Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Formação Continuada para
Professores
Introdução
Embora muitos professores pensem que as
tecnologias são inovações de um mundo
globalizado, elas já existem há m...
Dentro deste contexto, a escola exerce um
papel fundamental, na medida em que faz essa
mediação entre as tecnologias, conh...
Justificativa
Ao perceber que os alunos mudaram seu modo de ser,
pensar e agir, e, principalmente de aprender, os
professo...
Objetivo geral
Proporcionar aos professores um espaço de
formação continuada acerca da relevância do uso
pedagógico das Te...
Objetivos Específicos
• Conhecer os diferentes tipos de tecnologias
disponíveis na escola;
• Compreender o potencial pedag...
• Planejar estratégias de ensino e de
aprendizagem, integrando os recursos
tecnológicos e criando situações para
uma apren...
Metodologia
Inicialmente será realizada uma dinâmica com o
grupo de professores.
Em seguida, faremos breve levantamento a
...
Recursos
Humanos: Equipe Diretiva, professores,
Professores do NTM (apoio) e alunos.
Materiais: Laboratório de Informática...
Avaliação
O projeto será considerado satisfatório,
se os professores demonstrarem interesse e
participação nas atividades ...
Segundo Nóvoa (1992,p.9) “não há
ensino de qualidade, nem reforma
educativa, nem inovação pedagógica,
sem uma adequada for...
Referências
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O
novo ritmo da informação.3ed.São Paulo: Cortez, 1999.
NÓVOA, A...
Obrigada pela
Atenção!!!
Feliz Natal e um
abençoado
Ano Novo!
Identificação
Grupo: Formação Continuada para
Professores
Escolas:
E.M.E.F Jenny Figueiredo Vieira da Cunha
Componentes:
G...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Projeto NTM

1,161 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto NTM

  1. 1. Formação Continuada para Professores
  2. 2. Introdução Embora muitos professores pensem que as tecnologias são inovações de um mundo globalizado, elas já existem há muito tempo... As tecnologias, segundo Kenski (2007, p.15), “são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias.”
  3. 3. Dentro deste contexto, a escola exerce um papel fundamental, na medida em que faz essa mediação entre as tecnologias, conhecimento aluno e professor. Com isso, percebe-se a necessidade de o professor estar em constante formação a fim de que as ações pedagógicas na escola não fiquem alienadas deste ciberespaço.
  4. 4. Justificativa Ao perceber que os alunos mudaram seu modo de ser, pensar e agir, e, principalmente de aprender, os professores são desafiados a buscarem novas alternativas no modo de ensinar. Com isso, verifica-se a necessidade do professor se qualificar e integrar as tecnologias no seu dia a dia em sala de aula para uma aprendizagem mais significativa .
  5. 5. Objetivo geral Proporcionar aos professores um espaço de formação continuada acerca da relevância do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação em sua prática.
  6. 6. Objetivos Específicos • Conhecer os diferentes tipos de tecnologias disponíveis na escola; • Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem;
  7. 7. • Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando os recursos tecnológicos e criando situações para uma aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo e a criatividade.
  8. 8. Metodologia Inicialmente será realizada uma dinâmica com o grupo de professores. Em seguida, faremos breve levantamento a respeito das tecnologias existentes no nosso dia a dia e quais delas, os professores mais utilizam; Logo após, será apresentado as etapas do projeto, que contemplará a realidade de cada escola.
  9. 9. Recursos Humanos: Equipe Diretiva, professores, Professores do NTM (apoio) e alunos. Materiais: Laboratório de Informática das escolas.
  10. 10. Avaliação O projeto será considerado satisfatório, se os professores demonstrarem interesse e participação nas atividades do projeto, bem como uma mudança de postura em seus planejamentos em relação ao uso das tecnologias.
  11. 11. Segundo Nóvoa (1992,p.9) “não há ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem inovação pedagógica, sem uma adequada formação de professores”.
  12. 12. Referências KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação.3ed.São Paulo: Cortez, 1999. NÓVOA, Antonio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. NTM. Núcleo de Tecnologias Municipal. Curso de Introdução à Educação Digital. Cachoeira do Sul: 2011. Disponível em http://ntm-cachoeiradosul.blogspot.com/ . Acesso em: 17/12/11.
  13. 13. Obrigada pela Atenção!!! Feliz Natal e um abençoado Ano Novo!
  14. 14. Identificação Grupo: Formação Continuada para Professores Escolas: E.M.E.F Jenny Figueiredo Vieira da Cunha Componentes: Graziele Oliveira Martins

×