Transportes marítimos

10,616 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,616
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
34
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transportes marítimos

  1. 1. Transportes Marítimos Professora Maria JoãoCarolina Neves nº7 ValérioInês Salgueiro nº11 Escola Padre José Rota Sara Reis nº22 9º3 Sara Damas nº23 Geografia 2012/2013
  2. 2. Os Transportes Marítimos, tal como outros transportes também, têm uma grande importância no mundo, devido às trocas comerciais. Este meio de transporte tem inúmeras vantagens e desvantagens, mas revela-se muitas vezes o único meio de transporte possível devido a trajetos intercontinentais.Desempenha um papel fundamental na ligação das ilhas aocontinente e em cruzeiros, assim como viagens turísticas ou hotéis flutuantes. O nosso grupo vai falar sobre tudo umpouco, principalmente sobre a sua importância em Portugal e a sua densidade da rede.
  3. 3. O transporte marítimo é o transporte que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Com o desenvolvimento da indústria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo diminuiu, mas ainda assim é eficaz para longas viagens ou passeios de lazer. Este meio de transporte, pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cerea is, minérios a automóveis e por aí adiante.
  4. 4. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contento res, entre outros. A intensificação das trocaslevou ao aumento da capacidade do navio e a sua especialização torna-o cada vez mais atrativo, pois confere-lhe a possibilidade de transportar várias mercadorias, em boas condições de adaptação.
  5. 5. Devido a localização geográfica dePortugal, os transportes marítimos foram sendo cada vez mais aperfeiçoados e melhorados, aumentando o numero de trocas feitas por via marítima, nomeadamente um comercio intercontinental.
  6. 6. Rebocador Navio porta-contentores Cruzeiro Petroleiro
  7. 7. Grande capacidade de carga tanto de mercadoriascomo passageiros; Baixo custo; Permite descongestionar vias terrestres; Adequado para grandes e médias distâncias; Extremamente seguros.
  8. 8. Muito poluente;Caro na construção de infraestruturas ena sua manutenção;Lento;Possibilidade de transborde demercadoria ;Pouca mobilidade.
  9. 9. A extensa costaportuguesa permitiuo desenvolvimento dotransporte marítimo e a existência de vários portos marítimos.
  10. 10. Com este trabalho concluímos que, os transportes marítimos são utilizados para o transporte demercadorias e de passageiros. São muitos eficazes paralongas viagens e passeios de lazer . Podem englobar todo o tipo de cargas desdequímicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minér ios a automóveis. Os transportes marítimos têm muitas vantagens mas também têm várias desvantagens. E graças a extensa costa portuguesa o desenvolvimento do transporte marítimo aumentou bastante . Fazendo assim os transportes marítimos muito utilizados.
  11. 11. http://novamente_geografando.blogs.sapo.pt/http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/pagi na11/inicial.htmhttps://www.facebook.com/pages/Geografando /272993476064450Livro de geografia

×