O homem face a sociedade - Wilma Badan CG2

706 views

Published on

Published in: Spiritual
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
706
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O homem face a sociedade - Wilma Badan CG2

  1. 1. SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA: Allan Kardec – Livro dos Espíritos 766 a 775Allan Kardec – Evangelho segundo o Espiritismo Cap. XVII - 10
  2. 2. Necessidade da Vida SocialA vida social é uma lei da natureza a que o homem não pode se esquivar sem prejudicar-se.Através do relacionamento entre os seus semelhantes ele desenvolve as suas potencialidades.
  3. 3. Rodolfo Calligaris no seu livro "As Leis Morais", diz que Deus,em seus sábios desígnios, não nos fez perfeitos,mas fez-nos "perfectíveis“ Trocas...
  4. 4. Kardec na questão 768 de"O Livro dos Espíritos, ensina: "Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas umas às outras se completam, para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso. Por isso é que, precisando uns dos outros, os homens foramfeitos para viver em sociedade e não insulados."
  5. 5. Através do trabalhoe do progresso,as faculdades vãose desenvolvendo...Deolindo Amorim, em"A Doutrina Espírita“:"Há necessidade de viveremuns pelos outros e para osoutros, tendo como pontoconvergente o bem comum."
  6. 6. A vivência social, para ser harmoniosa, pressupõe respeito a determinadas normas de conduta. Aquisição de virtudes: amor ao trabalho, responsabilidade, equilíbrio, gentileza, generosidade, tolerância e respeito.
  7. 7. Vida de isolamento Justificável? Violência? Egoísmo? Fuga?Falta de amor ao próximo?
  8. 8. VIDA EM FAMÍLIAa evolução do homem está escrita na história de suas instituições - a família é a principal delas.
  9. 9. FAMÍLIA pode ser definida como um sistema de laços emocionais,diretamente responsável pela formação da estrutura psíquica de cada indivíduo. É através das figuras parentais pai, mãe ou substitutos, que se transmite às crianças os padrões comportamentais.
  10. 10. Nas relações familiares a criança começa a ter percepção de si mesma e dos outros, e a maneira de interagir no meio social. Na família: bases do comportamento, das noções de direitos e deverescomo lidar com afetos e emoções como amor, ódio, desprendimento e egoísmo...
  11. 11. MAS, temos que seguir... Às vezes paramos, nos desviamos da rota e voltamos, reencarnamos...Tantas vezes quantas forem necessárias para nosso progresso.
  12. 12. PROGRESSOINTELECTUAL....... Mais rápido MORAL...... Mais lento PARA PROGREDIR: Viver e conviver
  13. 13. Ao acabarem todos só resta ao homem ( estará equipado?)a difícil dangerosíssima viagem de si a si mesmo: pôr o pé no chão do seu coração experimentar colonizar humanizar o homem descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas a perene, insuspeitada alegria de conviver.(Carlos Drummond de Andrade)

×