Infância e velhice - Fagundes Varella

798 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
798
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Infância e velhice - Fagundes Varella

  1. 1. O lírio é menos cândido,a neve é menos puraQue uma criança loirano berço adormecida;Seus lábios entreabertosparece que respiramOs lânguidos aromase as auras de outra vida.
  2. 2. O anjo tutelar que o sonolhe protegeNão vê um ponto negronaquela alma divina;Nunca sacode as asaspara voltar ao céu,E nem afasta ao vê-laa face peregrina.
  3. 3. No seio da criança não háserpes ocultas,Nem pérfido veneno, nemferventes lumes;Tudo é candura, ó Deus!sualma inda inocenteÉ como um vaso de oirorepleto de perfumes.
  4. 4. Cedo ela cresce e os víciosos passos lhe acompanham,Seu anjo tutelar pranteiaou volta ao céu;O cálice doirado transbordade absíntio,E a vida corre envoltanum lutulento véu.
  5. 5. Depois ela envelhece,as ilusões se esvaem,A calma vem, e a chamade seu viver se escoa;A fronte pende em terracoberta de geadas,E a mão rugosa e trêmula levanta-se e abençoa.
  6. 6. O infante e o anciãosão dois sagrados seres;Um deixa há pouco o céu,o outro ao céu se volta;Um cerra as asas débeise a divindade adora,O outro adora a Deus eas asas níveas solta.
  7. 7. Do loiro querubimna face rósea e belaAinda existe o traço dobeijo dos anjinhos;Na fronte alta e severado ancião, cintilaA chama que do Empíreoaponta-lhe os caminhos.
  8. 8. Nos tempos de desgraça,quando o existir é trevas,E a dúvida se eleva dofúnebre ataúdeNos olhos da criançacreiamos na inocência,E nos cabelos brancossaudemos a virtude!
  9. 9. O AUTOR:Luís Nicolau FAGUNDES VARELLA- Rio Claro, 17 de agosto de 1841- Niterói, 18 de fevereiro de 1875- Foi um poeta brasileiro, patrono da- Academia Brasileira de Letras.
  10. 10. FORMATAÇÃO: Mima (Wilma) Badan mimabadan@yahoo.com.br MÚSICA: Chão de estrelas Execução: Baden Powell (Repasse com os devidos créditos) BLOGs de MIMA BADAN: www.mimabadan.blogspot.com Wwwrecantodepalavras.blogspot.com Wwwrecantodasreceitas.blogspot.com Wwwpurezadoutrinaria.blogspot.com Wwwcasadavovomima.blogspot.comPPSs e ESTÓRIAS INFANTIS de MIMA BADAN em: www.slideshare.net/mimabadan

×