ReproduçãO Nos Animais 5º Ano

37,049 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
37,049
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5,630
Actions
Shares
0
Downloads
735
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ReproduçãO Nos Animais 5º Ano

  1. 1. Reprodução: capacidade que os seres vivos tês de originar seres com características semelhantes. Esta função tem como finalidade dar continuidade às espécies , impedindo a sua extinção. Reprodução Sexuada Assexuada São necessários 2 Um único ser seres vivos para divide-se e dá dar origem a outros. Origem e descen- dentes. Ex: estrela-do- mar.
  2. 2. A REPRODUÇÃO SEXUADA nos animais caracteriza-se pelo acasalamento de um macho com uma fêmea, permitindo a fecundação. Os machos produzem células sexuais masculinas – espermatozóides – e as fêmeas as células sexuais femininas – óvulos. Da união destes dois tipos de células resulta o ovo. Existem espécies em que é possível distinguir perfeitamente os indivíduos dos dois sexos – Dimorfismo sexual.
  3. 3. A época de reprodução é altura do ano em que os animais acasalam. O macho e a fêmea envolvem-se numa série de comportamentos – parada nupcial – que tem como finalidade o reconhecimento dos animais da mesma espécie. O comportamento dos animais passa por várias étapas: Comunicação •Sinais sonoros (Ex: sapo, o cuco, o gato) •Sinais odoríferos ( Ex: Insectos) •Sinais visuais ( Ex: pavão) Reconhecimento Se a aceitação for mutua existe por vezes a oferta de presentes, bailados, gestos de amor e combates. Acasalamento. Que resultará novos seres. A este conjunto de comportamentos chamamos Parada Nupcial
  4. 4. O desenvolvimento do novo ser inicia-se logo a seguir da fecundação. E conforme a espécie pode ocorrer fora ou dentro do corpo da mãe. •Ovíparo: quando o novo ser se desenvolve dentro de um ovo e o seu alimento é as reservas que estão no ovo. •Vivíparo: quando o novo ser se desenvolve dentro do corpo da materno e se alimenta de substâncias que a mãe lhe fornece. •Ovovivíparo: quando o novo ser se desenvolve dentro de um ovo que está dentro do corpo materno e se alimenta das reservas alimentares que estão no ovo.
  5. 5. Existem animais como o bicho-da-seda e a rã que nascem com um aspecto muito diferente dos progenitores. – Desenvolvimento Indirecto. Assim só depois de sofrerem transformações internas e externas – Metamorfoses - é que ficam semelhantes aos seus pais. A metamorfose é completa quando os animais passam por 3 fases: •LARVA •NINFA •ADULTO

×