Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

FEDERAÇÃO RUSSA

1,958 views

Published on

Apresentação de Geografia

Published in: Education
  • Be the first to comment

FEDERAÇÃO RUSSA

  1. 1. FEDERAÇÃO RUSSA
  2. 2. País de maior área territorial do mundo, estendendo-se por quase metade da Europa e por cerca de um terço da Ásia. Compreende, além da porção metropolitana continental, o enclave de Kaliningrado, no Mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árticos. A porção continental limita a norte com o Mar Branco, Mar de Kara, Mar de Laptev, Mar da Sibéria Oriental e Mar Chukchi, a leste com o Estreito de Bering e Mar de Bering, que estabelecem comunicação com o Alasca, Oceano Pacífico, Mar de Okhotsk e Mar do Japão, através do qual cantata com o Japão, a sul com a Coréia do Norte, China, Mongólia, Cazaquistão, Mar Cáspio, Azerbaijão, Geórgia e Mar Negro, do outro lado do qual está a Turquia, e a oeste limita com o Mar de Azov, Ucrânia, Bielorrússia, Letônia, Estônia, Golfo da Finlândia, Finlândia e com a Noruega.
  3. 3. RELEVO, CLIMA E VEGETAÇÃO POR TER UMA IMENSA EXTENSÃO TERRITORIAL A RÚSSIA POSSUI CLIMA, VEGETAÇÃO E RELEVO VARIADOS.
  4. 4. RELEVO Planície na região oeste; planaltos e montanhas nas regiões de fronteiras no sul. Monte Elbrus: o ponto mais alto da Rússia
  5. 5. CLIMA Clima: subpolar (extremo N), temperado continental (maior parte), de montanha (centro)
  6. 6. VEGETAÇÃO A Rússia possui vegetação diversificada por causa de seu imenso território: -Floresta de Coníferas (pinheiros), em altas latitudes, nas regiões frias da Rússia, como a Sibéria.
  7. 7. - Tundra, vegetação rasteira, formada de liquens e musgos que aparecem na zona próxima ao círculo polar Ártico. Crescem nos alagados na primavera e verão. Durante o inverno fica encoberta pelo gelo.
  8. 8. -Pradaria, composta basicamente de capim, aparece em regiões da Rússia, de clima temperado continental.
  9. 9. Hidrografia Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água através de rios e lagos. Contam-se 120 mil rios dos quais se destacam o Rio Volga, o Rio Don e o conhecido Rio Neva que deságua no Golfo da Finlândia.
  10. 10. GRANDES CIDADES DA RÚSSIA
  11. 11. MOSCOU
  12. 12. SÃO PETERSBURGO
  13. 13. ECATERIMBURGO
  14. 14. CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL DA RÚSSIA
  15. 15. IMAGENS RURAIS DA RÚSSIA
  16. 16. PROBLEMAS AMBIENTAIS •O maior problema ambiental da Rússia é a poluição das águas. A maioria dos ambientalistas estima que a Rússia seja o maior poluidor do mundo quando se trata de vazamentos de petróleo. Mesmo contando apenas as 500 mil toneladas oficialmente declaradas que vazam para os rios do norte do país, a situação é a pior possível Os vazamentos de petróleo na Rússia são menos dramáticos que os desastres no Golfo do México ou no Mar do Norte – mais um resultado de pequenos vazamentos contínuos do que uma explosão súbita. Mas eles são mais numerosos do que em qualquer outro país produtor.
  17. 17. SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS As autoridades responsáveis não expressam o mínimo esforço para evitar ou pelo menos atenuar a poluição das águas, a Rússia bate recordes em poluição.
  18. 18. CURIOSIDADES União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Federação 1922 – 1991 URSS Continente: Eurásia Capital: Moscovo/Moscou Língua: oficial Russo e outras 14 línguas Religião: Nenhuma (Estado ateu) Governo: Estado socialista
  19. 19. Em 1922, surgiu a (URSS) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, encerrando a guerra, que se tornou uma grande potência e passou a ser adversária de outra potência, os EUA. A URSS queria expandir o socialismo pelo mundo, enquanto que seu oponente representava o capitalismo, cada um queria exercer hegemonia. Esse desconforto ou disputa, por colocar em prática um sistema político-econômico, ficou conhecido por Guerra Fria. A URSS perdurou até 1991, por causa do fechamento econômico e político, e principalmente pelo estacionamento tecnológico e econômico, a URSS não conseguiu competir no mercado mundial. Outro fator foi o direcionamento na produção bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo.
  20. 20. DEU ORIGEM A 14 PAÍSES Arménia Azerbaijão Bielorrússia Estónia Geórgia Cazaquistão Quirguistão Letônia Lituânia Moldávia Rússia Tajiquistão Turquemenistão Ucrânia Uzbequistão
  21. 21. ANASTÁSIA: A PRINCESA PERDIDA Anastásia Nikolaevna da Rússia , foi a quarta filha do czar Nicolau II da Rússia e da czarina Alexandra Feodorovna, os últimos governantes autocráticos da Rússia Imperial. Desde a sua morte, circularam rumores persistentes sobre a sua possível sobrevivência, alimentados pelo fato de a localização da sua sepultura ter permanecido desconhecida durante as décadas do governo comunista. Franziska Schanzkowska ou Anna Anderson foi a mais conhecida mulher que reclamou a identidade de Anastácia Romanova, Grã-Duquesa da Rússia, filha mais nova do antigo czar Nicolau II. O fato de especialistas não encontrarem os restos mortais de Anastácia com os restantes de sua família, levou a duvidar da veracidade da história de Anna Anderson. Anastásia Nikolaevna Anna Anderson
  22. 22. CONCLUSÃO A Rússia possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.075.400 Km2, ela faz parte de dois continentes, o Leste Europeu e Norte da Ásia. Por ser um país continental, o clima é temperado e não sofre tanta influência da maritimidade, o inverno é bastante rigoroso e ao norte, o clima é polar. A população totaliza 140,8 milhões de habitantes, a densidade demográfica é de 8,2 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria da população, cerca de 78%, reside na parte europeia do país. A federação Russa é formada por 21 Repúblicas com variadas etnias, a república mais importante é a Rússia. No século XXI, a Rússia tem enfrentado problemas de países de terceiro mundo, como crises econômicas, grande número de desempregados e pobreza da população.
  23. 23. BIBLIOGRAFIA www.ibge.gov.br/paisesat acessado em 04/05 ás 16h http://histo.colband.net.br/2013/05/25/anastasia-rasputin- e-a-revolucao-russa . Acessado em 08/05/2014 às 15h http://www.brasilescola.com/geografia/russia. Acessado em 08/05/2014 às 16h pt.wikipedia.org/wiki/União Soviética, 08/05/2014 às 16h Encilopédia Barsa, 1999, pp 5158 -5166 http://veramariafischer.blogspot.com.br acessado em 15/05/2014 às20h46
  24. 24. INTEGRANTES DÉBORA COSTA SILVA ESDRAS ARON DOS SANTOS SOUZA GIVALDO GUARNIERI SOUZA OLIVEIRA FILHO MICHELLE MARIANA DOS REIS PAULO CÉSAR DE JESUS SOUSA THALITA MOTOLO VALÉRIA DE OLIVEIRA

×