Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plágio

1,872 views

Published on

Published in: Devices & Hardware
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Plágio

  1. 1. O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.
  2. 2. Direto ou Integral - "consiste em copiar uma fonte palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor."
  3. 3. Parcial - o plágio parcial é a colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
  4. 4. Conceitual: é a "utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original."
  5. 5. Plágio Mosaico - esse é o tipo de plágio mais comum. Ele explica que "este plágio acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada frase ou levemente reformula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original.
  6. 6. Autoplágio - Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores.
  7. 7. Porque devo evitar o plágio? O conhecimento e uso das técnicas de escrita científica sobre a indicação dos autores utilizados no texto do redator (citação) e a identificação de todos os documentos consultados para a realização do trabalho científico (referências) são os procedimentos básicos para que o plágio seja evitado. Cabe observar que a forma de apresentar as citações e referências obedece a convenções.

×