Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Teoria clássica da administração 2012_01

12,143 views

Published on

Material da Disciplina de Fundamentos da Administração Prof. Milton Henrique miltonh@terra.com.br

Published in: Business
  • Be the first to comment

Teoria clássica da administração 2012_01

  1. 1. Teoria Clássica da Administração Milton Henrique do Couto Neto miltonh@terra.com.br
  2. 2. Funções Básicas da Empresa• Funções Técnicas – Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
  3. 3. Funções Básicas da Empresa• Funções Comerciais – Relacionadas com a compra, venda e permutação.
  4. 4. Funções Básicas da Empresa• Funções Financeiras – Relacionadas com a procura e gerência de capitais.
  5. 5. Funções Básicas da Empresa• Funções Contábeis – Relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
  6. 6. Funções Básicas da Empresa• Funções de Segurança – Relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
  7. 7. Funções Básicas da Empresa• Funções Administrativas – Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. – As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
  8. 8. Conceito de Administração• PREVER – Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
  9. 9. Conceito de Administração• ORGANIZAR – Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
  10. 10. Conceito de Administração • COMANDAR – Dirigir e orientar o pessoal.
  11. 11. Conceito de Administração• COORDENAR – Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
  12. 12. Conceito de Administração• CONTROLAR – Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
  13. 13. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Divisão do trabalho – Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
  14. 14. 14 Princípios Gerais da Administração1. Autoridade e Responsabilidade – Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência; – A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas; – Ambas devem estar equilibradas entre si.
  15. 15. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Disciplina – Depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
  16. 16. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Unidade de Comando – Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio de autoridade única.
  17. 17. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Unidade de Direção – Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
  18. 18. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Subordinação dos Interesses Individuais aos Gerais – Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.
  19. 19. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Remuneração do Pessoal – Deve haver justa e garantida satisação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
  20. 20. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Centralização – Refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
  21. 21. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Cadeia Escalar – É a linha da autoridade que vai do escalão mais alto para o mais baixo em função do princípio do comando.
  22. 22. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Ordem – Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
  23. 23. 14 Princípios Gerais da Administração 1. Equidade – Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
  24. 24. 14 Princípios Gerais da Administração1. Estabilidade do Pessoal – A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa.
  25. 25. 14 Princípios Gerais da Administração1. Iniciativa – A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
  26. 26. 14 Princípios Gerais da Administração1. Espírito de Equipe – A harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
  27. 27. Apreciação Crítica da Teoria Clássica• Abordagem Simplificada da Organização Formal – Os autores clássicos partem do pressuposto de que a simples adoção dos princípios gerais de administração (divisão de trabalho, unidade de comando, amplitude de controle, etc.) permite uma organização formal da empresa capaz de proporcionar-lhe a máxima eficiência possível.
  28. 28. Apreciação Crítica da Teoria Clássica • Ausência de Trabalhos Experimentais – Embora os autores clássicos desejassem substituir o empirismo e a improvisação, seus trabalhos carecem de comprovação científica.
  29. 29. Apreciação Crítica da Teoria Clássica• Teoria da Máquina – A Teoria Clássica considera a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina.
  30. 30. Apreciação Crítica da Teoria Clássica• Abordagem Incompleta da Organização – A abordagem se encontra simplificada e incompleta por não considerar o comportamento humano na organização.
  31. 31. Apreciação Crítica da Teoria Clássica• Abordagem de Sistema Fechado – Trata a organização como se ela fosse composto de poucas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis.

×