Parque Nacional da Peneda-Gerês

6,728 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,728
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
656
Actions
Shares
0
Downloads
63
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Parque Nacional da Peneda-Gerês

  1. 1. LOCALIZAÇÃO• Localiza-se no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, cobrindo uma área de 72.000 hectares e repartindo-se pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre.• Engloba, de Nordeste para Sudoeste, as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro. O ponto mais elevado localiza-se na serra do Gerês e ultrapassa os 1500m. É atravessado por muitas linhas de água, de entre as quais se destacam os rios Cávado, Lima e Homem.
  2. 2. FAUNA PNPG• As espécies animais com maior representatividade nas serras do Parque são o javali, o veado, o texugo e a lontra. Há outras espécies que ainda subsistem nesta área, embora em menor quantidade. É o caso da águia-real, do lobo, do corço e do garrano. Outros há, como a cabra-do-gerês, que já não podem ser encontrados por estas serras devido à maléfica acção do homem.• No que diz respeito a aves, podem ver-se ainda, para além da águia- real, o milhafre-real e o falcão. Quanto a répteis, subsistem a víbora negra, a cobra-d’água, o lagarto d’água e a salamandra.
  3. 3. ANIMAIS TÍPICOS BOI BARROSÃOÁGUIA REAL CABRA DOS GERÊSSALAMANDRA
  4. 4. FLORA PNPG• Caracteriza-se globalmente por uma elevada pluviosidade, invernos rigorosos e uma alta humidade atmosférica.• As florestas desta zona são dominadas por carvalhos. Encontram-se também o medronheiro, o azevinho, o azereiro, o pinheiro e o vidoeiro. Os matos arbustivos são característicos de zonas mais elevadas e são constituídos principalmente por tojos, urzes e giestas. Há espécies vegetais que só podem ser encontradas no Gerês, como o lírio-do- gerês, o feto-do-gerês e o hipericão-do-gerês.
  5. 5. LÍRIO DOS GERÊS GIESTASPINHEIROS URZES
  6. 6. • As principais actividades económicas são a agricultura, a pastorícia e a pecuária. As aldeias situam-se principalmente em chãs (pequenos planaltos), possibilitando assim a agricultura. Quando isso não sucede, então recorre-se à plantação em socalcos.• Os principais produtos agrícolas são os cereais, que deram origem a um tipo de construção muito típico do Alto Minho: os espigueiros. Os espigueiros serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores. Alguns deles ainda são utilizados.
  7. 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS• TRABALHO REALIZADO POR:GUILHERME P5º ANO F – Nº 13PROFESSORA : MARIA JOÃOASSUNTO : ÁREAS PROTEGIDASMATÉRIA : “CIÊNCIAS da NATUREZA”

×