Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
AMBIENTE MOODLE SIMPLIFICADO:
O CASO DO CURSO DE ATENÇÃO
DOMICILIAR

Luiz Roberto de Oliveira
Doutor em Medicina/Professor...
INTRODUÇÃO
O avanço das Novas Tecnologias da Informação
e das Comunicações (NTICs), na conjuntura
dos sistemas educacionai...
O MOODLE possui diversas ferramentas que podem ser utilizadas como apoio no processo interativo da
EAD online como, por ex...
O curso introdutório ao Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção
Domiciliar (AD) é um curso gratuito disponibiliz...
METODOLOGIA
A pesquisa utilizada neste trabalho é a explicativa que
segundo Gil, (2008) “identifica os fatores que determi...
RESULTADOS E DISCUSSÕES
O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará,
NUTEDS/U...
Tela de Disciplina do Curso de Especialização em Saúde da Família.
Ambiente no próprio MOODLE
AMBIENTE NO PRÓPRIO MOODLE: TUTORIA
AMBIENTE NO PRÓPRIO MOODLE: TUTORIA
REFERÊNCIAS
DELGADO, L. M. M. Uso da Plataforma Moodle como Apoio ao Ensino Presencial: Um Estudo de Caso. Rio de
Janeiro:...
Cleyson Carvalho Candido
Email: cleyson@medicina.ufc.br
Ambiente moodle  simplificado cleyson
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Ambiente moodle simplificado cleyson

541 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ambiente moodle simplificado cleyson

  1. 1. AMBIENTE MOODLE SIMPLIFICADO: O CASO DO CURSO DE ATENÇÃO DOMICILIAR Luiz Roberto de Oliveira Doutor em Medicina/Professor Associado IV FAMED (UFC)/Coordenador do NUTEDS/UFC. Especialista em Educação a Distância Diego Rodrigues Tavares Gerente de Tecnologias da Informação e Produção de Materiais Didáticos do NUTEDS Cleyson Carvalho Cândido Graduando em contabilidade - Faculdade Lourenço Filho/Administrador do Moodle no NUTEDS.
  2. 2. INTRODUÇÃO O avanço das Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações (NTICs), na conjuntura dos sistemas educacionais de ensino superior, vem de encontro à crescente demanda por formação continuada, tanto na modalidade de ensino online quanto presencial, para atender necessidades de diversos profissionais, incluindo-se ai os trabalhadores da área da saúde. A utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem enormes vantagens nesse contexto educacional de elevada procura por constante atualização de conhecimentos.
  3. 3. O MOODLE possui diversas ferramentas que podem ser utilizadas como apoio no processo interativo da EAD online como, por exemplo: Wikis Chats Atividades Fóruns Dicionários MOODLE Bancos de Dados
  4. 4. O curso introdutório ao Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar (AD) é um curso gratuito disponibilizado para todo o Brasil voltado para Profissionais de Saúde, gestores e gerentes do SUS, que tem por objetivo a busca pela qualidade nos serviços de Atenção Domiciliar no Brasil. Parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ). COMPOSTO POR 18 módulos autoinstrucionais, sendo a UFC responsável por Introdução à Atenção Domiciliar e Intercorrências Agudas no Domicílio II.
  5. 5. METODOLOGIA A pesquisa utilizada neste trabalho é a explicativa que segundo Gil, (2008) “identifica os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. O método utilizado foi o estudo de caso que “constitui técnica apropriada para situações em que o pesquisador precisa responder às questões “como” e “por que” (Yin, 2005, p. 24). A pesquisa consiste em comparar o AVA do curso ofertado anteriormente “Curso de Especialização em Saúde da Família-CESF” com o curso de Atenção Domiciliar - AD, identificando os principais problemas de visualização e de uso, e a solução proposta como forma de facilitar o acesso do profissional de saúde e diminuir o índice de evasão.
  6. 6. RESULTADOS E DISCUSSÕES O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, NUTEDS/UFC teve a sua primeira experiência com o MOODLE durante a oferta do CESF.
  7. 7. Tela de Disciplina do Curso de Especialização em Saúde da Família.
  8. 8. Ambiente no próprio MOODLE
  9. 9. AMBIENTE NO PRÓPRIO MOODLE: TUTORIA
  10. 10. AMBIENTE NO PRÓPRIO MOODLE: TUTORIA
  11. 11. REFERÊNCIAS DELGADO, L. M. M. Uso da Plataforma Moodle como Apoio ao Ensino Presencial: Um Estudo de Caso. Rio de Janeiro: UFRJ / Faculdade de Letras, 2009. 125 p. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MACHADO, H. A. P. Júlio. Sistemas de Gerenciamento para Ensino. Dissertação de mestrado. Porto Alegre, maio de 2000. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos: Pesquisa bibliográfica, projeto e relatório: Publicações e trabalhos científicos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2001. PENTERICH, Eduardo. Ambientes virtuais de aprendizagem. In: Jacques Vigneron e Vera Barros de Oliveira. (Org.). Sala de Aula e Tecnologias. São Paulo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2005. RIBEIRO, R. S. Educação On-Line, Moodle e Suas Possibilidades Educacionais. Ciências Humanas em Revista, v.7, n.2, São Luis/MA, 2009. SABBATINI E. M. R. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet : A Plataforma Moodle. Disponível em <http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf>. Acesso em: 04 out. 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de Especialização, Pesquisa e Inovação em Saúde da Família: avaliação na EaD online. Fortaleza, 2010. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. AZEVEDO, Wilson. Muito Além do Jardim de Infância. Temas de Educação Online. Rio de Janeiro: Armazém Digital, 2005.
  12. 12. Cleyson Carvalho Candido Email: cleyson@medicina.ufc.br

×