Capitulo 03 tipos de sistemas de informações

589 views

Published on

SIG

Published in: Internet
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
589
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Capitulo 03 tipos de sistemas de informações

  1. 1. Professor Luciano Morato Capítulo 03 - TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
  2. 2. Objetivos do Capítulo • Após o estudo desta unidade você será capaz de: • Identificar os tipos de sistemas de informações que uma organização pode adotar; • Compreender as características dos diferentes tipos de sistemas de informações; • Selecionar os sistemas de informações a serem adotados por uma organização.
  3. 3. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características Os Sistemas de Informações (SI) são tradicionalmente conhecidos como: software, nome atribuído em função de sua característica de maleabilidade, uma vez que podem ser alterados sempre que necessário, e executam diversas funções em máquinas de configuração relativamente estática hardware (equipamentos tangíveis e mais facilmente visualizados, dos quais o mais famoso representante é o microcomputador).
  4. 4. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características Um outra divisão ampliada feita por CAUTELA; POLLONI, 1986 • Software de Suporte – são os sistemas que acompanham um computador ou qualquer equipamento periférico (impressora, scanner, etc) por ocasião de sua compra. São sistemas desenvolvidos pelos próprios fabricantes dos equipamentos, com a função de prover um perfeito funcionamento e máximo aproveitamento da capacidade do hardware. • Software de Aplicação – são os sistemas desenvolvidos por profissionais e usuários das organizações, com a finalidade de atender a necessidades específicas de processamento de informações, tais como folha de pagamento ou controle de vendas. Tais sistemas podem ainda ser classificados segundo o seu grau de padronização, em três categorias: os programas padronizados (mais conhecidos como “pacotes”), os programas por encomenda, e os programas adaptados ao cliente..
  5. 5. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características Em decorrência da evolução das tecnologias da informação, existe no mercado uma crescente variedade de sistemas de apoio às decisões, que se estenderam às empresas médias, com a consolidação da tecnologia cliente-servidor, e até às de pequeno porte com a disseminação dos microcomputadores ligados em rede. A grande diversidade de siglas representativas de tais sistemas pode causar certa confusão, motivo pelo qual apresenta-se a seguir uma breve descrição das principais siglas utilizadas:
  6. 6. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características EIS – Executive Information Systems (Sistemas de Informação para Executivos) – são aplicações computacionais que apresentam números e textos relacionados aos aspectos administrativos das organizações. As informações são de fácil manuseio, pois menus e gráficos especiais foram desenvolvidos para prover acesso fácil e imediato à informação gerencial. O EIS permite aos administradores ter acesso a informações estatísticas sem necessidade de serem especialistas em computação, facilitando o relato da rotina administrativa, projeções de balanços anuais, controles e revisão de projetos maiores, preparação de orçamentos, planejamento estratégico, e uma visão geral da economia. O termo Sistema de Informações para Executivos (EIS) foi concebido no Massachusetts Institute of Technology (MIT) no final da década de 70. Foi tratado como uma nova tecnologia e seu conceito difundiu-se gradativamente em dezenas de grandes corporações. Tradicionalmente o EIS foi desenvolvido para equipamentos de grande porte, com e objetivo de criar aplicações que remetessem às necessidades informacionais dos executivos seniores.
  7. 7. Exemplo de EIS
  8. 8. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características DSS – Decision Support System (Sistema de Suporte à Decisão) – corresponde a outro tipo de sistema de informação voltado ao apoio e aperfeiçoamento do processo decisório das organizações. Foi desenvolvido como ferramenta de suporte para os níveis gerenciais médio e inferior, assessores e analistas de sistemas, proporcionando informações bastante detalhadas para encarar problemas em uma seção/departamento da organização.
  9. 9. Exemplo de DDS
  10. 10. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características SAE - Sistema de Administração Estratégica – tem o propósito de atender ao Presidente ou Chefe Executivo (Chief Executive Officer - CEO), na definição das estratégias básicas que visam atingir os objetivos e metas organizacionais. Ele supre os tomadores de decisão do mais alto escalão com as informações necessárias para julgarem a viabilidade de uma dada estratégia, e permite verificar se esta é eficiente em comparação com circunstâncias similares na história. Além das informações decorrentes de todas as operações da organização, agrega outras sobre clientes, fornecedores, concorrência e cenários.
  11. 11. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características Tanto o SIG quanto o DSS e o EIS têm particularidades em função das áreas e funções organizacionais a que atendem, compondo os seguintes módulos: . SIF – Sistema de Informações Financeiras – dá suporte aos tomadores de decisões financeiras ou aos responsáveis pela área fiscal. No nível operacional, o sistema de contabilidade coleta, organiza, armazena e dissemina dados financeiros, que são utilizados pelo SIF para analisar e criar modelos que mostrem o que pode ser esperado se certas condições ocorrerem no futuro. Uma das características de um SIF bem desenvolvido é a capacidade de fazer análises de sensibilidade. A inserção de dados deve ser automática, a partir das operações realizadas pela empresa.
  12. 12. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características • SVM – Sistema de Vendas e de Marketing – trabalha com os dados dos processos que estão sob o controle dos gerentes de vendas, bem como variáveis que afetam o desempenho dos vendedores e todos os registros das vendas realizadas. A compilação, sistematização e recuperação desses dados e informações, pode ser usada para aumentar a eficácia de projetos de Marketing e dos esforços de vendas.
  13. 13. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características • SRH – Sistema de Recursos Humanos – possibilita a avaliação contínua do desempenho e da compensação pessoal, bem como dos valores de mercado, sem perder de vista os objetivos da organização. Pode compreender também o planejamento de todo o treinamento a ser realizado na organização, e ainda ser alimentado com dados das vendas e prestações de serviços, com a finalidade de calcular as comissões a serem pagas.
  14. 14. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características • SPCP – Sistema de Planejamento e Controle da Produção - seu objetivo básico é assegurar que a qualidade e quantidade dos produtos ou serviços estejam de acordo com os critérios e solicitações requisitados pelo mercado consumidor, o que será alcançado através de controle de qualidade e disponibilidade de matérias primas e de informações sobre o controle do processo padrão, em comparação com os pedidos realizados. Tais informações devem ser precisas, representativas e fornecidas no momento certo. Esse sistema é imprescindível em organizações com alto nível de complexidade, tais como as montadoras de automóveis, que precisam coordenar informações sobre os modelos a serem produzidos, com seus respectivos itens opcionais, considerando ainda o momento certo em que cada componente deve chegar à linha de produção.
  15. 15. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características • SGM – Sistema de Gerenciamento de Materiais – possibilita o ajuste entre as decisões referentes a quantidades e especificações dos materiais que devem ser armazenados, compatibilizando com a disponibilidade de espaços, prazos de entregas dos fornecedores e disponibilidade de caixa (normalmente procura-se minimizar os investimentos em estoques, fazendo com que o giro de mercadorias seja o maior possível).
  16. 16. Seção 1 Tipos de sistemas de informações e suas características SISA – Sistema de Informação de Serviços Administrativos – visa fornecer apoio administrativo às várias unidades funcionais, bem como integrá-las através de um fluxo de informações. Normalmente concretiza-se por meio de uma rede de microcomputadores ou sistema cliente servidor, recentemente adotando a intranet (padrão WEB) como forma de apresentação em muitas organizações, com a finalidade de facilitar a comunicação entre os diversos setores organizacionais.
  17. 17. Seção 2 Uma visão simplificada dos sistemas de informações “Sistema de Processamento de Transações” (Online Transaction Processing - OLTP) OLAP (Online Analytical Processing)
  18. 18. Seção 2 Uma visão simplificada dos sistemas de informações

×