Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
compreendendo mais a proposta de produção textual dos vestibulares
O trabalho em questão apresenta uma
análise do gênero "...
Identificar o tema da proposta de redação
 O que é um tema? O tema é o conteúdo que permeia todo
um texto. As propostas d...
Aprofundando-se no(s) tema(s)
 É necessária muita leitura sobre os temas gerais e
específicos. Você é capaz de escrever s...
Organize suas leituras e ideias
 Qual a opinião da maioria das pessoas sobre o
assunto (senso comum)?
 O que circula sob...
Hora de praticar
 Identifique qual é o tema geral e específico de
cada texto a seguir:
texto 1
As redes sociais são cada vez mais populares. Elas
aproximam as pessoas, agilizam a divulgação de
informações e se...
texto 2
O primeiro passo para ter disciplina na escola é
conversa com os alunos indisciplinados, para
perguntar o que eles...
texto 3
Acabou há pouco tempo de comemorar-se o bicentenário
do falecimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage
(1765-1805)....
Exercício
Vamos supor que você esteja lendo a prova do vestibular e se depara com os
seguintes textos que fazem parte da p...
Exercício
TEXTO 2
Proposta de redação A
PROPOSTA A: A EDUCAÇÃO BÁSICA E A (MÁ) FORMAÇÃO DO CIDADÃO.
No poema de Quintana, o eu-lírico, consi...
Proposta de redação B
PROPOSTA B: A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA COMO QUESTÃO SOCIAL
No poema de Quintana, o eu-lírico faz r...
dica
 Pratique esporte e pratique leitura e escrita
regularmente. Não atrofie seus músculos e mente. Se
não consegue prat...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Tema

407 views

Published on

Compreendendo o que é tema geral, específico e proposta de redação para ENEM e vestibulares.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tema

  1. 1. compreendendo mais a proposta de produção textual dos vestibulares O trabalho em questão apresenta uma análise do gênero "diário de bordo", enquanto gênero textual com fins didáticos, usado na plataforma Moodle do curso de Letras da UFPB Virtual, com o propósito de analisar algumas de suas características, atributos textuais e dialógicos. Chama-se 'diário' por ter a função primária de registro de experiências pessoais, mas que estão relacionadas ao aprendizado e navegação online na plataforma Moodle.
  2. 2. Identificar o tema da proposta de redação  O que é um tema? O tema é o conteúdo que permeia todo um texto. As propostas de redação geralmente trazem dois temas, que precisam ser identificados pelo candidato quando este faz a leitura dos textos. O tema pode ser geral (mais abrangente) e mais específico (centrado num tópico). A proposta geralmente se concentra neste último.  Exemplos de temas gerais: violência, corrupção, aborto, cotas, copa do mundo, olimpíadas, preconceito, drogas, redes sociais na internet etc.  Temas mais específicos: violência nas cidades do interior, compra de votos e descompromisso do eleitor, aborto de crianças anacéfalas, cotas para estudantes negros nas universidades, benefícios para o Brasil como sede da Copa do Mundo, formação de esportistas no Brasil, casamento entre homossexuais, legalização da maconha.
  3. 3. Aprofundando-se no(s) tema(s)  É necessária muita leitura sobre os temas gerais e específicos. Você é capaz de escrever sobre um assunto que você não tem conhecimento?  Recolha informações na internet sobre os potenciais temas de redação. Que notícias circulam sobre o assunto? Quais as novidades? O que as pessoas comentam nas redes sociais? Fique por dentro para saber a opinião das pessoas, da mídia, dos especialistas. Depois, apresente seu ponto de vista (com o que você concorda) e defenda-o.
  4. 4. Organize suas leituras e ideias  Qual a opinião da maioria das pessoas sobre o assunto (senso comum)?  O que circula sobre o assunto nas redes sociais (facebook, orkut, twitter)?  O que a mídia tem veiculado sobre o tema (em notícias, reportagens, artigos de opinião na tv, jornal e internet)?  Qual o meu posicionamento? Em que eu acredito? Por que eu defendo essa posição? Qual(is) o(s) problema(s) que identifiquei nos demais posicionamentos?
  5. 5. Hora de praticar  Identifique qual é o tema geral e específico de cada texto a seguir:
  6. 6. texto 1 As redes sociais são cada vez mais populares. Elas aproximam as pessoas, agilizam a divulgação de informações e serviços e atrai cada vez mais usuários. Você, que tem perfil no Orkut, no Facebook, sabe como se proteger das ameaças das redes? O site do Canal Futura conversou com o psicólogo e diretor de segurança da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm e preparou algumas dicas de segurança para você.
  7. 7. texto 2 O primeiro passo para ter disciplina na escola é conversa com os alunos indisciplinados, para perguntar o que eles querem da vida, qual objetivo deles e se eles estão dando valor ao que seus pais os oferecem .
  8. 8. texto 3 Acabou há pouco tempo de comemorar-se o bicentenário do falecimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805). No número anterior, prometemos aos nossos leitores que haveríamos, aqui, de dedicar-nos a um estudo mais aprofundado sobre o poeta/tradutor. Para muitos será indispensável situar o escritor de forma a que possam continuar a procurar informação, a ler os seus versos. Evidentemente, temos em mente os nossos leitores que vivem no estrangeiro, porventura menos familiarizados com a História da Literatura Portuguesa. Todavia, para todos, ou quase todos, o Bocage tradutor será uma novidade.
  9. 9. Exercício Vamos supor que você esteja lendo a prova do vestibular e se depara com os seguintes textos que fazem parte da proposta de redação. Então você lê o seguinte: TEXTO 1 Eu nada entendo da questão social. Eu faço parte dela, simplesmente... E sei apenas do meu próprio mal, Que não é bem o mal de toda a gente, Nem é deste Planeta... Por sinal Que o mundo se lhe mostra indiferente! E o meu anjo da Guarda, ele somente, É quem lê os meus versos afinal... E enquanto o mundo em torno se esbarronda, Vivo regendo estranhas contradanças No meu vago País de Trebizonda... Entre os Loucos, os Mortos e as Crianças, É lá que eu canto, numa eterna ronda, Nossos comuns desejos e esperanças! QUINTANA, Mário. Quintana de bolso. Rua dos cataventos e outros poemas.
  10. 10. Exercício TEXTO 2
  11. 11. Proposta de redação A PROPOSTA A: A EDUCAÇÃO BÁSICA E A (MÁ) FORMAÇÃO DO CIDADÃO. No poema de Quintana, o eu-lírico, considerando a realidade em que vive, confessa: “Eu nada entendo da questão social./Eu faço parte dela, simplesmente. Temos conhecimento hoje de que a educação básica tem sido pouco valorizada pelos órgãos públicos e isso decorre de vários problemas: falta de estrutura nas escolas, má formação e despreparo dos profissionais da educação, má gestão do dinheiro público etc. Mas, no final das contas, quem sofre as consequências de todos esses problemas é o estudante. Escreva um texto tratando sobre as consequências de uma educação básica pública de má qualidade na formação do cidadão e sobre soluções para esta questão social.
  12. 12. Proposta de redação B PROPOSTA B: A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA COMO QUESTÃO SOCIAL No poema de Quintana, o eu-lírico faz referência ao mundo das crianças. Por ignorância e falta de reconhecimento desse mundo pelos adultos, muitas crianças passam por momentos de constrangimento e dor, sendo expostas, sofrendo agressões físicas e verbais. No texto 2, Miguelito se queixa à Mafalda de algumas ordens impostas possivelmente pelos pais dele. Contudo, o humor e a reflexão ficam por conta da sua fala no terceiro quadrinho: “o que adianta ser criança se a gente não pode exercer!!”. Com base nesta questão social, redija um texto tratando dos problemas e consequências da violência física e/ou verbal contra a criança.
  13. 13. dica  Pratique esporte e pratique leitura e escrita regularmente. Não atrofie seus músculos e mente. Se não consegue praticar esportes com frequência, pelo menos mantenha o seu cérebro em forma. miqueiasvitorino@gmail.com / twitter:@miqueias2 http://www.facebook.com/miqueiasvitorino/ http://multieverso.blogspot.com/

×