em movimento, conforme mostrada abaixo:Para verificar se deu certo é só abrir a figura através do programa Paint Shop Pro.
  14. 14. Recortar, copiar e colar
  15. 15. Inserir figuras: Iª PartePara inserir figuras no mapa, é necessário escolher o menu File a opção Import Ressource... edepois na janela abaixo onde diz: Look in: deve ser selecionado o local de onde voce desejabuscar a figura, em pastas, subpastas. Depois de selecionada a figura clique em Add, paraadicioná-la e Ok para concluir. Inserir links (URLs):
  16. 16. Para inserir um Link no mapa que está sendoconstruído, selecione na tela inicial do programa o menu File e a opção Import InternetResource..., depois disto aparece a janela demonstrada abaixo:Nesta janela deve ser colocado no item Description: uma breve descrição da página, no itemURL: endereço completo da página que deseja inserir como link. Nos itens Server: eProject: dizem respeito respectivamente ao local onde foi salvo o projeto e ao nome desteúltimo.Ex.: Depois de responder a janela para importar um link e adicioná-lo, ele aparece criado dentro do seu projeto, como pode ser observado acima. Como inserir links (URLs): Para inserir o link no seu mapa conceitual, selecione a caixa de texto onde deseja inserir o link e escolha o menu Edit e a opção
  17. 17. Resources... Abrirá a caixa Add Resources to Concept Map como demonstrado abaixo: Esta janela serve para adicionar a página desejada, primeiro escolha a página e aparecerão asinformações sobre o projeto, a página e o local onde foi salva o mesma. Depois clique em Add eok para adiconá-la. Observe o exemplo abaixo de um mapa conceitual contendo um link na caixade texto Mapas conceituais. Visualizar um mapa: Para visualizar o mapa construído selecione o menu Edit e Switch to Browse Mode. Para retornar a tela anterior escolha Switch to Edit Mode, podendo ser feitas quaisquer alterações.
  18. 18. Visualizar um mapa: Para visualizar o mapa construído selecione o menu Edit e Switch to Browse Mode. Pararetornar a tela anterior escolha Switch to Edit Mode, podendo ser feitas quaisquer alterações. Como salvar um mapa conceitual Para salvar um mapa conceitual neste programa: 1º) Para salvar o mapa conceitual, escolha no menu File, a opção Save... 2º) Vai aparecer a tela abaixo: Nela deve ser colocado: Map Name: o nome que voce deseja salvar o mapa, Description: a descrição do mapa construído, Creator: o nome da ou das pessoas que criaram o mapa,Server: o local onde deve ser salvo o mapa, neste exemplo ele vai ser salvo no servidor netuno.pop-rs.rnp.br e Project: o projeto que o mapa pertence.
  19. 19. Após este processo é so clicar em Save e está salvo o seu mapa conceitual.Como salvar um mapa conceitual que já foi salvo no servidor, apósmodificações: 1º) O mapa conceitual que está sendo contruído e foi feitomodificações precisa estar no modo Switch to Edit Mode, para poder ser salvo, veja abaixocomo modificá-lo para este formato, através do menu Edit: 2º) Depois de modificá-lo para este formato, basta escolher no menu File, a opção Save. Se voce quiser ou trocar o nome do mapa, ou salvá-lo em outro projeto ou local,escolha o menu File e selecione a opção Save As... Vai aparecer a mesma tela descritaanteriormente, mas agora ela se encontra preenchida. Faça as alterações necessárias e cliqueem Save. Veja as figuras abaixo: Como adicionar um servidor Para adicionar um servidor neste programa: 1º) No menu Edit, escolha a opção Server List...
  20. 20. 2º) Vai aparecer a tela abaixo, na qual você deve clicar em Add...3º) Na janela Add Server você só deve digitar o nome do servidor, o qual neste exemplo é: cmaps.pgie.ufrgs.br e clicar em ok: 4º) Depois de adicionado o servidor, clique em Done para fechar esta janela.

×