Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

3.Inova Ria Uw Ponto C Mio

622 views

Published on

Published in: Education, Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

3.Inova Ria Uw Ponto C Mio

  1. 1. Press Release: A Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2003, baseada em Aveiro, com a missão de contribuir para a criação e consolidação de um agrupamento de telecomunicações que potencie o desenvolvimento e a competitividade da região de Aveiro. A solução abaixo descrita constitui um exemplo paradigmático da acção da Inova-Ria na promoção de sinergias entre empresas suas associadas. Os objectivos da Associação abrangem, por um lado, a promoção de sinergias de rede em vários vectores como sejam: a inovação nas empresas, a realização de actividades de investigação e desenvolvimento colaborativa, a formação, o marketing e a internacionalização. Consagram, por outro lado, como objectivo primordial, a criação de condições e realização de iniciativas que contribuam para atrair investimento para a região. A Ubiwhere Lda é uma empresa de forte carácter tecnológico e de inovação fundada em Setembro de 2007. A empresa tem duas áreas distintas de intervenção: • A consultoria e desenvolvimento de soluções de software para operadores de telecomunicações na área de Redes de Nova Geração e da Qualidade de Serviço; • A investigação e desenvolvimento de produtos/serviços inovadores para dispositivos móveis baseados em contexto (ou seja, tendo em consideração o meio envolvente do utilizador, nomeadamente a sua localização, preferências/perfil, condições atmosféricas, ...) com um enfoque particular na área do turismo e do city marketing; Presentemente, a Ubiwhere está a concluir o desenvolvimento de um guia multimédia turístico aplicado à mobilidade ciclável (solução integrável com plataformas de terceiros - sejam plataformas web de conteúdos ou sistemas de gestão de parques de bicicleta). A Ponto.C é uma Softwarehouse especialista em Sistemas de Gestão Integrada e proprietária do Software Uebe.Q, líder na área de Soluções de conformidade com Referenciais Normativos. Certificada nas normas NP EN ISO 9001:2000 e NP 4457, a Ponto.C aposta no seu Sistema de Inovação como forma de alavancar a sua actividade e de gerar riqueza. É uma empresa Afiliada do programa CMU Portugal, protocolo entre o Estado Português e a Universidade Carnegie Mellon. Actualmente procura diversificar a sua actividade, disponibilizando Serviços de Software e Soluções Web, integrando ainda Divisões de Consulting e Networking. Fruto do seu Núcleo de ID&T a Ponto.C possui um leque de produtos inovadores: O serviço net.partner, CRM Integrado, Controlo Estatístico de Processos, uebe.Q para Higiene e Segurança no Trabalho (OHSAS 18001:1999), entre outros, consolidando a sua posição no mercado. A Ponto.C destaca-se pela abordagem personalizada, abrangência dos seus serviços, dinamização de parcerias e capacidade de Inovação.
  2. 2. A Micro I/O – Sistemas de Electrónica, Lda. (www.microio.pt) é uma empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de sistemas electrónicos e informáticos, desenvolvendo inovadoras soluções integradas de software e hardware. A Micro I/O existe para os clientes que procuram a solução adequada ao seu problema. Para estes, a Micro I/O desenvolveu um leque variado de produtos, entre os quais se destacam o SIGE (Sistema Integrado de Gestão de Escolas), a plataforma de cartões de escola mais utilizada em Portugal, sistemas biométricos de controlo de assiduidade, o GeF, um sistema de gestão de filas de espera, e o B-LIVE, um sistema de domótica inovador, vencedor do Prémio Eng. Jaime Filipe 2007, um galardão do Instituto da Segurança Social para a melhor concepção inovadora e promotora de autonomia. Oferece ainda o grau mais elevado de adaptação às necessidades dos Clientes, através do desenvolvimento por medida de soluções totalmente dirigidas e conduzidas pelas suas preocupações. Projecto Mobilidade Ciclável Em conjunto, estas três empresas do universo InovaRia reuniram esforços e competências, posicionando-se para oferecer uma solução tecnológica integrada para a gestão de um parque de bicicletas públicas partilhadas. A Ubiwhere, a Ponto.C e a Micro I/O partilham dos ideais subjacentes ao projecto Murtosa Ciclável, nomeadamente a promoção de formas de vivência e, em particular, de deslocação e mobilidade que sejam consentâneas com um maior respeito pelo meio ambiente. Esta solução é estruturada sobre três eixos de intervenção: • um sistema de gestão do parque de bicicletas, permitindo, entre outros, a implementação de sistemas automáticos de aluguer das bicicletas, o controlo e monitorização da lotação dos parques, a divulgação pública e em tempo-real da disponibilidade de bicicletas em cada parque e a disponibilização de interface para reporte de incidentes (apoio à manutenção do parque de bicicletas). • um sistema de Guias Turísticos Pessoais. Dispositivos portáteis, semelhantes a um PDA, que conterão informação turística cuja disponibilização será baseada no contexto: na sua localização, dando a informação relevante para o local em que o turista se encontra; na envolvente, reagindo a estímulos de eventos externos (por exemplo, indicando a probabilidade de chuva ou aguaceiros, uma contingência relevante para quem se desloca em bicicleta); e no próprio utilizador, adequando os conteúdos às suas preferências. Serão dispositivos de Web 2.0, com a criação de comunidades virtuais e poderão permitir a realização de reservas on-line, bem como o agendamento e alerta de eventos (aviso sobre actividades a decorrer, por exemplo). • um sistema de plataformas de informação e disponibilização via Web, que gerirá toda a informação e fará a sua disponibilização através da Internet.

×