Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Criando rede WLAN e SERVIDOR DNS E HTTP no Packet Tracer

29,470 views

Published on

Criando e Configurando uma simples rede Wireless e SERVIDOR DNS E HTTP no Cisco Packet Tracer

Published in: Technology

Criando rede WLAN e SERVIDOR DNS E HTTP no Packet Tracer

  1. 1. Redes Locais Atividade Prática Redes Locais – Packet Tracer Edenilton Michael de Jesus Criando uma rede WLAN e configurando o roteador Passo 1 Primeiramente Colocamos os equipamentos em posição. No caso temos um roteador, um computador desktop, um notebook e um tablet.
  2. 2. Passo 2 Deve-se Desligar o computador para trocar a placa ethernet pela wireless para que possa ser utilizada a rede sem fio,Observando que primeiramente se desliga o equipamento para depois realizar a troca. Procedimento se repete para o notebook, porém não é necessário para o tablet. Botão Desligar – Necessário desligá-lo na hora de trocar as placas de rede Placa de rede Ethernet Placa de rede Wireless
  3. 3. Agora Entramos na configuração do roteador 192.168.0.1 com os seguintes parâmetros: 1 – O SSID ou nome da rede, identificador Passo 3 2 – O Tipo de segurança utilizada 3 – A palavra chave ou senha para se conectar à rede 4 – Tipo de criptografia utilizada 1 2 3 4 Configuração de cada estação, a tela abaixo é do computador. Observe os parâmetros SSID , WPA2-PSK e PassPhrase, iguais aos parâmetros do roteador. Nota-se também Passo 4 em IP configuration a configuração estática do ip, no caso 192.168.0.2 com máscara de sub-rede classe C. Isso se aplica aos demais dispositivos na rede variando o final do ip, no caso 192.168.0.3 e 192.168.0.4.
  4. 4. Passo 5 Após todos esse procedimentos podemos observar cada nó conectado na rede. Passo 6 Testando a conectividade dos nós podemos observar o sucesso na entrega dos pacotes de cada origem para cada destino fazendo todos os testes de envio de mensagem.
  5. 5. Criando uma infraestrutura de rede configurando o servidor DNS e HTTP. Passo 1 Temos os equipamentos necessários para a tarefa. Um servidor, um hub e três computadores.
  6. 6. Passo 2 Configurando o ip do servidor. Seu ip é 192.168.0.1.Máscara de sub-rede classe C.
  7. 7. Estamos na Aba de DHCP do servidor. Como estamos trabalhando estaticamente, deve ser marcada a opção off em Service, no caso desabilitando a utilização de DHCP. Se fosse utilizado o serviço, deveríamos marcar a opção on e atentar aos seguintes detalhes: Passo 3  DNS Server é o ip o servidor  Start Ip Adress é o ip de início.  Maximum number of Users: número máximo de usuários que podem se conectar
  8. 8. Passo 4 Habilitar a opção HTTP e HTTPS no servidor.
  9. 9. Passo 5     Configuração do DNS: Primeiramente deve-se habilitar a opção on em DNS Service Em name colocamos o nome do servidor Em Adress colocamos o endereço ip, no caso o endereço do servidor E após tais procedimentos clicamos em add
  10. 10. Entramos aqui na configuração de cada cliente, observa-se a opção static marcada. Caso a opção DHCP estivesse marcada o cliente iria obter os parâmetros automaticamente, para isso a opção DHCP também deveria estar habilitada no servidor. Então vamos aos passos de configuração estática:  IP ADRESS: endereço do cliente Passo 6  SUBNET MASK: máscara de sub-rede  DNS SERVER: o servidor DNS, no caso o que já configuramos. E isso se aplica aos demais clientes na rede.
  11. 11. Passo 7 Testando o ping no servidor e com sucesso!
  12. 12. Passo 8 Acessando o servidor pelo browser do cliente. Sucesso na operação!
  13. 13. Solicitação Do cliente para saber qual é o ip daquele nome enviado. Resposta do servidor com o respectivo IP solicitado
  14. 14. Agora que o cliente sabe qual ip consta naquele nome ele faz mais uma requisição agora com o ip e recebe a resposta do servidor, no caso após isso a página é carregada!

×