Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Energia limpa 22

648 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Energia limpa 22

  1. 1. ENERGIA LIMPA
  2. 2. Conceito de Energia Limpa: Energia Limpa é aquela que não polui o meio ambiente, que não libera gases e tóxicos que contribuem para o efeito estufa. Ela pode ser classificada como energia renovável, ou seja, que vem dos recursos naturais. Tipos:  Energia Solar  Energia de maré (ondas)  Energia de biocombustíveis  Energia Eólica
  3. 3. Energia Solar  A energia solar é gerada a partir dos raios solares.  Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.  Maiores produtores: Japão e EUA.  PRÓS: fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutenção; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.  CONTRAS: produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.
  4. 4.  A energia eólica é gerada através do vento. Energia Eólica  O vento é captado por hélices presas em um pilar, chamadas de eólias. Quando giram, o gerador é acionado, produzindo corrente elétrica.  Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA.  PRÓS: fonte inesgotável de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega; o custo de geração de eletricidade é baixo  CONTRAS: poluição visual (um parque eólico pode ter centenas de cata-ventos) e, às vezes, sonora (alguns cata-ventos são muito barulhentos); morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cata-ventos).
  5. 5.  Produz-se etanol e biodiesel a partir de produtos agrícolas como cana-de-açúcar, milho, plantas oleaginosas, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros.  Existem vários tipos de biocombustíveis: bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioéter dimetílico, biocombustíveis sintéticos, bio-hidrogénio e outros.  Maiores produtores: O Brasil (a partir da cana-de-açúcar) e os EUA (a partir do milho) são os maiores produtores de etanol.  PRÓS: substitui diretamente o petróleo; os vegetais usados na fabricação absorvem CO2 em sua fase de crescimento.  CONTRA: produção da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos.
  6. 6. Energia de maré (ondas)  É gerada a partir da energia contida na maré de mares e oceanos.  As águas do mar movimentam uma turbina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica.  Maiores produtores: Franca, Inglaterra e Japão  PRÓS: fonte de energia abundante, capaz de abastecer milhares de cidades costeiras.  CONTRAS: a diferença de nível das mares ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; produção irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30.
  7. 7. FONTES  http://www.suapesquisa.com/energia/energia_limpa.htm  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteu do_448632.shtml  http://www.brasilescola.com/geografia/energia-dasmares.htm  http://www.suapesquisa.com/energia/energia_mares.htm

×