Successfully reported this slideshow.

Monitoramento: Perdi meu amor na balada

59

Share

Loading in …3
×
1 of 19
1 of 19

Monitoramento: Perdi meu amor na balada

59

Share

O monitoramento visa saber quais foram as percepções dos usuários após o desfecho da campanha “Perdi Meu Amor na Balada” para o lançamento do Nokia 808 PureView. A campanha se tornou viral fazendo um apelo público por informações sobre o amor perdido na balada. Dessa forma, trabalhou o emocional e a crença na existência de um amor cinematográfico, o que comoveu e engajou usuários na busca incessante da Fernanda, o amor perdido de Daniel na balada.

O monitoramento visa saber quais foram as percepções dos usuários após o desfecho da campanha “Perdi Meu Amor na Balada” para o lançamento do Nokia 808 PureView. A campanha se tornou viral fazendo um apelo público por informações sobre o amor perdido na balada. Dessa forma, trabalhou o emocional e a crença na existência de um amor cinematográfico, o que comoveu e engajou usuários na busca incessante da Fernanda, o amor perdido de Daniel na balada.

More Related Content

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Monitoramento: Perdi meu amor na balada

  1. 1. PERDI MEU AMOR NA BALADA AÇÃO VIRAL DA NOKIA
  2. 2. // INTRODUÇÃO O monitoramento visa saber quais foram as percepções dos usuários após o desfecho da campanha “Perdi Meu Amor na Balada” para o lançamento do Nokia 808 PureView. A campanha se tornou viral fazendo um apelo público por informações sobre o amor perdido na balada. Dessa forma, trabalhou o emocional e a crença na existência de um amor cinematográfico, o que comoveu e engajou usuários na busca incessante da Fernanda, o amor perdido de Daniel na balada. Entretanto, tratava-se de uma campanha para divulgar um novo aparelho da Nokia, o que gerou um boca a boca maior em torno da ação.
  3. 3. // RECAPITULANDO A CAMPANHA A campanha Perdi Meu Amor na Balada foi composta por três vídeos publicados no Youtube (um dos vídeos foi removido devido a reinvidação de direitos autorais), uma página no Facebook e diversos anúncios de Facebook Ads.
  4. 4. // METODOLOGIA No período de 17 de julho a 18 de julho foram coletadas 5.439 itens referentes a campanha Perdi Meu Amor na Balada, dentre as quais foram analisada a amostragem de 50% dos itens totais. Período Analisado: 17/07/2012 a 18/07/2012 Menções coletadas: 5.439 Menções Analisadas: 2.972, amostragem de 50% das menções Ferramenta de monitoramento: Scup // Objetivos • Acompanhar os comentários dos usuários na internet; • Conhecer qual foi a percepção e recepção do usuário com o desfecho da campanha • Desvendar pontos que culminariam no sucesso ou fracasso caso a campanha continuasse
  5. 5. // METODOLOGIA Utilizamos as seguintes categorias para classificação das menções analisadas neste estudo EMISSORES: Masculino, Feminino, Imprensa (Veículos de Comunicação e blogs especializados em Comunicação), Organizações (Empresas e Agências), Diversos (Perfis fakes ou blogs de humor) ASSUNTOS: •  Matérias - Menções de veículos de notícias ou comentários de usuários; •  Zuera - Menções satirizando a campanha com paródias textuais ou em vídeos; •  ~Chateado~ - Menções de usuários que se sentiram enganados pela ação •  Boa Ideia! - Demonstração de defesa dos argumentos da ação; •  #Rialto - Menções que se auto critica ou ridicularizam aquelas pessoas que acreditaram na ação; •  Nokia - Menções com referência a empresa e ao novo celular, sendo descartados comentários que mencionam que a Nokia é responsável pela ação; •  Não Compro Mais - Menções que falam que não comprariam mais um aparelho da Nokia; •  E a Promo - Menções a promoção com o número de telefone.
  6. 6. // SENTIMENTO Misto 6% J Positivo 366 menções foram positivas, 12% abordando elogios a ideia ousada e Negativo criativa da campanha. 17% 1.922 menções foram neutras, M utilizaram o tema da campanha para criar frases satirizando situações e não expressando opinião ou tão somente divulgando os vídeos da campanha. W 506 menções foram negativas, fazendo críticas e demonstrando Neutro 65% indignação por terem sido “enganados” pela campanha. U 178 menções foram mistas. Foram menções com críticas a determinados pontos da campanha e elogiando outros pontos.
  7. 7. // EM QUAL PLATAFORMA O PÚBLICO MAIS MENCIONOU A AÇÃO? Blog  /  Site   A mídia social que os usuários mais utilizaram para 1%   comentar sobre a ação da Nokia foi o Twitter, com 60% das menções. Demonstrando que o dinamismo e rapidez na propagação de informações, característica Facebook   da rede, ainda é muito latente. 39%   39% utilizaram o Facebook* para expressar suas opiniões, sendo a rede escolhida como plataforma da Twi/er   campanha, os usuários receberam a notícia do 60%   desfecho e já comentaram em seus perfis sobre o assunto. Apenas 1% das menções foram efetuadas em Blogs e Sites, sendo esses os principais meios de divulgação do desfecho da ação. * É importante ressaltar que o Facebook possui configuração de privacidade, que pode deixar a publicação “invisível” para as ferramentas de monitoramento. Ou seja, muito do que foi dito sobre o assunto não foi coletado por o conteúdo do perfil ser privado.
  8. 8. // SENTIMENTO POR MÍDIA TWITTER FACEBOOK BLOG / SITE 3% 6% 7% 8% 8% 15% 25% 19% L C B 20% 64% 76% 49% O Twitter por ter sido a mídia mais utilizada pelos usuários para opinar sobre a ação, foi também a que condensou o maior número de críticas, sendo 15% dos itens analisados na mídia, num total de 251 menções. Facebook teve o maior número de elogios, enaltecendo a criatividade, engajamento dos usuários e a ousadia da campanha. 25% teceram comentários positivos na mídia, sendo 264 menções.
  9. 9. // NUVEM DE PALAVRAS Na nuvem de palavras mais citadas pelos usuários, são recorrentes os termos ligados diretamente a campanha. Termos como Nokia, Celular e Tecnologia, são referentes ao lançamento do novo aparelho da empresa, foco da campanha. Vídeo, Viral e Coragem, demonstram que os usuários mencionaram o teor inovador e ousado, fugindo das velhas formas de comerciais.
  10. 10. // QUEM FALOU SOBRE A AÇÃO? O público Feminino foi responsável por maior parte das menções, 47,5% do total. O Masculino teve 41% das menções. Perfis diversos (Fakes e Blogs de Humor) fizeram 7,3% das menções, Agências de Comunicação e Empresas diversas foram responsáveis por 3,2% das menções e a Imprensa (portais de notícias e blogs direcionados a Comunicação) tiveram apenas 1% das menções. w   1412   q   1209   L   y   v   217   97   38   Feminino Masculino Imprensa Organizações Diversos
  11. 11. // OS HOMENS OU AS MULHERES FICARAM MAIS CHATEADOS? As mulheres foram as que mais X mencionaram a ação, sendo que 57% delas expressaram opinião negativa contra apenas 43% dos homens. 43% Elas se sentiram mais enganadas e 57% chateadas com o desfecho da ação, por terem se envolvido emocionalmente e engajadas em ajudar o Daniel mais do que os homens, sendo esses os que mais satirizaram a campanha de forma bem-humorada por meio de frases que utilizavam o “Perdi Meu Amor” e algum complemento.
  12. 12. // FALARAM BEM OU MAL? Imprensa   O público feminino foi o que mais mencionou a ação tanto de Organizações   forma negativa, quanto positiva. Diversos   O que mais se destacou nos emissores foram o volume de Feminino   menções neutras sobre o caso, não emitindo juízo de valor. Homens   0   400   800   1200   1600   Homens   Feminino   Diversos   Organizações   Imprensa   PosiKvo   146   198   9   9   4   Neutro   796   856   167   75   28   NegaKvo   198   268   35   4   1   Misto   68   90   6   9   5  
  13. 13. // O QUE FALARAM? A maioria esmagadora das menções continuam comentários (Matérias) dos usuários, replicações de notícias de veículos de informação e divulgação dos vídeos da campanha com 1529. Depois as sátiras (Zuera) a campanha com 733 menções, comentários sobre o fato de se sentirem enganados pela campanha estando ~Chateado~ com a ação teve 337 menções. Defesa da Boa Ideia! da campanha teve 327 menções e menções #Rialto ridicularizando os usuários que acreditaram na campanha teve 268 menções. Matérias Zuera ~Chateado~ Boa Ideia! #Rialto Nokia 123 menções fizeram Não Compro Mais acusações diretas ao negócio da Nokia. E a Promo 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 1800 Positivo Neutro Negativo Misto
  14. 14. // PRINCIPAIS EMISSORES Os emissores que mais se destacaram como fonte de informação estão ligados a veículos de comunicação, sejam portais de notícias ou blogs com foco em Comunicação e Internet. Com uma única publicação no Twitter de cada emissor, a somatória foi de 151 tweets, sem ser contabilizado o número de compartilhamentos no Facebook dos textos publicados nos sites, o que aumenta ainda mais o alcance e destaque entre os usuários. Não era amor, era “Perdi meu amor na viral: Nokia está por "Perdi meu amor na balada” é campanha trás de "Perdi meu balada" sai pela viral da Nokia amor na culatra http://ow.ly/1lree5 balada" http://bit.ly/NwjWm1 http://abr.io/2VPb 44 Retweets 21 Retweets 16 Retweets 37 Retweets 18 Retweets 15 Retweets Sabe o rapaz que [Atualizado] Tem Perdi meu amor na perdeu 'amor na gente acreditando balada era fake... balada'? Vídeo é viral que eu perdi meu (claro, não existe de novo celular amor na balada? O amor em São Paulo!) http://migre.me/ fim do viral da Nokia. http://ow.ly/ciSYy 9W6VU  -via http://bit.ly/MxAjwP  @radar_tec
  15. 15. // O QUE MAIS ELOGIARAM? Exemplos de menções 250 200 150 227 123 “ Adorei! Excelente viral... Ele cria o clima necessário, apresenta os aparatos tecnológicos do produto de forma diferenciada, de modo, a valorizar, engrandecer e estimular o desejo e não a vendê-lo de forma escrachada. Viral que causou um engajamento gigantesco. Parabéns aos criadores :: "Perdi Meu Amor Na Balada" é viral da Nokia. E o pessoal se sensibilizando com o ''perdi meu amor na balada'' e no fim era só uma Vídeo criativo de conteúdo que consagra uma propaganda de celular. Bela sacada de verdadeira tendência. marketing! 100 A Nokia, por meio do viral "Perdi meu amor na Pode ter causado frustração em alguns, balada", atingiu números impressionantes de 50 mas que o marketing funcionou, acessos, e está muito confortável com o funcionou! Ideia genial resultado da ação. Já os que acreditavam na história de Daniel ficaram decepcionados ao 0 Essas campanhas estão demais, uma ver que a história não era real. Mas, segundo o canal Meio e Mensagem, superando a outra.. grande sacada da Daniel e Fernanda - os protagonistas dos Nokia! vídeos - se envolveram de fato, e marcaram até um "jantar para se conhecerem melhor". Será que vem mais viral por aí?
  16. 16. // O QUE MAIS CRITICARAM? 250 222 Exemplos de menções 200 150 100 164 “ Chegou o desfecho de Perdi meu Amor na Balada! Infelizmente, a Nokia brincou com mais de 100.000 pessoas, fazendo-as na maioria acreditar que o amor estava no ar. Mas tudo o que se pode ver agora é a decepção de Nossa muito genial o vídeo da Nokia do "perdi meu amor na balada" pegou bem o público alvo, que é de gente burra que usa Nokia mesmo Sério que essa história de Perdi meu MUITAS pessoas na pagina! Eles conseguiram Amor na Balada, era jogada de fazer uma propaganda negativa pra eles ! marketing da Nokia? Esse povo tá sem- 50 Enfim, desde o começo tinha algo estranho, noção demais! né? Maaas, vi gente comentando isso, e O vídeo final de "Perdi meu amor na inclusive é uma lei, que a propaganda deve ser balada" tem um dos maiores índices de 0 feita de modo que o consumidor logo perceba rejeição do Youtube que eu já vi pra uma que ela é um marketing, e não que seja produção dessas, enganado. #nokiafail o usuario Perdi Meu Amor na Sério, não entendi tanto barulho por esse perdi Balada era na verdade um fake de meu amor na balada, a campanha é fraca, o propaganda da Nokia... Ninguém gosta segundo vídeo ficou na cara que era um viral, de se sentir enganado... e o terceiro é mau feito pacas. Não vi graça nenhuma.
  17. 17. // OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES No dia 23 de julho de 2012, foi veiculado na mídia online que o Procon-SP e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), abriram processos administrativos para averiguar se houve infração as regras publicitários podendo a campanha ser suspensa em caráter limitar caso necessário. Já no Procon-SP não houve reclamações formais, mas uma investigação foi instaurada devido a grande repercussão que a campanha teve na mídia. O código de defesa do consumidor prevê que “a mensagem de caráter publicitário deve ser realizada de maneira que o consumidor possa identificá- la como tal." Sendo esse um dos pontos mais criticados pelos usuários nas redes sociais. Caso seja comprovada a infração, a Nokia pode receber multa de até R$ 6,5 milhões pelo Procon-SP.
  18. 18. Acreditamos que o mundo real e as mídias convencionais são pautados na internet, e nos últimos dez anos usamos a MORINGA para pensar em soluções estratégicas, criativas e descomplicadas para os mais de 300 clientes que também acreditam no poder do relacionamento, da presença online e das boas histórias que são capazes de gerar interação e experiência com as marcas. Foi com esse pensamento que desenvolvemos mais de 3.000 projetos digitais.   Essa é a MORINGA DIGITAL, uma agência com novas possibilidades, serviços e planejamentos estratégicos voltados para o universo online, mas com os mesmos princípios e condutas que você já conhece.   Saiba o que se passa em nossa MORINGA no site: www.moringadigital.com.br
  19. 19. www.moringadigital.com.br Sia Trecho 17 • Rua 20 • Lote 90 Brasília/DF • CEP. 71.200-256 +55 61 2195-6000

×