Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Categorias da narrativa

8,337 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Categorias da narrativa

  1. 1. O Texto NarrativoCategorias da narrativaAcção – desenvolvimento de factos e eventos, ocorridos num período de tempo enum determinado local e que são associados a uma ou mais personagens.Uma acção constrói-se em torno de uma acção principal, articulando-se, por vezescom acções secundárias.Uma acção desenvolve-se a partir de um argumento, ou seja, uma questão, umproblema, um objectivo, uma dificuldade, etc. Professora: Maria de Lurdes Augusto
  2. 2. Encadeamento As sequências narrativas sucedem-se umas às outras de acordo com sua ordem cronológica. Encaixe Uma história autónoma é apresentada a propósito de um qualquer elemento. AcçãoSequências narrativas Alternância Duas ou mais histórias são contadas, ora avançando uma, ora avançando outra.
  3. 3. Desempenha um papel central; a acção gira à sua volta. principal Participa na relevo Secundária Oponente acção, mas não a determina. Opõe-se ou ajuda o Adjuvante protagonista. Personagens figurante Funciona como um elemento de cenário. Modelada ou redonda Personagem dinâmica dotada de densidade psicológica. Composição Plana ou desenhada Personagem estática, sem evolução. Tipo Representa um grupoRepresenta um grupo de indivíduos que profissional ouage como se tivesse uma só vontade, um Colectiva social.só perfil.
  4. 4. Aspectos relacionados Física com o aspecto exterior, visível. Aspectos relacionados Tipo com o aspecto interior. Psicológica Maneira de ser, comportamento, emotividade.Caracterização Social Aspectos relacionados com o seu ambiente social, grupo social, classe social. Modo Directa Caracterização feita a partir de referências concretas, objectivas, explícitas, no texto. Indirecta Caracterização feita a partir de comportamentos, acções e reacções das personagens.
  5. 5. Físico Referências ao local onde decorre a acção. Referências ao ambiente social, grupo Social social, classe social.Espaço Referências aos hábitos e costumes de cultural um ambiente social. Maneiras de ser, estar, vestir, comer, etc. É uma espécie de cenário da mente, Psicológico onde se podem conhecer as motivações e expectativas das personagens.
  6. 6. . Relaciona-se com o avanço da história. Da história É o tempo que a acção demora a /acção desenrolar-se. Tempo . Relaciona-se com a época histórica em Histórico que decorre a acção. Psicológico . Relaciona-se com o estado de espírito num determinado momento. Quando os acontecimentos são Cronológica apresentados, respeitando a sua ordem de ocorrência.Tempo Organização Anacrónica Analepse Quando há recuo no tempo. Quando os acontecimentos não Quando há avanço respeitam a sua ordem de ocorrência. Prolepse no tempo.
  7. 7. Quando o narrador é Homodiegético uma das personagens, Participante mas não a principal. Presença Quando o narrador é a Autodiegético personagem principal. Quando o narrador Não Participante Heterodiegético não é nenhuma das personagens. Quando o narrador Objectivo não manifesta a suaNarrador opinião e/ou posição Tipo em relação aos factos. Quando o narrador Subjectivo manifesta a sua opinião e posição em relação aos factos. Interna Quando o narrador assume a perspectiva Focalização de uma personagem. Externa Quando o narrador narra como mero espectador. Omnisciente Quando o narrador revela saber mais do que as personagens e do que já narrou.
  8. 8. Diálogo Momentos de discurso directo em que duas ou mais personagens falam.Modos de apresentação Momentos de discurso Monólogo directo em que apenas uma personagem fala. Momento de avanço – Narração momento em que são apresentadas peripécias, acontecimentos…Modos de representação Momento de pausa – momento de descrição, Descrição ou seja, momento de apresentação de personagens e espaços.
  9. 9. Professora: Maria de Lurdes Augusto
  10. 10. Produção escrita / Aplicação de conhecimentosPersonagens 1 - Cria um perfil de uma personagem, escolhendo a sua idade, sexo, profissão e atribuindo-lhe três ou quatro características psicológicas. Por exemplo: • Jardineiro • sexo masculino • 22 anos • solitário / sonhador / nervoso 1 - Agora escreve um parágrafo onde apresentes e caracterizes essa personagem de forma indirecta (nunca deves usar as palavras que estão na listagem anterior!) • Atenção: Não deves exceder as seis linhas de descrição. Voltar
  11. 11. Produção escrita / Aplicação de conhecimentosNarrador - focalização 1 – Apresenta um breve parágrafo, onde narres um acidente ou incidente ocorrido entre duas pessoas. • narra-o, como se tu fosses uma das personagens; • narra-o, assumindo o ponto de vista da vítima; • narra-o, assumindo o ponto de vista de uma testemunha que estava presente no local; • narra-o, assumindo o ponto de vista do agente de segurança que tomou conta da ocorrência. • Atenção: Não deves exceder as seis linhas de narração. Voltar
  12. 12. Produção escrita / Aplicação de conhecimentosEspaço 1 – Recorda as características da descrição. Imagina uma casa e descreve-a como cenário de uma festa com gente requintada e chique. Atenção: Não deves exceder as seis linhas de narração. 2 – Recorda as características da descrição. Imagina uma casa e descreve-a como cenário de uma festa com gente pobre e humilde. Atenção: Não deves exceder as seis linhas de narração. Voltar
  13. 13. Produção escrita / Aplicação de conhecimentosTempo 1 – Imagina uma situação: Um rapaz apaixona-se por uma rapariga e é correspondido, no entanto os pais de ambos não consentem nesta união, pois um é rico e o outro é pobre. Acabam por fugir juntos. • Narra esta história, localizando-a na Idade Média. • Narra esta história, localizando-a na actualidade. • Narra esta história, localizando-a no séc. XXV. (por fila) Atenção: Não deves exceder as dez linhas de narração. Não esqueças: - como se conheceram; - como se vestiam, como se deslocavam; - como mantiveram a comunicação; - como fugiram. Voltar
  14. 14. Professora: Maria de Lurdes Augusto

×