Apresentação agricultura familiar na alimentaçao escolar

4,438 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,438
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
489
Actions
Shares
0
Downloads
112
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação agricultura familiar na alimentaçao escolar

  1. 1. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul e Novo Cabrais A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Cachoeira do Sul, 26 de Agosto de 2013.
  2. 2. Agricultura Familiar Define-se: O cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar. Segundo Abramovay os países que mais prosperaram na agricultura foram aqueles nos quais a atividade teve base familiar e não a patronal, enquanto que os países que dissociaram gestão e trabalho tiveram como resultado social uma imensa desigualdade.
  3. 3. A Importância da Agricultura Familiar no Desenvolvimento dos Municípios a) Gera 80% da ocupaçao do territorio rural. b) A cada 10 empregos no campo, 7 são familiares. c) Produz 45 % dos alimentos. d) Engloba 84% das propriedades no Brasil. e) Sendo 4,4 milhoes de unidades produtivas.
  4. 4. Políticas Públicas • MDA (Agricultura Familiar) criado em 1999. • Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). • Financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. • PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) que é considerado como uma das principais ações estruturantes do Programa Fome Zero. O PAA apoia à comercialização dos produtos alimentícios da agricultura familiar, no qual o governo adquire alimentos dos agricultores familiares e doa parte dele para pessoas em risco alimentar. Lei 10.696, de 02/07/2003 • Os alimentos são comercializados por meio de associações ou cooperativas de agricultores
  5. 5. • Incentivando à agrobiodiversidade e a preservação da cultura alimentar regional e evitando a miseria extrema. Fonte: Conab
  6. 6. PNAE • Criado em 2009 (Lei 11.947) • Compra de alimentos direto da agricultura familiar como o arroz, feijão, massa, frutas e hortaliças para abastecer todas as escolas de educação básica , visando uma alimentação de qualidade aos alunos municipais e estaduais. • Compra direto da DAP ou através de Cooperativas.
  7. 7. Contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes,bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
  8. 8. PNAE Pontos Fortes 1. Manutenção da Agricultura Familiar 2. Renda Garantida ao produtor 3. Ate R$ 20.000,00 por DAP 4. Alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos para as crianças 5. Capital empregado direto no desenvolvimento de Cachoeira do Sul 6. Evita o êxodo rural 7. Contato direto de quem produz (agricultor) com quem o prepara ou compra 8. Diversificação da produção
  9. 9. Pontos Fracos 1. Cooperativas e Associações de fora do município tentando dominar o mercado 2. Falta de comprometimento de alguns agricultores 3. Problemas de Gestão do Programa 4. Problemas de Gestão e escalonamento do Agricultor 5. Problemas de ordem de armazenamento e preparo 6. Incentivo a produção local 7. Ter um Cardápio com produtos que não são produzidos no RS.

×