Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Afeganistão

  • Login to see the comments

Afeganistão

  1. 1. Nome: República Islâmica do AfeganistãoCapital: CabulLíngua: Pashtun e Dari (persa)Religião: IslamismoMoeda: Afegani ou AfeganeLocalização: Oriente MédioPopulação: 29 milhões de habitantesExpectativa de vida: 45 anosTerritório: 650 mil km²
  2. 2. O Afeganistão reúne características de 3 áreas da Ásia: Oriente Médio - Subcontinente Indiano - Ásia Central O clima é desértico e semi-árido, geralmente comtemperaturas elevadas durante o verão e muito baixasdurante o inverno, com chuvas irregulares. Devido ao seu clima, o Afeganistão tem uma ricavegetação ao norte, com florestas de coníferas nas grandesaltitudes e ao Sul, com as baixas altitudes as plantas são maisescassas limitando-se a arbustos e desertos.
  3. 3. O relevo afegão é bastante acidentado, com montanhas,planícies e depressões aparecendo com grande irregularidade. Amaior parte do território desse país encontra-se em elevadasaltitudes. O ponto mais alto é a montanha Noshaq com 7485metros acima do nível do mar. A principal cordilheira é a doHindu Kush. Mesmo com um baixo índice pluviométrico, a hidrografiado Afeganistão é bastante expressiva pois é alimentada pelodegelos das grandes montanhas de neves eternas. O Cabul é oprincipal rio afegão, com exceção dele, todos os outros cursosfluviais deságuam em lagos e mares fechados, pois o país nãopossui litoral.
  4. 4. O Afeganistão é um país extremamente pobre e suasprincipais atividades econômicas são: • A agricultura de cereais • A criação de gado ovino • Escoamento de minerais, como petróleo e gás natural provenientes das jazidas do Mar Cáspio. • Narcotráfico, o Afeganistão cultivava papoula para a fabricação de ópio e heroína na era do Taliban.
  5. 5.  Grupo étnico que fundou o Afeganistão no séc. XVIII.Corresponde a cerca de 40% da população. São conhecidos como afegãos étnicos ou “povo dosolhos esverdeados”. Falam a língua pashtun. São mulçumanos sunitas. Estão presentes no Afeganistão e no Paquistão. Grupo étnico dos Talibans . Idealizam a criação do Pashtunistão, um paísindependente e composto de pashtuns.
  6. 6.  Grupo étnico próximo aos persas. Corresponde à 25% da população afegã. Compunham a Aliança do Norte. São mulçumanos sunitas. Provem do Tadjiquistão. Descendentes de nômades mongóis. Correspondem a 20% da população do Afeganistão. São mulçumanos xiitas. Falam uma língua persa. Ocupavam a região central do Afeganistão, o Hazarajat Devido a discriminação, fazem os piores trabalhos. Foram submetidos aos pashtuns, com o pretexto deserem infiéis .
  7. 7. Reúne vários grupos étnicos de mulçumanos sunitas como:  Turcomenos: Provém do Turcomenistão. Correspondem à 900 mil afegãos.  Quirguizes: Provém do Quirguistão. Além de mulçumanos, alguns são budistas.  Uzbeques: Provém do Uzbequistão. Correspondem à 6% da população afegã. É o grupo turcófono mais numeroso. Os 10% restante de afegãos são de grupos étnico-nacionais, dentre eles estão os:  Aimaks  Nuristanis  Baluques
  8. 8. (1979 – 1989) Em plena Guerra Fria, os soviéticos com ideaisexpansionistas para o socialismo pelo mundo, dominam oAfeganistão com um golpe de Estado. Em resposta os guerrilheiros islâmicos ,favorecidos pelaCIA e por organizações islâmicas, partem para o confrontoque ganhou contornos de Guerra Santa , combatendo ocomunismo em nome do Islã. Depois de 10 anos de impotência e altos gastos com oexercito soviético, a União ordena em 1989 o fim daintervenção no Afeganistão.
  9. 9. (1979 – 1989) 35 mil soldados feridos 15 mil soldados soviéticos mortos em combate 1,3 milhões de afegãos mortos5 milhões de afegãos refugiados no Paquistão e no Irã
  10. 10. (1992 - 2001) Com o fim da intervenção soviética no Afeganistão,surgiu a disputa pelo poder. Assim os mujahedin, que anteslutavam unidos pelo Islã, passaram a dividir-se entrefacções. As duas principais facções eram:  o Hezb-e-Islami, composta de pashtuns,  o Jamiat-e-Islami, com presença tadjique. A guerra civil foi se arrastando e nenhuma facçãoconseguiu impor-se. Seus chefes tentaram fazer umgoverno de coalizão, mas não deu certo. Enquanto isso amilícia do Taliban ganhava força.
  11. 11. ...é um movimento islamita extremista nacionalista daetnia afegã pashtun, que efetivamente governou oAfeganistão entre 1996 e 2001. Seus participantes sãochamados de talibans ou “estudantes de religião”, pordisseminarem a lei do Corão. ...assim que os talibans conquistaram Cabul, emsetembro de 1996, passando a controlar o território. Antesdisso eles haviam ocupado o Sul do Afeganistão eexpulsado para o Norte as facções étnicas derrotadas, quedepois formaram a Aliança do Norte contra o Taliban.
  12. 12.  Proibição de músicas para dançar Proibição de uso da internet, televisão, cinema ou vídeo Proibição da raspagem ou corte dos cabelos Proibição do consumo de bebidas alcoólicas As mulheres deveriam andar completamente cobertas,do rosto aos pés. As mulheres só poderiam sair de casa ou trabalharacompanhadas. Era proibido brincar com bonecas ou bichos depelúcias e empinar pipas. Eliminação de qualquer objeto de idolatria
  13. 13. O Taliban rendeu-se ao lucro fácil donarcotráfico. Através das culturas de papoula fezdo Afeganistão o maior produtor de ópio dos anosnoventa. Todas as áreas de cultivo estavam sobcontrole dos talibans que cobravam 20% de todo ocarregamento que deixava o país.
  14. 14.  Depois que o Taliban abrigou o terrorista saudita OsamaBin Laden, acusado de promover e patrocinar o terrorismomundial, a situação do Afeganistão piorou. A ONUpressionou o país a fazer a extradição de Bin Laden, mas oTaliban se negou. Após o 11 de setembro de 2001, com as suspeitas dosataques recaindo sobre a Al Qaeda, os EUA começaram abombardear o Afeganistão. Os ataques americanos destruíram a infra-estrutura doTaliban. Assim a Aliança do Norte conseguiu recuperarCabul. Com a fuga de Mulá Omar o fim do Taliban foiselado.
  15. 15. Nº 23 – Letícia MartinsNº 25 – Lucas AlvesNº 27 – Lucas PereiraNº 31 – Mônica AlvesNº 36 – Vinycius de Sousa Cáp. 3 – O (quase) desconhecido Afeganistão Colégio São Francisco de Sales – Diocesano Disciplina: Geografia – Professor Helder 7ª série – Turma: D

×