Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto bullying na escola

23,178 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto bullying na escola

  1. 1. PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 10ª CORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL ENGENHEIRO GASTÃO RANGEL PROJETO BULLYING NA ESCOLA 1. JUSTIFICATIVA Diante da realidade atual nas escolas, onde o respeito se apresenta como “artigo de luxo”, ondecomportamentos contrários aos princípios da ética, da moral e dos bons costumes, onde se presenciaatitudes de violência física e psicológica, onde a situação parece fora do controle. Precisamos buscaralternativas educacionais para o trato dessas situações equivocadas. É em função desse quadro, muitasdas vezes mascarado ou encoberto, que desenvolvemos esse projeto. 2. CONCEITO DE BULLYINGBullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionaise repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com oobjetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometemagressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.“É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora dolivro "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz" (224 págs., Ed.Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social,como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, podeparecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de umpossível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam porhumilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer dealgum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chegaa afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio. 3. PÚBLICO ALVO Turmas 1501, 1606, 1804, 1901, 8201 e 8901. 4. OBJETIVO GERAL  Desenvolver ações educativas que possam contribuir para a reflexão e conseqüente adoção de atitudes favoráveis a um comportamento condizente com os princípios éticos democráticos. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Construir com os alunos a compreensão da lógica de um comportamento ético como alternativa de projeto individual de felicidade;
  2. 2.  Estabelecer bases para uma relação de respeito mútuo entre os atores do ambiente escolar; 6. METODOLOGIA- Prática de Jogos Transversais relacionado ao tema Ética e especificamente ao valor respeito mútuo;- Apresentação de vídeos específicos sobre Bullying;- Construção de apresentações como teatro, pesquisas, Rap, textos, etc... 7. AVALIAÇÃO A avaliação será realizada através da produção dos alunos sobre o tema, ou seja, através das apresentações feitas por eles. 8. CULMINÂNCIA Será definido um dia para que os alunos realizem a apresentação de suas produções relativas ao tema. 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BASTOS, Denis Mendes. Jogos Transversais: uma proposta de abordagem dos temas transversais nas aulas de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 14, Nº 142, março de 2010. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Mec/Sef, 1997, vols. 1 a 10. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, primeiro e segundo ciclos. Brasília: Mec/Sef, 1998a. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, terceiro e quarto ciclos. Brasília: Mec/Sef, 1998b. BUSQUET, M.D. et. al.. Temas transversais em educação: base para uma formação integral. Trad. Cláudia Shilling. 6. ed. São Paulo: Ática,1999. FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.

×