Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Palestrante Moacir Moura - Mapeamento de Competências - Empresa de Serviços

365 views

Published on

Desenvolvimento e gestão de competências em empresas de serviços - Outsourcing.

Published in: Marketing
  • Be the first to comment

Palestrante Moacir Moura - Mapeamento de Competências - Empresa de Serviços

  1. 1. Mapeamento de C O M P E T Ê N C I A S Em empresas de Serviços – Outsourcing. Palestrante Moacir Moura 1 – Companheirismo. Espírito de equipe. 2 – Busca incessante de conhecimentos focados no setor. 3 – Comprometimento – causa própria e causa da empresa. 4 – Aculturamento. Compreensão e ativação da cultura empresarial. 5 – Adaptabilidade. Inovar e se reinventar todo o santo dia. 6 – Agressividade comercial. Agilização do ciclo de fechamento. 7 – Empatia. A capacidade de se colocar no sapato dos outros. 8 – Simplicidade. Objetividade na comunicação e nos resultados. 9 – Ser um Gestor de Soluções, não de problemas. 10 – Qualificação. Capacitação. Atualização permanente. 11 – Foco. Foco no trabalho. Foco no foco do cliente. 12 – Foco em resultados. Foco na gestão do contrato com o cliente. 13 – Uso inteligente da tecnologia para agilizar o processo produtivo 14 – Proatividade. Ação. Se antecipar aos possíveis problemas. 15 – Boa dose de humildade na comunicação interpessoal. 16 – Relacionamento. Ouvir, falar e se relacionar. Entendimento. 17 – Bom humor. Pessoas felizes produzem mais. 18 – Comunicação. Interpretar o que ainda não foi dito.
  2. 2. 19 – Bom senso e compreensão das coisas 20 – Colaboração. Disposição para se ajudar mutuamente, agindo em equipe. Gerando sinergia (2+2= a 5, 8, 12 ou 20). Competências listadas pelos participantes de um Workshop sobre Vendas Consultivas, realizado in comapany para uma grande empresa de prestação de serviços profissionais e ministrado pelo palestrante Moacir Moura. Há um Banco de Competências na empresa. Basta usá-las de forma organizada e fazer uma boa gestão de pessoas. Claro, não basta haver uma boa gama de conhecimentos. É preciso transformá-los em sabedoria e esta, em RESULTADOS. Os serviços têm uma dinâmica diferente dos produtos. Os bens tangíveis são entregues fisicamente ao cliente, enquanto que os serviços são desempenhados e executados pelas pessoas. Os serviços têm as seguintes particularidades: • Inseparabilidade Produtos concretos seguem um padrão de produção: primeiramente são produzidos, após armazenados, para finalmente serem vendidos. Já os serviços, são produzidos e consumidos simultaneamente. Assim, os serviços não se separam de quem os fornece. Se o funcionário cometer qualquer tipo de erro o serviço será “defeituoso” e não é possível separar do serviço em si. • Intangibilidade • Uma das principais características do serviço é a intangibilidade, quer dizer que os serviços são intangíveis por que não poder ser tocados ou vistos. Dessa forma, os consumidores procuram formas de atestar a qualidade dos serviços. Bancos precisam transmitir a ideia da eficiência e agilidade dos serviços oferecidos, assim deve cuidar de todos os aspectos de contato com o cliente. Assim bancos devem ter: • O local físico adequado para os serviços rápidos e eficientes; • Deve ter aparência harmoniosa e organizada; • Funcionários alinhados e bem vestidos; • A aparência das mesas e equipamentos modernos; • Propaganda e comunicação devem indicar sua eficiência; • Os preços devem ser divulgados de forma simples e clara;
  3. 3. • Inseparabilidade • Produtos concretos seguem um padrão de produção: primeiramente são produzidos, após armazenados, para finalmente serem vendidos e consumidos. Já os serviços, são produzidos e consumidos simultaneamente. Assim, os serviços não se separam de quem os fornece. Quando o Gerente do banco, ou outro funcionário atende um cliente, ele faz parte do serviço, não existe a possibilidade de separar o funcionário da prestação do serviço. Se o funcionário cometer qualquer tipo de erro o serviço será “defeituoso” e não é possível separar do serviço em si. O mesmo ocorre com as máquinas usadas no serviço, por exemplo o Caixa Eletrônico, se este não funcionar corretamente o serviço será “defeituoso”. • Variabilidade • Os serviços apresentam a características de variar em dois sentidos: o mesmo Banco pode “ofertar” serviços com qualidade diferentes, variando de agência para agência e até de funcionário para funcionário, o que requer uma busca de padronização através de treinamentos, normas e políticas internas. O outro sentido é a variação no sentido de adaptar o serviço à necessidade do cliente, o que é um ponto positivo, porém, exige-se também manutenção de padrões de qualidade. • Perecibilidade • Uma vez que serviços não podem ser armazenados, estes se apresentam de forma perecível. Assim, bancos não conseguem determinar a quantidade da demanda pelos seus serviços e não é possível controlar a quantidade de funcionários. Apresentando em bancos filas em alguns horários e vazios em outro. Uma forma muito utilizada é o incentivo para o autoatendimento pelo cliente em canais eletrônicos. Principalmente a Internet, onde o banco possui menor custo. Outra forma de analisar a perecibilidade, consiste em cobrar mesmo quando não há utilização, pode ser exemplificado quando o banco vende os “pacotes de serviço” que contemplam diversos serviços que o cliente pode utilizar no decorrer do mês, caso o cliente não utilize todos os serviços do pacote, pagará por eles, dado que a disponibilidade do serviço já faz parte do serviço em si.

×