SlideShare a Scribd company logo
1 of 11
Download to read offline
 
A  história do manejo das armas decorre paralela à  da própria humanidade.  O homem tem vindo desde a sua origem, a inventar armas de madeira, de pedra e depois em metal. Serviam para caçar, regular as querelas particulares, os combates entre tribos e entre nações.  Entre todos os povos, o estudo do manejo das armas tomou imediatamente um lugar importante. Vinte séculos antes da nossa era, os chineses tinham já os seus mestres de armas.  Curiosidade A primeira lâmina de espada de que se tem notícia foi encontrada no túmulo de Sargão, o primeiro rei de Ur, em Acade, é de bronze e tem cerca de 50 séculos.
Na Idade Média, o manejo das armas brancas, de forma mais ou menos acertada, tinha uma grande importância. E não somente para a guerra mas também para os questões pessoais e duelos judiciais, cuja origem se atribui aos povos Escandinavos e Germanos, os quais rendiam honrar à Espada - Denominada "ESKERMIE" - dedicando-lhe hinos. Nestas civilizações até os próprios reis se submetiam a duelos.  Os Francos tiveram como armas ofensivas, principalmente uma espada curta, forte e afiada, com melhor têmpera que a dos seus antepassados os Gauleses - mais bravos que bem armados.
Durante muito tempo a esgrima fez-se sem habilidade, só reinando a força bruta. Graças ao progresso da civilização e, à mercê das guerras, as armas aperfeiçoaram-se, os métodos de combate progrediram e descobriu-se as vantagens da habilidade, da ciência e da astúcia sobre a força.  Ao que parece a esgrima moderna teve o seu ponto de partida em Espanha. Em 1474, os espanhóis Pons e Pedrós Torres escreveram os primeiros tratados do desporto. Aí se manteve estacionário, um tanto teórica, até aos meados do século XVI, depois desenvolveu-se na Itália. Estudada como uma ciência exacta, expandiu-se depois para toda a Europa.
O fim do século XIX é assinalado pela renovação dos Jogos Olímpicos em Atenas, em 1896, pela iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, ele próprio grande esgrimista. A esgrima é representada por 4 países e 13 atiradores nas modalidades florete e sabre. A espada entra no calendário a partir das Olimpíadas de Paris, em 1900. Também nos jogos Olímpicos de Paris, mas em 1924, surge a primeira competição feminina, de florete.
Técnica da Esgrima A esgrima é um desporto que pode ser praticado com três armas diferentes, cada uma delas com uma regra específica e as suas características: o florete, a espada e o sabre. O florete é a arma mais popular em esgrima e uma das primeiras escolhas na aprendizagem deste desporto. No florete apenas são válidos os toques no torso. O primeiro a atacar tem prioridade sobre o outro, obrigando-o a responder. A parte do florete que protege a mão é ligeiramente menor, visto não serem válidos toques na mão. O colete utilizado é metálico, para distinguir a zona válida e não válida. Peso máximo: 500g Comprimento máx. da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cm
A palavra espada é vulgarmente utilizada para se referir a uma série de armas brancas longas. A espada, na verdade, é formada por uma lâmina comprida, normalmente recta e pontiaguda, de metal, com gume em ambos os lados. Na espada  são permitidos toques em qualquer parte do corpo e o primeiro esgrimista a tocar marca ponto. Apenas os toques de ponta são válidos. O equipamento utilizado é o fato branco, ténis, mascara e espada. Não é utilizado colete, porque todos os toques são válidos.  Peso máximo: 770g Comprimento máximo da lâmina: 90 cm Comprimento máximo total: 110 cm
O ancestral desta arma é o sabre de cavalaria, uma arma de lâmina larga, ligeiramente curva e de um fio só. O sabre é uma arma de corte de influência oriental, usada por soldados montados a cavalo, cujo comprimento era o suficiente para se atingir tanto um cavaleiro inimigo quanto um soldado a pé. Tradicionalmente, o sabre antigo é afiado para o comprimento total do gume e 1/3 do lado oposto (o chamado "falso gume"). Os sabres modernos permitem que o atleta use ambos os lados da arma. Num combate de sabre, o esgrimista apenas pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário e tal como o florete, é uma arma convencional. Como os braços são um alvo possível não se usa um colete metálico mas sim um casaco. Peso máximo: 500g Comprimento máximo da lâmina: 88 cm Comprimento máximo total: 105 cm
A esgrima em Portugal A Federação Portuguesa de Esgrima foi criada em 1922, na cidade de Lisboa. Contudo, a esgrima como desporto organizado já se praticava em Portugal em finais do século XIX, quando o mestre de Armas António Martins fundou o Centro Nacional de Esgrima, instituição praticamente oficial tutelada pelos Ministérios da Guerra e da Marinha.  As primeiras competições de esgrima de que há notícia ocorreram em 1899 e 1900, em Lisboa, e foram presididas pelos reis, que normalmente faziam a entrega dos prémios.  No séc. XIX a esgrima goza de grande popularidade e prestígio e é ensinada nas principais escolas, no Colégio dos Nobres, no Colégio Militar, no Colégio Académico, etc., e nos mais importantes clubes de Lisboa, como o Grémio Literário, o Turf Clube, o Real Ginásio Clube Português, o Ateneu Comercial e outros. Em 1912, em Estocolmo, quando os portugueses participam pela primeira vez em Jogos Olímpicos, lá está um esgrimista português, Fernando Correia, um dos fundadores do Comité Olímpico Português. Em 1928, nos Jogos de Amsterdão a esgrima deu à Portugal a sua primeira medalha olímpica.
Pelas mãos de João Gomes os portugueses ganham a sua primeira medalha de ouro numa prova da Taça do Mundo. Conquistam medalhas de prata e bronze em Campeonatos da Europa de Florete e Espada, atingem lugares nas finais de Campeonatos da Europa e do Mundo e foram campeões da Europa em Florete Masculino por equipas no ano 2000, o que representa o maior sucesso de sempre da esgrima portuguesa e o único título obtido por uma equipa portuguesa numa disciplina olímpica.  Nos Jogos Olímpicos de Pequim a esgrima portuguesa teve a sua sétima participação consecutiva. Os nossos atiradores presentes foram Joaquim Videira, que participaou na prova de espada, e Débora Nogueira, que participou no florete.
Queres aprender esgrima? Actualmente, no Algarve, a única Sala d’Armas em funcionamento é a da EB 2/3 Dr. Alberto Iria, em Olhão. Este Clube está aberto a todas as pessoas interessadas em aprender e praticar a esgrima. Vários alunos da nossa Escola já estão a praticar a esgrima. Por isso, se quiseres… junta-te a nós e … …  en garde!!

More Related Content

What's hot (20)

Atletismo
AtletismoAtletismo
Atletismo
 
Atletismo
AtletismoAtletismo
Atletismo
 
Ginástica acrobática
Ginástica acrobáticaGinástica acrobática
Ginástica acrobática
 
Trabalho de Atletismo - Aconsa
Trabalho de Atletismo - AconsaTrabalho de Atletismo - Aconsa
Trabalho de Atletismo - Aconsa
 
Ginastica de Solo - UFAC
Ginastica de Solo - UFACGinastica de Solo - UFAC
Ginastica de Solo - UFAC
 
Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]
Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]
Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]
 
Ginastica Acrobática e de Trampolim
Ginastica Acrobática e de TrampolimGinastica Acrobática e de Trampolim
Ginastica Acrobática e de Trampolim
 
Esgrima adaptada
Esgrima adaptadaEsgrima adaptada
Esgrima adaptada
 
Badminton
BadmintonBadminton
Badminton
 
Atletismo
AtletismoAtletismo
Atletismo
 
Jogos paralimpicos
Jogos paralimpicosJogos paralimpicos
Jogos paralimpicos
 
Ginástica Acrobática
Ginástica AcrobáticaGinástica Acrobática
Ginástica Acrobática
 
Trabalho de volei
Trabalho de voleiTrabalho de volei
Trabalho de volei
 
Jogos paralímpicos
Jogos paralímpicosJogos paralímpicos
Jogos paralímpicos
 
História Do Futebol
História Do FutebolHistória Do Futebol
História Do Futebol
 
Natação
NataçãoNatação
Natação
 
Apresentação de educaçao ficica
Apresentação de educaçao ficicaApresentação de educaçao ficica
Apresentação de educaçao ficica
 
Gin. de trampolim
Gin. de trampolimGin. de trampolim
Gin. de trampolim
 
Atletismo corrida de estafetas
Atletismo corrida de estafetasAtletismo corrida de estafetas
Atletismo corrida de estafetas
 
Ginástica Artística
Ginástica ArtísticaGinástica Artística
Ginástica Artística
 

Viewers also liked (18)

Esgrima adaptado para escolas
Esgrima adaptado para escolasEsgrima adaptado para escolas
Esgrima adaptado para escolas
 
Esgrima
EsgrimaEsgrima
Esgrima
 
Esgrima
EsgrimaEsgrima
Esgrima
 
Esgrima sable
Esgrima sableEsgrima sable
Esgrima sable
 
Esgrima espada
Esgrima espadaEsgrima espada
Esgrima espada
 
Esgrima
EsgrimaEsgrima
Esgrima
 
(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc
(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc
(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc
 
Dicas De Esportes
Dicas De EsportesDicas De Esportes
Dicas De Esportes
 
1. jogos olímpicos
1. jogos olímpicos1. jogos olímpicos
1. jogos olímpicos
 
Trabalho Olimpiadas Tic
Trabalho Olimpiadas TicTrabalho Olimpiadas Tic
Trabalho Olimpiadas Tic
 
Voleibol sentados
Voleibol sentadosVoleibol sentados
Voleibol sentados
 
Jogos olimpicos na antiguidade
Jogos olimpicos na antiguidadeJogos olimpicos na antiguidade
Jogos olimpicos na antiguidade
 
Voleibol Adaptado
Voleibol AdaptadoVoleibol Adaptado
Voleibol Adaptado
 
Jogos olímpicos
Jogos olímpicosJogos olímpicos
Jogos olímpicos
 
Jogos Olímpicos
Jogos OlímpicosJogos Olímpicos
Jogos Olímpicos
 
Jogos Olimpícos
Jogos OlimpícosJogos Olimpícos
Jogos Olimpícos
 
Capacidades físicas
Capacidades físicasCapacidades físicas
Capacidades físicas
 
Capacidades FíSicas
Capacidades FíSicasCapacidades FíSicas
Capacidades FíSicas
 

Similar to Esgrima

Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)Angelo Vieira
 
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)jogodopaupt
 
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...Aviner Viana
 
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténisJaimeCarvalho23
 
ATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptxATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptxefnelsonivo
 
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016Emerson Andrade
 

Similar to Esgrima (13)

Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
 
Regras da esgrima
Regras da esgrimaRegras da esgrima
Regras da esgrima
 
Tenis conteudo
Tenis   conteudoTenis   conteudo
Tenis conteudo
 
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
 
Historico do tênis
Historico do tênisHistorico do tênis
Historico do tênis
 
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
 
Os jogos olímpicos
Os jogos olímpicosOs jogos olímpicos
Os jogos olímpicos
 
Andebol
AndebolAndebol
Andebol
 
Maratonista do saber
Maratonista do saberMaratonista do saber
Maratonista do saber
 
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
 
ATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptxATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptx
 
Arco e flecha
Arco e flecha Arco e flecha
Arco e flecha
 
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
 

More from marco :)

Promoção da saúde
Promoção da saúdePromoção da saúde
Promoção da saúdemarco :)
 
Poluição Atmosférica
Poluição AtmosféricaPoluição Atmosférica
Poluição Atmosféricamarco :)
 
Sistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso AutonomoSistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso Autonomomarco :)
 
Sistema Hormonal
Sistema HormonalSistema Hormonal
Sistema Hormonalmarco :)
 
Sist Neurohormonal
Sist NeurohormonalSist Neurohormonal
Sist Neurohormonalmarco :)
 
Estímulos Nervosos
Estímulos NervososEstímulos Nervosos
Estímulos Nervososmarco :)
 
Fecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento EmbrionárioFecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento Embrionáriomarco :)
 
Descoberta Da Vacina
Descoberta Da VacinaDescoberta Da Vacina
Descoberta Da Vacinamarco :)
 
Sistema Digestivo
Sistema DigestivoSistema Digestivo
Sistema Digestivomarco :)
 
Nutrientes
NutrientesNutrientes
Nutrientesmarco :)
 
Comer Correctamente
Comer CorrectamenteComer Correctamente
Comer Correctamentemarco :)
 
Evolução das Espécies
Evolução das EspéciesEvolução das Espécies
Evolução das Espéciesmarco :)
 
Ecossistemas
EcossistemasEcossistemas
Ecossistemasmarco :)
 
A Camada de Ozono
A Camada de OzonoA Camada de Ozono
A Camada de Ozonomarco :)
 
Quiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura EcossistemaQuiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura Ecossistemamarco :)
 
Estrutura Ecossistema
Estrutura EcossistemaEstrutura Ecossistema
Estrutura Ecossistemamarco :)
 
Alterações Ambientais
Alterações AmbientaisAlterações Ambientais
Alterações Ambientaismarco :)
 
Movimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas LitosfericasMovimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas Litosfericasmarco :)
 
Estrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da TerraEstrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da Terramarco :)
 

More from marco :) (20)

Promoção da saúde
Promoção da saúdePromoção da saúde
Promoção da saúde
 
Célula
CélulaCélula
Célula
 
Poluição Atmosférica
Poluição AtmosféricaPoluição Atmosférica
Poluição Atmosférica
 
Sistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso AutonomoSistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso Autonomo
 
Sistema Hormonal
Sistema HormonalSistema Hormonal
Sistema Hormonal
 
Sist Neurohormonal
Sist NeurohormonalSist Neurohormonal
Sist Neurohormonal
 
Estímulos Nervosos
Estímulos NervososEstímulos Nervosos
Estímulos Nervosos
 
Fecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento EmbrionárioFecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento Embrionário
 
Descoberta Da Vacina
Descoberta Da VacinaDescoberta Da Vacina
Descoberta Da Vacina
 
Sistema Digestivo
Sistema DigestivoSistema Digestivo
Sistema Digestivo
 
Nutrientes
NutrientesNutrientes
Nutrientes
 
Comer Correctamente
Comer CorrectamenteComer Correctamente
Comer Correctamente
 
Evolução das Espécies
Evolução das EspéciesEvolução das Espécies
Evolução das Espécies
 
Ecossistemas
EcossistemasEcossistemas
Ecossistemas
 
A Camada de Ozono
A Camada de OzonoA Camada de Ozono
A Camada de Ozono
 
Quiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura EcossistemaQuiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura Ecossistema
 
Estrutura Ecossistema
Estrutura EcossistemaEstrutura Ecossistema
Estrutura Ecossistema
 
Alterações Ambientais
Alterações AmbientaisAlterações Ambientais
Alterações Ambientais
 
Movimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas LitosfericasMovimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas Litosfericas
 
Estrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da TerraEstrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da Terra
 

Recently uploaded

SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123JaineCarolaineLima
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaBenigno Andrade Vieira
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosAgrela Elvixeo
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino FilosofiaLucliaResende1
 
A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...
A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...
A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...Unidad de Espiritualidad Eudista
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderLucliaResende1
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalidicacia
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfItaloAtsoc
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXHisrelBlog
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Colaborar Educacional
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresEu Prefiro o Paraíso.
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING Mary Alvarenga
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxAntonioVieira539017
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Recently uploaded (20)

SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 2. Análise temática (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
 
A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...
A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...
A Congregação de Jesus e Maria, conhecida também como os Eudistas, foi fundad...
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
 
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdfAbordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
 
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 

Esgrima

  • 1.  
  • 2. A história do manejo das armas decorre paralela à da própria humanidade. O homem tem vindo desde a sua origem, a inventar armas de madeira, de pedra e depois em metal. Serviam para caçar, regular as querelas particulares, os combates entre tribos e entre nações. Entre todos os povos, o estudo do manejo das armas tomou imediatamente um lugar importante. Vinte séculos antes da nossa era, os chineses tinham já os seus mestres de armas. Curiosidade A primeira lâmina de espada de que se tem notícia foi encontrada no túmulo de Sargão, o primeiro rei de Ur, em Acade, é de bronze e tem cerca de 50 séculos.
  • 3. Na Idade Média, o manejo das armas brancas, de forma mais ou menos acertada, tinha uma grande importância. E não somente para a guerra mas também para os questões pessoais e duelos judiciais, cuja origem se atribui aos povos Escandinavos e Germanos, os quais rendiam honrar à Espada - Denominada "ESKERMIE" - dedicando-lhe hinos. Nestas civilizações até os próprios reis se submetiam a duelos. Os Francos tiveram como armas ofensivas, principalmente uma espada curta, forte e afiada, com melhor têmpera que a dos seus antepassados os Gauleses - mais bravos que bem armados.
  • 4. Durante muito tempo a esgrima fez-se sem habilidade, só reinando a força bruta. Graças ao progresso da civilização e, à mercê das guerras, as armas aperfeiçoaram-se, os métodos de combate progrediram e descobriu-se as vantagens da habilidade, da ciência e da astúcia sobre a força. Ao que parece a esgrima moderna teve o seu ponto de partida em Espanha. Em 1474, os espanhóis Pons e Pedrós Torres escreveram os primeiros tratados do desporto. Aí se manteve estacionário, um tanto teórica, até aos meados do século XVI, depois desenvolveu-se na Itália. Estudada como uma ciência exacta, expandiu-se depois para toda a Europa.
  • 5. O fim do século XIX é assinalado pela renovação dos Jogos Olímpicos em Atenas, em 1896, pela iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, ele próprio grande esgrimista. A esgrima é representada por 4 países e 13 atiradores nas modalidades florete e sabre. A espada entra no calendário a partir das Olimpíadas de Paris, em 1900. Também nos jogos Olímpicos de Paris, mas em 1924, surge a primeira competição feminina, de florete.
  • 6. Técnica da Esgrima A esgrima é um desporto que pode ser praticado com três armas diferentes, cada uma delas com uma regra específica e as suas características: o florete, a espada e o sabre. O florete é a arma mais popular em esgrima e uma das primeiras escolhas na aprendizagem deste desporto. No florete apenas são válidos os toques no torso. O primeiro a atacar tem prioridade sobre o outro, obrigando-o a responder. A parte do florete que protege a mão é ligeiramente menor, visto não serem válidos toques na mão. O colete utilizado é metálico, para distinguir a zona válida e não válida. Peso máximo: 500g Comprimento máx. da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cm
  • 7. A palavra espada é vulgarmente utilizada para se referir a uma série de armas brancas longas. A espada, na verdade, é formada por uma lâmina comprida, normalmente recta e pontiaguda, de metal, com gume em ambos os lados. Na espada são permitidos toques em qualquer parte do corpo e o primeiro esgrimista a tocar marca ponto. Apenas os toques de ponta são válidos. O equipamento utilizado é o fato branco, ténis, mascara e espada. Não é utilizado colete, porque todos os toques são válidos. Peso máximo: 770g Comprimento máximo da lâmina: 90 cm Comprimento máximo total: 110 cm
  • 8. O ancestral desta arma é o sabre de cavalaria, uma arma de lâmina larga, ligeiramente curva e de um fio só. O sabre é uma arma de corte de influência oriental, usada por soldados montados a cavalo, cujo comprimento era o suficiente para se atingir tanto um cavaleiro inimigo quanto um soldado a pé. Tradicionalmente, o sabre antigo é afiado para o comprimento total do gume e 1/3 do lado oposto (o chamado "falso gume"). Os sabres modernos permitem que o atleta use ambos os lados da arma. Num combate de sabre, o esgrimista apenas pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário e tal como o florete, é uma arma convencional. Como os braços são um alvo possível não se usa um colete metálico mas sim um casaco. Peso máximo: 500g Comprimento máximo da lâmina: 88 cm Comprimento máximo total: 105 cm
  • 9. A esgrima em Portugal A Federação Portuguesa de Esgrima foi criada em 1922, na cidade de Lisboa. Contudo, a esgrima como desporto organizado já se praticava em Portugal em finais do século XIX, quando o mestre de Armas António Martins fundou o Centro Nacional de Esgrima, instituição praticamente oficial tutelada pelos Ministérios da Guerra e da Marinha. As primeiras competições de esgrima de que há notícia ocorreram em 1899 e 1900, em Lisboa, e foram presididas pelos reis, que normalmente faziam a entrega dos prémios. No séc. XIX a esgrima goza de grande popularidade e prestígio e é ensinada nas principais escolas, no Colégio dos Nobres, no Colégio Militar, no Colégio Académico, etc., e nos mais importantes clubes de Lisboa, como o Grémio Literário, o Turf Clube, o Real Ginásio Clube Português, o Ateneu Comercial e outros. Em 1912, em Estocolmo, quando os portugueses participam pela primeira vez em Jogos Olímpicos, lá está um esgrimista português, Fernando Correia, um dos fundadores do Comité Olímpico Português. Em 1928, nos Jogos de Amsterdão a esgrima deu à Portugal a sua primeira medalha olímpica.
  • 10. Pelas mãos de João Gomes os portugueses ganham a sua primeira medalha de ouro numa prova da Taça do Mundo. Conquistam medalhas de prata e bronze em Campeonatos da Europa de Florete e Espada, atingem lugares nas finais de Campeonatos da Europa e do Mundo e foram campeões da Europa em Florete Masculino por equipas no ano 2000, o que representa o maior sucesso de sempre da esgrima portuguesa e o único título obtido por uma equipa portuguesa numa disciplina olímpica. Nos Jogos Olímpicos de Pequim a esgrima portuguesa teve a sua sétima participação consecutiva. Os nossos atiradores presentes foram Joaquim Videira, que participaou na prova de espada, e Débora Nogueira, que participou no florete.
  • 11. Queres aprender esgrima? Actualmente, no Algarve, a única Sala d’Armas em funcionamento é a da EB 2/3 Dr. Alberto Iria, em Olhão. Este Clube está aberto a todas as pessoas interessadas em aprender e praticar a esgrima. Vários alunos da nossa Escola já estão a praticar a esgrima. Por isso, se quiseres… junta-te a nós e … … en garde!!