AOO - Diagrama de Caso de Uso

3,475 views

Published on

Descrição e notação do diagrama de caso de uso.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,475
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
587
Actions
Shares
0
Downloads
93
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

AOO - Diagrama de Caso de Uso

  1. 1. ANÁLISE PROJETO E PROGRAMAÇÃO PARA WEB Profª. Maria Alice Jovinski mjovinski@gmail.com
  2. 2. DIAGRAMA DE CASO DE USO ATOR Caso de Uso  Representa o estudo e modelagem da interface externa do sistema.  Descrição dos requerimentos dos usuários.  Notação:
  3. 3. DIAGRAMA DE CASO DE USO  Definição formal:  “Um conjunto de seqüência de ações que um sistema desempenha para produzir um resultado observável de valor a um ator específico”.
  4. 4. DIAGRAMA DE CASO DE USO  Elementos:  Ator;  Caso de Uso;  Interação;  Sistema.
  5. 5. DIAGRAMA DE CASO DE USO sistema Caso de Uso interação ator
  6. 6. DIAGRAMA DE CASO DE USO Cliente Caixa Eletrônico Consulta de Saldo Solicitação de Extrato Saque
  7. 7. ATOR  Qualquer pessoa, departamento, sistema computacional e dispositivos que utilizam funcionalidades do Sistema.
  8. 8. ATOR Exemplo: Aluno Diretoria Departamento Pessoal Estoque
  9. 9. SISTEMA DIAGRAMA DE CASO DE USO  Representa qualquer interação de serviços entre um ATOR e o SISTEMA.  Cada serviço é representado como um Caso de Uso (Use Case).
  10. 10. DIAGRAMA DE CASO DE USO Observaççoes: Não representar para o mesmo ATOR mais do que uma missão. Departamento e sistema pessoal Departamento pessoal Sistema pessoal
  11. 11. Funcionário Controlar CD e Artista Controlar Categoria Controlar Música DIAGRAMA DE CASO DE USO  Não representar para o mesmo Caso de Uso mais do que uma funcionalidade/Ação.
  12. 12. Funcionário Controlar CD Controlar Categoria Controlar Música Controlar Artista DIAGRAMA DE CASO DE USO  Forma correta:
  13. 13. DESCRIÇÃO DE CASO DE USO  Representa uma descrição narrativa, escrevendo passo a passo a interação entre os ATORES e os Caso de Usos. Exemplo
  14. 14. DESCRIÇÃO DE CASO DE USO  Fluxo de Eventos: Documentar o fluxo da lógica por meio do use case. Contém:  Descrição: descrição do que ele faz, sendo curta e indo direto ao ponto.  Pré-condição: listar qualquer condição que deve ser encontrada antes que um use case possa ser iniciado.  Exemplo: pode ser um outro use case executado ou os direitos de acesso necessários que o usuário tem para executar o use case atual.  Nem todos os use-case possuem pré-condição.
  15. 15. DESCRIÇÃO DE CASO DE USO  Fluxo de Evento Principal e Alternativo:  Descreve, passo a passo, o que acontece na execução da funcionalidade no use case.  Ele se atém no que o sistema faz, não como ele faz e é escrito a partir da perspectiva do usuário.
  16. 16. DESCRIÇÃO DE CASO DE USO  Fluxo de eventos Principal e Alternativo: Ex: Fluxo Principal Ex: Fluxo Alternativo Ex: Fluxo de Erro  Pós-Condições: são condições que devem ser sempre verdadeiras após o término da execução do use case.
  17. 17. DIAGRAMA DE CASO DE USO  Para identificar casos de uso, observe os seguintes aspectos:  O ator precisa ler, criar, destruir, modificar ou armazenar algum tipo de informação no sistema?  O trabalho diário do ator pode ser simplificado ou tornado mais eficiente através de novas funções do sistema?  O ator tem de ser notificado sobre eventos no sistema ou ainda notificar o sistema em si?
  18. 18. DIAGRAMA DE CASO DE USO  Para identificar casos de uso, observe os seguintes aspectos (cont):  Quais são as funções que o ator necessita do sistema?  O que o ator necessita fazer?  Quais são os principais problemas com a implementação atual do sistema?  Quais são as entradas e as saídas, juntamente com sua origem e destino, que o sistema requer?
  19. 19. DIAGRAMA DE CASO DE USO  Atores podem ser identificados a partir do seguinte questionamento:  Quem utilizará a principal funcionalidade do sistema (atores principais)?  Quem irá manter, administrar e fazer com que o sistema permaneça operando (atores coadjuvantes)?  Quem proverá suporte ao sistema em seu processamento diário?
  20. 20. DIAGRAMA DE CASO DE USO  Atores podem ser identificados a partir do seguinte questionamento (cont.):  Quem ou o quê tem interesse nos resultados produzidos pelo sistema?  Quais dispositivos de hardware são necessários ao sistema?  Com quais outros sistemas o sistema em foco irá interagir?
  21. 21. DIAGRAMA DE CASO DE USO O r g a n iz a r B a n c a s D e fin ir E m p r e s a p a r a d e s e n v o lv im e n t o d o e s t á g io E s c o lh e r O r ie n t a d o r D e fin ir O r ie n t a d o r p a r a o A lu n o E la b o r a r o P la n o d e E s t á g io A p r o v a r P la n o s d e E s t á g io C o n t r o la r H o r á r io s d e O r ie n t a d o r e s E m p r e s a U n iv e r s id a d e E la b o r a r C o n v ê n io A v a lia r A lu n o s S u p e r v is o r d e E s t á g ioA lu n o s A g e n d a r H o r á r io c o m o O r ie n t a d o r P r o fe s s o r O r ie n t a d o r C r e a te d w ith V is io
  22. 22. INTERAÇÕES  Interações importantes dentro de um diagrama de caso de uso:  Comunicação;  Extensão;  Uso.
  23. 23. OBSERVAÇÕES  Diagrama de Caso de Uso (cont.):  Interações:  comunicação: um ator comunica-se com o caso de uso.  extensão: mostra comportamentos de exceção e casos especiais. Trata-se de um relacionamento de um caso de uso para outro. É desenhada através de uma seta de generalização etiquetada com o esteriótipo <<extend>>, do caso de uso que fornece a extensão para o caso de uso básico.
  24. 24. OBSERVAÇÕES  Diagrama de Caso de Uso (cont.):  Interações (cont.):  uso: um relacionamento de uso entre casos ocorre quando há uma parcela de comportamento similar entre eles sugerindo uma reutilização em vez de nova cópia da descrição do comportamento. É etiquetado com o esteriótipo <<use>>.
  25. 25. OBSERVAÇÕES <<extend>> <<include>> Colocar Pedido Pedir Produto Requisitar catálogo do pedido
  26. 26. EXTENSÃO  Permite a um use case a opção de estender a funcionalidade fornecida por outro use case;  Inserir comportamento estendido de um caso de uso num caso de uso base;  Inserir somente se a condição de extensão for verdadeira;
  27. 27. Usuário <<extend>> Rede Celular Fazer Ligação Uso Programado Receber Ligação Fazer Ligação de Conferência Receber Ligação Adicional <<extend>> Telefone celular EXTENSÃO
  28. 28. POR QUE USAR UM RELACIONAMENTO EXTEND?  Fatorar um comportamento opcional ou excepcional  Executado somente numa certa condição  Fatorando a simplificação do fluxo de eventos do caso de uso base  Exemplo: ligando um alarme  Adicionar comportamento entendido  Desenvolver comportamento separadamente, possivelmente numa versão posterior  Exemplo: Caso de Uso Obter News <<extend>> Extensão Base
  29. 29. GENERALIZAÇÃO  Relacionamento de Generalização: é usado para mostrar que vários atores ou use case possuem algo em comum.  Um relacionamento de um caso de uso filho para caso de uso pai  Descreve compartilhamento geral do comportamento do pai  Descreve comportamento especializado num filho  Compartilha um objetivo comum

×