Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Interações entre marcas e pessoas nas redes sociais: um estudo inicial

2,154 views

Published on

Apresentação do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Interações entre marcas e pessoas nas redes sociais: um estudo inicial".

Published in: Technology

Interações entre marcas e pessoas nas redes sociais: um estudo inicial

  1. 1. Interações entre marcas epessoas nas redes sociais: um estudo inicial Moisés Costa Pinto Orientação: Prof. Dr. André Lemos.
  2. 2. Marcas nas redes sociais● O desenvolvimento tecnológico informacional possibilita com que as pessoas migrem partes importantes dos seus cotidianos para os sites de redes sociais, como o Facebook.● As redes sociais são inseridas no ciberespaço;● Buscando interagir cada vez mais com consumidores, possíveis clientes, as marcas tentam se relacionar com as pessoas nos sites de redes sociais;
  3. 3. Marcas nas redes sociais● Como as marcas são vistas nas redes sociais digitais, ou seja, dentro dos sites de redes sociais?● A interação com as pessoas, sem intermediário, molda de alguma forma a personalidade e a identidade das marcas nas redes sociais?● E as pessoas, elas também tem sua identidade “conformada” ao interagir com marcas em sites de redes sociais?
  4. 4. Sumário1. Marcas;2. Redes Sociais;3. Sites de Redes Sociais;4. Facebook: ferramenta de potencialização de interações entremarcas e pessoas;5. Monitoramento6. Pesquisa survey: interações entre pessoas e marcas nasredes sociais.
  5. 5. 1. Marcas● Elemento que entra em jogo para tornar válida uma oposição. (SAUSSURE, 1916)● Equidade da marca: valor agregado a produtos e serviços pelo nome da marca;● Uma maneira de estabelecer diferenças é a narração (GREIMAS e COURTÉS, 2008; JENKINS, 2009) por meio do Storytelling (JENKINS, 2009).● Identidades fragmentadas (HALL, 2005)
  6. 6. 1. Marcas● Marketing 3.0: o conteúdo que é posto nas redes sociais é a nova publicidade (KOTLER, KARTAJAYA, SETIAWAN, 2010).● As pessoas consomem o “sistema marca” a partir de suas próprias escolhas (SEMPRIMI, 2010);● As marcas buscam relacionamentos (KOTLER, KARTAJAYA, SETIAWAN, 2010) para obterem preferências;● As marcas se tornam um fenômeno social (SEMPRIMI, 2010)
  7. 7. 1. Marcas● Modelo dos 3is: - Identidade - Integridade - Imagem● A soma dos valores positivos faz com que as pessoas se interessem em associar sua identidade com as identidades das marcas nos sites de redes sociais.● O ato de seguir/curtir nos sites de redes sociais já é um ato de associação, tagueamento. Uma tag significa uma identificação ( COYNE, 2010).
  8. 8. 2. Redes Sociais● Existem desde os primórdios da humanidade;● Lugares de fala de atores que interagem por meio de Conexões (RECUERO, 2009);● Lugar de manutenção do “eu” (LEMOS, 2002) a partir da interação com o “outro” (RECUERO, 2009);● Onde há interações existem redes sociais;● Interações fornecem insumos para a construção de capital social.
  9. 9. 3. Sites de Redes Sociais● Diferente de Redes Sociais;● São Ferramentas que possibilitam a existência de redes sociais no ciberespaço;● Criação de perfis (DORING, 2002, apud RECUERO);● Personalidades que interagem;
  10. 10. 4. Facebook● Funcionalidades que potencializam interações entre pessoas e entre pessoas e marcas;● Hiperorganização;● Marcas possuem fan pages – páginas próprias.● Interações no Facebook: - Perguntando / Respondendo: interagindo com conteúdos (curtir, comentar, compartilhar, etc); - Curtindo / seguindo / assinando uma página.
  11. 11. 4. Monitoramento● Os sites de redes sociais oferecem dados que podem ser monitorados.● Captação e análise de dados de interações;● Usado para analisar o comportamento de marcas e públicos;● Identificar como as pessoas veem as marcas e suas personalidades;● Com o monitoramento as marcas podem adequar suas identidades;
  12. 12. 6. Pesquisa survey● As pessoas já consideram sites de redes sociais como parte do seu dia a dia;● Pessoas procuram manter suas amizades offline nos sites de redes sociais;● Buscam informações sobre marcas na internet / sites de redes sociais;● Não é prioridade para as pessoas interagir com marcas nas redes sociais; as interações com marcas são esporádicas;● Pessoas preferem marcas que entretenham de alguma forma com seu conteúdo em detrimento de marcas muito institucionais;● Os usuários gostam mais de marcas de entretenimento do que de qualquer outro tipo;
  13. 13. 6. Pesquisa survey● A maior parte das pessoas segue marcas pois gostam de seus produtos / serviços;● Pessoas ficam satisfeitas quando marcas respondem suas interações;● A maior parte dos entrevistados respondeu que não gosta de receber mensagens do tipo “spam” pelas marcas;● As marcas que mais interagem são melhores avaliadas pelas pessoas;● A maioria dos usuários, 77%, aprovam a presença das marcas nos sites de redes sociais;
  14. 14. 6. Pesquisa survey● Os usuários que interagem com as marcas afirmam que costumam dar atenção imediata quando uma marca posta conteúdos nos sites de redes sociais.● Sobre posicionamento de marcas em sites de redes sociais: a maior parte, 68%, acredita que as marcas têm bom posicionamento;● Já 78% dos entrevistados acreditam que as marcas devem respeitar os espaços das pessoas nos sites de redes sociais.
  15. 15. Considerações Finais● As marcas se comunicam diretamente com as pessoas por meio de perfis / páginas em sites de redes sociais;● A comunicação substitui a publicidade tradicional;● As marcas se deixam influenciar pelas interações dos usuários de redes sociais digitais; tal processo culmina com a formação de identidades em construção;● As identidades das marcas são conformadas pelos processos interacionais;● O monitoramento das interações ajuda na construção das identidades das marcas;
  16. 16. Considerações Finais● O Facebook amplia o empowerment das pessoas nos sites de redes sociais;● Pessoas seguem marcas por influências de outras;● O empowerment só será posto em prática se as marcas interagirem “corretamente” com as pessoas de acordo com suas expectativas;● É preciso estudar essa nova camada que existe entre pessoas e marcas que se forma nos sites de redes sociais.

×