Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Marcas Próprias no Varejo - Marcelo Aranha

13,996 views

Published on

Introdução ao desenvolvimento de Marcas Próprias no Varejo. Elaborada de forma simples e objetiva, aborda desde o conceito da palavra "Marca" até valores e premissas para a concepção de uma marca própria.

Published in: Business, Technology

Marcas Próprias no Varejo - Marcelo Aranha

  1. 1. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Marcas Próprias no Varejo Introdução e Conceitos para iniciar a sua marca.
  2. 2. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Olá! Obrigado por seu interesse no desenvolvimento de Marcas Próprias. Sem dúvida, uma realidade crescente e lucrativa. Saiba um pouco mais sobre mim: Idealizador da TotalRetail Consultoria Estratégica, com mais de 20 anos de sólida experiência em Gestão do Varejo, Marcelo Aranha é especialista em Inteligência de Mercado. Ocupou posições estratégicas em empresas líderes em seus segmentos, conferindo a expertise necessária para diagnosticar, entender e planejar ações para otimizar recursos e entregar resultados positivos ao seu negócio. Empresas trabalhadas: “Diagnosticar e entender o cenário atual, para então planejar ações, requer técnica e conhecimento.” Marcelo Aranha
  3. 3. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaO que é “Marca”? (...para entendermos a MP) Se pesquisarmos em conteúdos didáticos a definição para “marca”, a mais comum será a da AMA (Associação Americana de Marketing). “um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência.”
  4. 4. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Marcas tem valor. São Patrimônio. Recentemente, o valor da marca Google ultrapassou o valor da marca Apple. @Interbrand Valor da Marca (Ranking Global do valor das Marcas)
  5. 5. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria Estratégica Alguns estudiosos afirmam que as marcas tiveram seu início na idade média, quando produtores artesanais (marceneiros, escultores...) passaram a assinar seus produtos para diferenciá-los dos demais. Com a revolução industrial, diversas indústrias passaram a produzir produtos similares em grande escala e com isso a necessidade de diferenciar seus produtos foi inevitável. Um pouco de História
  6. 6. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaUm pouco de História Neste cenário, os empresários tinham seu foco voltado unicamente para o produto e para o máximo lucro que poderiam obter dele. Com isso, muitos produtos que poderiam não ser mais vendáveis por motivo de terem suas embalagens rasgadas, abertas, etc passaram a ser aproveitados e reembalados em sacos e embalagens “brancas” que continham apenas a descrição genérica do produto ou ainda o nome da loja. (Ex: farinha, grãos, etc) Surge aí a primeira geração de Marca Própria! Produto “marca branca”
  7. 7. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaGerações da MP Para facilitar, as fases evolutivas da Marca Própria foram divididas em “Gerações”. 1ª Geração: ”Embalagens Brancas” – Como dito anteriormente, trata-se de produtos reembalados no próprio estabelecimento de venda, sem garantia de origem, sem padronização, pois pode ser misturado a outras marcas e sem controle algum de qualidade; 2ª Geração: “Produtos Talibãs”– Também conhecidos como produtos de 1º Preço. São produtos que não possuem a mesma qualidade das marcas líderes, mas atendem às mínimas exigências legais de conformidade e qualidade. (atualmente, são aquelas versões mais baratas de cada categoria.) 3ª Geração: “me too” – Teve seu boom nos anos 90 e são produtos com o conceito de “clone”, onde o termo “me too” que significa “eu também”, mostra que o comerciante oferece produtos com qualidade igual às marcas líderes de mercado. (são clones dos líderes.) 4ª Geração: – “Premium, Diferenciados” – No Brasil, o mercado ainda está engatinhando no desenvolvimento destes produtos, que mantém a proposta de oferecer a melhor qualidade possível ao produto, diferenciando-o e superando os líderes de mercado. São produtos extremamente detalhados em qualidade, embalagem e de preços às vezes superiores aos das marcas líderes.
  8. 8. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaPrincipais Objetivos das MPs Hoje em dia, as Marcas Próprias são eficientes armas e diferenciais de competitividade no varejo e são utilizadas, na maioria das vezes, para: Fidelizar clientes; Evitar comparações de preço entre bandeiras concorrentes; Garantir estabilidade em momentos de flutuação no mercado; Promover a “independência” do varejista em relação às regras e imposições da indústria; Garantir maior rentabilidade na venda; Obter melhor custo de compra;
  9. 9. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaMPs no Varejo (Essência e Base para uma MP exisitir) Para existir, uma marca própria – seja em uma rede ou em um único estabelecimento de varejo – é indispensável criar pilares sólidos, missão e conceitos bem definidos. São eles que irão nortear e sustentar todo o processo, desde a seleção de fornecedores, desenvolvimento de produtos, pricing e ações de marketing, venda e pós-venda. Trata-se de plantar e disseminar uma nova cultura dentro da empresa.
  10. 10. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Missão (modelo da Missão de uma MP) “Oferecer produtos com qualidade garantida, selecionados e testados dentro de normas e padrões rigorosos e garantir a satisfação dos nossos clientes através da experiência de consumo das marcas próprias da Minha Empresa.”
  11. 11. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) O(s) Conceito(s) de uma marca própria vai muito além da simples criação de uma imagem ou logo. Ultrapassa interesses meramente de retorno financeiro e abrange desde o posicionamento da marca no mercado, aos olhos do consumidor alvo (valor), até os meios, canais e ferramentas usados para divulgar a MP no mercado. “Não consumimos produtos, mas sim a imagem que temos deles.”P.Kotler
  12. 12. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Tomando por base a afirmação de Kotler que, particularmente considero indispensável para qualquer planejamento ou ação em branding e MP, a experiência e os resultados de mercado me fazem afirmar que o sucesso de uma Marca Própria é: VISIBILIDADE VISIBILIDADE E VISIBILIDADE
  13. 13. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Você deverá controlar toda experiência de compra dos consumidores da sua MP. Todo contato com a marca própria do seu negócio deve ser acompanhado, avaliado e constantemente balizado de forma quantitativa (KPIs). Basicamente, uma MP deve transmitir em seu conceito: Fácil Identificação; Qualidade; Diferenciais e Vantagens; Valores da sua empresa.
  14. 14. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Internamente, para a sustentabilidade do seu negócio, alguns pontos devem ser tratados como “Conceitos Indispensáveis” para sua MP existir: Produtos com qualidade igual ou similar à qualidade das marcas líderes, tomando-se por base de comparação o “produto/marca referência”; Preço de custo net-net de -5%* a -25%** inferiores aos similares das marcas líderes ou produtos-referência; Margem de lucro garantida, no mínimo 2pp acima da média da categoria; Embalagens desenvolvidas com uma identidade visual própria , garantindo padrões e tendências da categoria unidos aos valores da sua empresa; Se terceirizados, devem ser fabricados por empresas previamente selecionadas e auditadas; Presença obrigatória e garantida em todas as lojas da sua empresa. Suportados por campanhas, comunicação e ações de Trade Marketing exclusivas.
  15. 15. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaExemplos: Conceitos (modelos de Conceitos de uma MP) Saiba tudo sobre CONCEITOS DE UMA MARCA PRÓPRIA. Entre em contato conosco! Facebook: Facebook.com/TotalRetailBR Web: ConsultoriaTR.wix.com/Negocios Marcelo Aranha: ConsultoriaTR.wix.com/MarceloAranha www.
  16. 16. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaE AGORA? Por onde começar??? Definido e validado o conceito, é necessário criar uma MARCA Transversal (que possa estar presente em todas as categorias de produtos comercializadas em seu negócio). Se você comercializa Alimentos e Não Alimentos, pode ser interessante criar uma marca para cada segmento. Isso dependerá de estudos de cenário e inteligência competitiva do seu negócio. Cada passo dado para criar uma MP é determinante para o sucesso ou fracasso. Por isso, conte sempre com o conhecimento de um especialista em Marcas Próprias e Varejo antes e durante o processo. E AGORA? Por onde começar???
  17. 17. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaE AGORA? Por onde começar??? Cada ação deve resultar de um planejamento específico e detalhado. Suas escolhas. Seu sucesso.
  18. 18. Conteúdo de propriedade da TotalRetail Brasil ® e Marcelo Aranha. PROIBIDA A TRANSMISSÃO, CÓPIA, ALTERAÇÃO OU DUPLICAÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO. TotalRetailConsultoria EstratégicaCONECTE-SE CONOSCO. Leia o código acima com seu Messenger e fale com a Total Retail. Venda mais, com melhores resultados. Amarcae“Messenger”sãomarcasregistradasedepropriedadedoFacebook©

×