Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guia do utilizador da Biblioteca Escolar

21 views

Published on

Escola Básica e Secundária de Santa Maria - Açores

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Guia do utilizador da Biblioteca Escolar

  1. 1. Inscreve-te no Clube “Amigos da Biblioteca” e comparece à quarta feira, no período da tarde, para estudares com os teus colegas ou para participares em atividades dinâmicas propostas pela equipa da BE ou que tu pró- prio podes sugerir. GUIA DO UTILIZADOR Com apoio da Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores— RRBE Fica a conhecer a tua nova BIBLIOTECA ESCOLAR Bem-vindo à BIBLIOTECA ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DO FUNDO DOCUMENTAL Os livros estão organizados nas estantes por áreas temáticas. Sempre que precisares de um livro, podes retirá-lo, mas não o repo- nhas no lugar de onde o tiraste. Deixa-o na cesta destinada para o efeito. Áreas temáticas 0. Generalidades (enciclopédias gerais, dicio- nários) 1. Filosofia. Psicologia 2. Religião. Teologia. 3. Ciências sociais. Economia. Direito. Políti- ca. Assistência social 5. Matemática. Física. Química. Astronomia. Biologia. 6. Ciências aplicadas. Saúde. Tecnologia. 7. Arte. Arquitetura. Desporto. Música. 8. Língua. Linguística. Literatura. 9. Geografia. Biografia. História. CONTACTOS  viagemdesaberes@gmail.com  BE Viagem de saberes.facebook.com  viagemdesaberes.blogspot.com  Tel: 296820060 Equipa de Coordenação da Biblioteca  Prof. Generosa Almeida —coordenadora (Português)  Prof. Lénea Pacheco (Inglês)  Prof. Mª do Carmo Nascimento (Francês)  Prof Ana Simões (Ensino Especial)  Professores de apoio à BE Equipa Técnica  Margarida Rosa —Técnica superior  Lígia Sousa- Assistente operacional HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS 9 HORAS ÀS 17 HORAS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA
  2. 2. A biblioteca escolar é “parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desen- volvimento das práticas educativas, e não um mero local de trabalho e ou de armazenamento de recur- sos” (Res. do Conselho do Governo n.º 82/2011) . A BE tem assim a missão de orientar “a ação dos jo- vens no uso da informação, no processo de aprendi- zagem, na aquisição do conhecimento e no relaciona- mento com o mundo que os rodeia. (Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”) A equipa da BE apoia-te, por exemplo,  na forma de apresentares a tua leitura na sala de aula;  na pesquisa e na produção de trabalhos;  na realização de trabalhos de casa;  na preparação para os concursos. MISSÃO da BIBLIOTECA ESCOLAR Na biblioteca, existem várias zonas funcionais BE 1 1- Zona de acolhimento Ao entrares na BE, deves  fazer imediatamente o “Registo diário” no computador que se encontra à tua direita.  consultar o painel informativo, que se encontra à tua esquerda. Ao balcão, podes  obter informações e apoio na procura de livros;  pedir ajuda nos trabalhos de pesquisa;  fazer a requisição de livros e outros documentos (DVDs, CDs) para consulta na BE, para casa e/ou para a sala de aula;  solicitar a impressão de trabalhos escolares; 2- Zona de leitura e de consulta de documenta- ção Este é o espaço para  acederes à Internet e a outros suportes digitais (CDs, DVDs) para pesquisa e produção dos teus trabalhos escolares, individuais ou em grupo;  teres acesso direto a sites e links temáticos fidedignos, dicionários digitais, através do blogue da BE;  ler e consultar os livros que se encontram organizados por classes, nas estantes;  estudar ou consultar manuais escolares e outros materiais de apoio ao estudo. BE 2 3 - Zona de leitura informal Aqui podes, de forma mais descontraída  ler um livro, individual ou em grupo;  ler periódicos, (jornais, revistas), banda dese- nhada e folhetos;  realizar jogos didáticos;  ouvir música. 4 - Zona de consulta e produção multimé- dia Aqui podes  visualizar e ouvir docu- mentos áudio-visuais em diferentes suportes, (Internet, CDs, DVDs, TV);  participar em debates, concursos ou jogos online.  produzir materiais diversos (cartazes, desdobrá- veis, textos multimédia) individuais / em grupo;  assistir a/ou apresentar trabalhos aos colegas. Hall de exposições Aqui vais encontrar expositores com: · informações importantes para ti e para os teus encarregados de educação; · anúncios sobre concursos, encontros com escritores; · espaços reservados para as exposições dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo.

×