Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Propaganda Política Brasileira 2010 - Luciana Aparecida de Souza

Trabalho apresentado durante o 2º semestre de 2010 para a disciplina "Teoria da Comunicação" ministrada pela Profª Drª Tânia Callegaro. Autor: Luciana Aparecida de Souza.

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Propaganda Política Brasileira 2010 - Luciana Aparecida de Souza

  1. 1. Propaganda política brasileira 2010 No horário da Dilma, mostra o que já foi feito no governo Lula: aumento de renda e expectativa da população.Mostram as porcentagens de pessoas que tem certos produtos, como por exemplo, a geladeira. Aparecem pessoas sempre sorrindo, dizendo o “quanto melhoraram de vida”. Geralmente, são pessoas humildes, e muito agradecidas pelo governo Lula, por ter “dado” a casa, bolsa- família, saúde, entre outros. Dilma fala dessas conquistas do governo Lula, sempre sorrindo, gesticulando e fazendo muitos movimentos com as mãos. Ela promete dar continuidade, desta “coisa boa”, e um dos seus projetos é o PAC2. Outra coisa relevante é mostrar o quanto ela está crescendo no Ibope, abrindo grande vantagem no seu principal adversário, podendo até ganhar no primeiro turno. Marina Silva está mesmo caracterizada no combate ao desmatamento, seu horário é curto, então ela tem pouco tempo para falar de seus projetos.Sendo assim, o combate ao desmatamento é o carro-chefe da sua campanha. José Serra mostra como foi difícil sua vida na infância, com pais humildes, mas sempre trabalhando com respeito e caráter. Fala o que já foi feito por ele, como por exemplo, a vacina contra gripe de graça para os idosos, o aumento da parcela do seguro-desemprego, entre outros. Seu lema na campanha é Serra é do bem, e ataca sua principal adversária, Dilma Roussef, especialmente com o escândalo da Casa Civil. Mostra nas ruas um povo indignado, cansado dessas atrocidades. Seu tom de voz é bem manso, de forma amigável. Candidatos à deputado, tem segundos para falar de seus projetos.Muitos partem mesmo para um show de circo.Maguila aparece com luvas de boxe, batendo em palhaço de brinquedo, dizendo “Chega de palhaçada”. Tiririca, nem sabe o que um deputado faz, então ele pede para votar nele, para saber o que o deputado faz.Neste dia, ele aparece com pessoas caracterizadas, como ele, dizendo ser seus pais, e diz ainda: “Se não votar em mim, vou mandar mamãe e papai, assombrarem vocês”.
  2. 2. No partido do Enéias, todos têm o mesmo tom de voz, rápido, agressivo, de forma indignada, sempre com a música de Bethoven ao fundo. Referências Horário Político Brasileiro, 18 de setembro de 2010. Horário 20:30.

×