Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto educação fiscal e cidadania

14,489 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Projeto educação fiscal e cidadania

  1. 1. Educação Fiscal e Cidadania
  2. 2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MÓDULO BÁSICO DE GESTÃO EM MÍDIAS CURSISTA: ADEMILDE BARRETO DE MENEZES Salvador, 19 de Junho de 2010
  3. 3. Aplicação: 2º Anos do Turno Matutino e Vespertino Mídias disponíveis para integrar: digital, impressa, eletrônica
  4. 4. Justificativa: Observando o patrimônio público, podemos perceber que muitos são depredados constantemente por atos de vandalismo, inclusive as escolas públicas. São pichações, quebra de equipamentos, destruição de instalações, vidros, etc. Muitos adolescentes, jovens e adultos não têm a consciência que todo bem coletivo público é custeado pelos inúmeros impostos que pagamos e, muitas vezes, esses atos têm como objetivo protestar contra as fraudes e desvios de dinheiro público, mas também por não saber que todos nós pagamos por cada um desses bens. Diante desse quadro se faz necessário trabalhar com os nossos jovens o conhecimento sobre os recursos públicos, a origem e o destino destes, mas também despertar para a consciência cidadã participativa.
  5. 5. Objetivo Geral: - Despartar para a Consciência cidadã participativa e conscientizar para a necessidade da preservação dos bens públicos.
  6. 6. Objetivos Específicos: - Discutir o conceito de cidadania e participação; - Conhecer os diversos tipos de tributos pagos pelos cidadãos; - Falar sobre patrimônio público e a importância da preservação destes; - Compreender a relação entre Estado e sociedade; - Conhecer um pouco mais sobre gestão dos recursos públicos; - Motivar os alunos a acompanhar a aplicação dos recursos públicos e, dentro das possibilidades, participar com sugestão e fiscalização destes, inclusive dentro da própria escola.
  7. 7. Metodologia: - Dividir as turmas em equipes com 5 alunos e sortear temas: > Informação e cidadania; > Bem público: patrimônio coletivo > Tributos; > Relação entre Estado e sociedade; > Gestão dos recursos públicos. - Cada equipe receberá o módulo com o tema da Coleção Educação Fiscal e após estudar a cartilha produzirá material audiovisual baseado no tema estudado. - Após a produção, o material será socializado com a turma pela equipe produtora e aberta a discussão sobre o tema; - Os trabalhos serão divulgados no blog de História.
  8. 8. Recursos: Celulares, câmeras fotográficas, filmadora, computador, pendrive, TV, DVD, cartilhas da Coleção Educação Fiscal.
  9. 9. <ul><li>Resultados esperados: </li></ul><ul><li>- Diminuir a ação depredatória dentro da escola; </li></ul><ul><li>Formar cidadãos conscientes e participativos. </li></ul><ul><li>Tempo previsto para conclusão: Uma Unidade (Cerca de dois meses </li></ul><ul><li>Forma de socialização: Apresentação do material em sala de aula e através do blog de História. </li></ul>
  10. 10. Avaliação: O aluno será avaliado de forma processual, na qual será observada a participação na pesquisa e estudo do tema, a cooperação na produção do material audivisual, na apresentação do material e debate sobre o conteúdo apresentado. Bibliografia: Coleção Educação Fiscal: Vários autores. Salvador – Bahia, 2005

×