Piaget e o construtivismo

2,290 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Piaget e o construtivismo

  1. 1. Trabalho realizado por: Ângela Freitas nº5 Tiago Ferraz nº17 Vítor Magalhães nº18 11ºs
  2. 2. O desenvolvimento cognitivo ou cognoscitivo, por sua vez,enfoca-se nos processos de pensamento e no comportamento quereflete esses processos. Este desenvolvimento, que resulta dosesforços da criança ao compreender e agir no mundo, aparececomo uma capacidade inata de adaptação ao meio envolvente.
  3. 3. No estádio sensoriomotor, que dura do nascimento até ao segundoano de vida.O estádio subdivide-se até 6 subestádios nos quais o bebé apresentadesde reflexos até uma capacidade de uso de símbolos.As principais características observáveis durante essa fase, vão até aosdois anos de idade da criança são: A exploração manual e visual do ambiente; A experiência obtida com ações, a imitação; Ações como agarrar, atirar, bater e chutar; A coordenação das ações proporciona o surgimento do pensamento; A noção de permanência do objeto.
  4. 4. O segundo estádio de desenvolvimento considerado por Piaget é o estádio pré-operatório, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até ossete anos em média.Nesse período, as características observáveis mais importantes são: Inteligência simbólica; O pensamento egocêntrico, intuitivo e mágico; A confusão entre aparência e realidade; Ausência da noção de reversibilidade; A característica do animismo (vida a seres inanimados).
  5. 5. No estádio operatório concreto, que dura dos 7 aos 11 anos de idade emmédia, a criança começa a lidar com conceitos como os números e relações:• Por volta dos 7 anos, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável;• Surge a capacidade de fazer análises lógicas;• A criança ultrapassa o egocentrismo, ou seja, dá-se um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros;• Neste estádio, também algumas características das crianças começam a ser aprimoradas, como exemplo: concentram-se mais nas atividades; colaboram mais com os colegas;• Apresentam responsabilidade e respeito mútuo e participações em grupo.
  6. 6. A partir dos 11/12 anos o jovem começa a libertar-se do concreto e a raciocinarabstratamente. Agora, já pode operar sem que seja necessário ter os objetos ou osseres perante si, para apoiarem a operação:• No estádio operatório formal o adolescente começa a raciocinar de forma lógica e sistemática. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.• Diferente do período anterior, agora o adolescente tem o pensamento formal abstrato. Reflete sobre a sociedade e quer transforma-la, mais tarde vem o equilíbrio entre pensamento e realidade.

×