Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro

1,089 views

Published on

Pulsologia no Ayurveda

Published in: Education

Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro

  1. 1. NADI PARIKSHA DIAGNÓSTICO PELO PULSO Medicina Ayurvédica I Docente : Michele Pó Madalena Caeiro Nº 8096
  2. 2. Índice o Introdução o Ayurveda o O sistema Ayurvédico o O Diagnóstico o Pulsologia o Os cuidados a ter o O método o Conclusão o Bibliografia/Webgrafia
  3. 3. OBJETIVO DO TRABALHO Nadi Pariksha
  4. 4. Objetivo do trabalho Este trabalho tem como objetivo apresentar a medicina Ayurvédica, quais são os seus métodos de diagnóstico utilizado no geral e aprofundar o método de diagnóstico através do pulso.
  5. 5. AYURVEDA Nadi Pariksha
  6. 6. AYURVEDA A medicina segundo o Ayurveda tem origem na Índia e define-se como o “conhecimento da vida” ou “ciência da longevidade”.
  7. 7. AYURVEDA A Ayurveda é vista como uma arte de viver e uma arte de ser. É uma medicina que trata o paciente e não a doença.
  8. 8. AYURVEDA Objetivo Prevenir Doença Promover capacidades ao organismo de manter o equilíbrio e a saúde
  9. 9. Ayurveda Dietas Técnicas de desintoxicação e purificação Remédios fitoterápicos Minerais Meditação e massagem terapêutica Ioga e exercícios respiratórios A y u r v e d a
  10. 10. AYURVEDA O fato de o tratamento Ayurvédico não ser tóxico nem invasivo, faz com que se possa usar com segurança como terapia alternativa ou junto com outras terapias convencionais. Os médicos ayurvédicos afirmam que os seus métodos podem ser benéficos em caso de doenças crónicas, alterações relacionadas com o stress e problemas metabólicos.
  11. 11. O SISTEMA AYURVÉDICO Nadi Pariksha
  12. 12. O SISTEMA AYURVÉDICO Em Ayurvéda temos 5 elementos básicos, são eles: terra, água, fogo, ar e éter, todos eles contem prana.
  13. 13. O SISTEMA AYURVÉDICO Estes 5 elementos interatuam entre si dando origem às 3 doshas, sendo elas:
  14. 14. O DIAGNÓSTICO Nadi Pariksha
  15. 15. O DIAGNÓSTICO Na medicina Ayurvédica, a doença é vista como um desequilíbrio no sistema dosha, assim no diagnóstico é referido quais os doshas que estão muito ou pouco ativos no organismo.
  16. 16. D i a g n ó s t i c o Ayurveda Observa Pulso Língua Olhos Unhas Lábios
  17. 17. D i a g n ó s t i c o Darshana (Observação) Shakha (extremidades) Kostha (Tronco) Sirac Gandha (cab e pesc) Spashana (palpação ou tato) Prashana (interrogatório)
  18. 18. NADI PARIKSHA Pulsologia
  19. 19. NADI PARIKSHA O pulso ayurvédico é uma técnica que exige grande sensibilidade na sua tomada e na sua interpretação. Para a medicina segundo o Ayurveda, são necessários vários anos de aperfeiçoamento dos métodos de interpretação do pulso.
  20. 20. NADI PARIKSHA Apesar de na Índia, existirem vários métodos de diagnóstico pelo pulso diferentes, o mais importante é o médico, o seu desenvolvimento pessoal, a meditação, e prática espiritual é crucial para o desenvolvimento da capacidade de diagnosticar pela tomada do pulso.
  21. 21. NADI PARIKSHA Na pulsologia, podemos verificar a avaliação da energia vital em andamento no corpo físico. O terapeuta deteta o estado de saúde do paciente, a profundidade do desequilíbrio e a capacidade de recuperação do dosha avaliado.
  22. 22. NADI PARIKSHA O terapeuta vai detetar qual o prakruti do paciente e depois a sua vakruti. O pulso está intimamente ligado ao tipo de corpo.
  23. 23. NADI PARIKSHA CUIDADOS A TER NA TÉCNICA É necessário haver alguns cuidados de maneira a evitar-se erros no diagnóstico, pois determinados fatores podem ter variações, como: A condição física e emocional, O sexo, A idade, A prática ou não do exercício físico As condições ambientais.
  24. 24. NADI PARIKSHA CUIDADOS A TER NA TÉCNICA É essencial que o terapeuta esteja calmo e interiormente tranquilo, não pode estar com o seu própria prana para ter uma melhor recetividade.
  25. 25. NADI PARIKSHA CUIDADOS A TER NA TÉCNICA Também é importante o terapeuta não ter nenhuma opinião formada antes de tomar o pulso, pois uma ideia pré concebida já vai alterar o diagnóstico.
  26. 26. NADI PARIKSHA QUANDO NÃO SE DEVE EFETUAR O DIAGNÓSTICO PELO PULSO: Imediatamente a seguir às refeições Depois de praticar exercício físico Ao acordar Em jejum Após técnica que induza o relaxamento Excitando o organismo
  27. 27. NADI PARIKSHA O MÉTODO Quando o médico toma o pulso, vai com o dedo indicador localizar a artéria radial, depois alinha-se o dedo indicador, o médio e o anelar.
  28. 28. NADI PARIKSHA O MÉTODO Com os 3 dedos alinhados e pressionando alternadamente vai sentir-se as 3 pulsações. Pressionando suavemente vai encontrar-se o pulso Vata, moderadamente o pulso pitta e mais forte ou profundo o kapha.
  29. 29. NADI PARIKSHA O MÉTODO O pulso vata é medido com o indicador com toque leve na zona mais próxima do pulso, é simbolizado pela serpente, pois é rápido, irregular e ondulante;
  30. 30. NADI PARIKSHA O MÉTODO O pulso pitta é medido com o dedo médio com toque firme na zona intermédia e no nível medio, é simbolizado pela rã, é rápido, vigoroso e vibrante;
  31. 31. NADI PARIKSHA O MÉTODO O pulso kapha é medido com o anelar com toque profundo na zona mais distal do punho e é simbolizado pelo cisne porque é forte, lento e deslizante.
  32. 32. NADI PARIKSHA OS ELEMENTOS ESTÃO LIGADOS AOS DOSHAS E ESTES ENTRE ELES: Vata está relacionado organicamente com as funções nervosas, com a mente, emoções, perceção. Vata vai predominar no intestino grosso, coração, cólon, ossos, pele, etc.
  33. 33. NADI PARIKSHA OS ELEMENTOS ESTÃO LIGADOS AOS DOSHAS E ESTES ENTRE ELES: Pitta no nosso corpo assim como as suas subfunções, manifestadas principalmente pelo metabolismo e localizado no sangue, intestino delgado, fígado, glândulas sebáceas, visão, inteligência, etc.
  34. 34. NADI PARIKSHA OS ELEMENTOS ESTÃO LIGADOS AOS DOSHAS E ESTES ENTRE ELES: Kapha está relacionado com a estrutura do nosso corpo e encontra- se principalmente no estômago, pulmão, plasma, linfa, pâncreas, músculos, fluidos corporais etc.
  35. 35. CONCLUSÃO Nadi Pariksha
  36. 36. CONCLUSÃO Nos dias de hoje, o diagnóstico pelo pulso já não faz mais parte do currículo nacional de ensino universitário, pois tudo à nossa volta pode influenciar a leitura. Assim podemos concluir que para tratar alguém pelo sistema ayurvedico não é necessário saber ler o pulso, mas também é certo que esta arte se vai perdendo se não for ensinada.
  37. 37. CONCLUSÃO Cada pessoa é uma pessoa e na tomada do pulso apresentam variações que podem ser causadas pela idade, hora do dia, estação do ano, temperatura ambiente, estado emocional… entre outras. Só mesmo os terapeutas habilidosos são capazes de descobrir os menores detalhes sobre o passado e determinar prognósticos importantes e assim prever desequilíbrios energéticos do paciente.
  38. 38. BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA Nadi Pariksha
  39. 39. BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA Frawley, Dr. David. Os segredos da massagem Ayurvédica. Editora Pensamento. Atreya https://espacocardamomo.wordpress.com http://www.saladeayurveda.com/2009/05/nadi-pariksha- diagnostico-pelo-pulso.html http://www.terapiadecaminhos.com.br/ayurveda08-07.htm http://www.ayurvedicavida.com/2011/01/pulso-ayurvedico.html

×