Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slides desigualdade social 25 08

CURSO EPROINFO 201 PRÉ PROJETO

  • Be the first to comment

Slides desigualdade social 25 08

  1. 1. DESIGUALDADE SOCIAL Projeto apresentado para conclusão do curso Introdução a Educação Digital - Proinfo Integrado Orientadores: Márcia e Vagner Agosto - 2015
  2. 2. PROFESSORES:  Beth (Biologia) - bethfrontino@gmail.com  Cilene (Língua Portuguesa) - cilenediogo5@gmail.com  Celia (Ciências) - celiagracags@hotmail.com  Elaine (Língua Portuguesa) - elaine_borges2001@yahoo.com.br  Dayse (Educação Física) - daysebrainer@hotmail.com  Geny (Polivalente) - gcarvalho85@hotmail.com  Ronaldo ( Língua Portuguesa) - roalmeidasp@hotmail.com  Telma (Polivalente) - telmairm@gmail.com
  3. 3. INTRODUÇÃO • A desigualdade social acontece quando a distribuição é feita de maneira inadequada, portanto, injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial.
  4. 4. Objetivo: •O Objetivo deste projeto é realizar uma reflexão sobre o processo de mudanças na forma de agir e pensar que a sociedade sofreu e vem sofrendo, discutindo o processo civilizador e as consequências deste processo.
  5. 5.  A desigualdade presente no Brasil é uma das maiores do mundo, todo dia vemos ou ouvimos falar em: violência, moradores de rua, preconceito, prostituição, crianças e jovens marginalizados, racismo, alcoolismo, uso de drogas e o baixo índice de escolaridade também pesam e agravam o problema
  6. 6.  Objetivos Específicos:  Garantir trabalho a todos, com justa distribuição da renda e das riquezas.  Buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais.  Difundir os valores humanistas e socialistas nas relações sociais.  Combater todas as formas de discriminação social
  7. 7. Justificativa • O tema escolhido para o trabalho é um assunto interessante para ser explorado já que influência diretamente as relações na sociedade. • A desigualdade se vê todos os dias, nas ruas, na televisão, na internet, nas revistas, nas escolas etc., por isso é um assunto que tem muito a falar.
  8. 8. METODOLOGIA:  Professores e alunos farão um debate propondo as seguintes questões para abertura do mesmo.  Questionar e refletir sobre os motivos da desigualdade.  Qual a diferença entre desigualdade social de quem governa e quem é governado?  Quais as formas de combate e por que combater a desigualdade?  Levantar com os alunos as ações que já estão sendo feitas e o que ainda pode ser feito.  Por fim os alunos irão construir um portfólio do material coletado.
  9. 9. AÇÕES SOCIAIS  Campanha Criança Esperança Mobilização pelos direitos da infância e juventude brasileira a Campanha Criança Esperança estimulou a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros. O Criança Esperança é uma campanha da Globo com a Unesco em parceria com milhões de brasileiros.
  10. 10. CENTROS E PROJETOS SOCIAIS  Com a finalidade de inserir a população mais vulnerável em programas e projetos pedagógicos de educação, profissionalização, cidadania, ética, cultura, esporte e lazer buscando a melhoria da convivência familiar, o desenvolvimento do protagonismo infanto-juvenil e o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e escolares.  Busca elevar a autoestima de mais de crianças, adolescentes e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social, promovendo sua integração na sociedade.  Oferecem acesso à informação, ao conhecimento e ao uso de novas tecnologias, lazer e entretenimento, oficinas de informática, corte e costura, artesanato, teatro violão, culinária, incentivo à leitura, maquiagem, marcenaria e biblioteca.
  11. 11.  Promovem espaços de convivência e de construção da cidadania para fortalecer a proteção e defesa de direitos, através de ações que oportunizem o conhecimento, a ocupação do tempo ocioso, o incentivo à profissionalização, a inclusão social, o estímulo à leitura, o aumento da cultura local, o empoderamento e o protagonismo juvenil, o desenvolvimento humano e social e o fortalecimento dos vínculos escolares e familiares.
  12. 12. MATERIAIS USADOS:  Jornais  Revistas  Data Show  Notebook  Máquina fotográfica  Internet
  13. 13. Conclusão • Assim, finaliza-se o presente trabalho indicando que ainda há muito a ser feito. • Embora o cenário sobre a desigualdade social, pareça evoluir para uma redução da predominância de tal prática como verificado no passado, ainda há significativa ocorrência de injustiças; assim, o governo federal e organizações do terceiro setor devem trabalhar, preferencialmente, de maneira combinada para erradicação das desigualdades e de todas as formas existentes e possíveis. • A sociedade brasileira só conquistará melhores níveis de desenvolvimento e educação quando forem respeitadas, em sua essência, as normas prescritas pela Constituição Cidadã, promulgada há duas décadas, e, sobretudo, a partir do respeito aos direitos daqueles que são, sem dúvida, o futuro de nosso país.
  14. 14. UTILIZANDO A TECNOLOGIA DIGITAL EM SALA DE AULA Aplicando o Curso de Educação Digital - Proinfo
  15. 15. SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA ( 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO)  1º momento: O professor faz a introdução do tema como a apresentação dos slides anteriores, abrir discussão e reflexão. (aprox. 2 aulas)  2º momento: Os alunos serão levados a sala de informática e receberão por intermédio do Word, uma lista de links que deverão acessar e pesquisar sobre o assunto relacionado a Desigualdade Social. Na sequência em novo documento deverão relatar os principais pontos abordados e as diferentes desigualdades existentes em cada um desses links. Fazer sugestão de outros site que também falem a respeito do tema. (aprox. 2 aulas)
  16. 16.  3º momento: Escolher uma abordagem da Desigualdade Social e fazer uma apresentação que poderá ser em forma de:  Apresentação do Power Point;  Pesquisa de campo entre os alunos e exposta em forma de tabelas e gráficos no Excel;  Criação de blogs e fóruns entre os colegas, para exposição de opiniões dos alunos;  Criação de um vídeo filmagem ou vídeo com fotos e imagens.  Apresentação de dança, teatro, música. Utilizando recursos tecnológicos. (aprox. 4 aulas)
  17. 17.  4 º momento: Exposição dos trabalhos e resultados na: “Semana de conscientização contra a desigualdade social” Todos os dias durante uma semana na última aula, alunos do fundamental II e Médio serão convidados a assistir no anfiteatro, a apresentação dos trabalhos dos 3º anos. Cada tema será apresentado em um dia da semana a fim de que todos possam ter contato com essa discussão e poder se posicionar criticamente quanto ao tema. No útimo dia de apresentação os professores responsáveis pelo projeto, fazem uma apresentação fazendo um fechamento.
  18. 18. BIBLIOGRAFIA  GARCIA, R. C. Iniquidade Social no Brasil: Uma aproximação e uma tentativa de dimensionamento. IPEA (texto para discussão). Brasília, agosto de 2003.  LEFEBVRE, H. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno. Editora Ática, 1991  www.opensador.net  http://www.ibge.gov.br  http://www.mds.gov.br

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • HellenRegina1

    Oct. 1, 2019

CURSO EPROINFO 201 PRÉ PROJETO

Views

Total views

2,478

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

1,146

Actions

Downloads

38

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×