Dia do não fumador

3,517 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,517
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
907
Actions
Shares
0
Downloads
39
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dia do não fumador

  1. 1. 17 DE NOVEMBRO DIA DO NÃO FUMADOR
  2. 2. O tabaco é uma planta O tabaco é uma planta que pode atingir 2 m. de altura, cujas folhas medem até 60 e 70 centímetros de comprimento.
  3. 3. tabagismo O hábito de fumar - acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco - independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, constitui a causa mais importante de mortalidade evitável nos países desenvolvidos.
  4. 4. Doenças associadas ao Uso do Cigarro Cancro - o fumo é responsável por 30% das mortes por cancro; 90% das mortes por cancro no pulmão; 97% do cancro da laringe;  50% dos casos de cancro de pele. Doenças Cardiovasculares - 25% das mortes por doença do coração; 25% das mortes por derrame cerebral . Doenças respiratórias - 85% das mortes por bronquite e enfisema;  Doenças gastrointestinais -doença de refluxo gastro-esofágico, úlcera péptica. Durante a gravidez O tabagismo pode atrasar a concepção, e durante a gravidez pode afectar de modo negativo o feto. Os recém-nascidos das mães fumadoras pesam menos que os das não fumadoras. O tabagismo materno durante a gravidez pode afectar a médio prazo o desenvolvimento físico e intelectual da criança.  
  5. 5. Um Cigarro?  Iniciação/Prevenção As pessoas começam a fumar principalmente influenciadas pela publicidade maciça do cigarro nos meios de comunicação. A publicidade é dirigida aos jovens e passa a falsa imagem de que fumar está associado ao sucesso, independência e liberdade.
  6. 6. Dependência e desabituação tabágica O tabaco é uma droga porque provoca dependência. A substância que provoca a dependência é a nicotina. Os sintomas de privação incluem entre outros a necessidade imperiosa de fumar, irritabilidade, agressividade, ansiedade, dificuldade de concentração, dores de cabeça, aumento do apetite, tonturas. A cessação de fumar tem benefícios de ordem física (desaparecimento do cheiro a tabaco, aumento do paladar, diminuição do risco e doenças), psicológicos e económicos.  Os adolescentes que fumam podem deixar de fumar com facilidade e basta parar de fumar para o conseguir pois não estão verdadeiramente dependentes do tabaco.
  7. 7. Fumo e Toxicidade  Quando um cigarro é aceso algumas substâncias são inaladas pelo fumador e outras difundem-se pelo ambiente. Essas substâncias são nocivas à saúde. O fumo do cigarro é constituído por quase 5 mil substâncias tóxicas, dessas substâncias, 80 são cancerígenas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão são algumas dessas substâncias. Nicotina - considerada droga pela OMS é uma droga psicoactiva e é responsável pela dependência do fumador. Actua ao nível do sistema nervoso central, diminui a chegada do sangue aos tecidos e causa dependência química. Monóxido de Carbono (CO) - diminui a quantidade do oxigénio no sangue. Alcatrão: é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores.
  8. 8. Fumadores passivos As pessoas que aspiram involuntariamente o fumo libertado pelos cigarros dos fumadores são designados por fumadores passivos. Define-se tabagismo passivo como a inalação do fumo de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo) por não fumadores, que convivem com fumadores em ambientes fechados.  Os principais grupos de risco dos fumadores passivos são as grávidas, as crianças e os asmáticos. Fumar passivamente pode provocar as mesmas doenças que fumar activamente.
  9. 9. Dê o primeiro passo para uma vida sem fumo!
  10. 10. Dê o primeiro passo para uma vida sem fumo!

×