Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Transportes ferroviários em portugal

8,159 views

Published on

  • Be the first to comment

Transportes ferroviários em portugal

  1. 1. Geografia Maria Valério Ano letivo 2012/2013 21/11/2012Escola Básica Padre José Rota
  2. 2. → Introdução→ Exploração do modo ferroviário: Breve caracterização do modo de transporte em Portugal Caracterização/Densidade da rede Vantagens e Desvantagens da sua utilização em Portugal Continental e ilhas.→ Conclusão→ Bibliografia
  3. 3. → Nesta apresentação vamos falar e apresentar de forma organizada e explícita o nosso trabalho sobre os Transportes Ferroviários em Portugal.→ Realizamos este trabalho com o objetivo de retirar conclusões e informações sobre este modo de transporte no nosso país, para isso fizemos pesquisa sobre a caracterização, densidade e algumas vantagens e desvantagens. → Para elaborar este trabalho utilizámos o guião dado para orientação, a Internet e o Microsoft PowerPoint. Esperamos que fique um bom trabalho e que consigamos corresponder às nossas expectativas.
  4. 4. Infraestruturas- Caminhos de ferro Meio de transporte- Comboio, (metro) → O transporte ferroviário em Portugal é formado por infraestruturas de via e apoio ao → Há vários tipos de tráfego. A sua gestão é feita na comboios:empresa Rede Ferroviária Nacional. -Alfa PendularA exploração de passageiros e cargas -Intercidades é feita pela operadora de Comboios -Suburbanos de Portugal e por muitas outras empresas tais como: CP Carga, Fertagus e Takargo.
  5. 5. Reduzida mobilidadeVelocidade- MédiaGrande segurançaReduzido custoEspecialização- Metropolitano, comboio de mercadoriasGrande capacidade de cargaEstá essencialmente vocacionado para o transporte de passageiros (nas cidades) mas também para o transporte de mercadorias
  6. 6. Voltaratrás
  7. 7. Em 2011, a rede ferroviária portuguesa apresentava cerca de 2793,9 km em exploração, dos quais 2602 eram em via larga e 191 em via estreita.Havia então um maior número de linhas de via única e apenas 609 km em via múltipla, o que representa 21,8% do total da rede.A percentagem de linhas eletrificadas era muito mais significativa que as outras, atingindo os 1629 km. Mapa “Viajar em Portugal” da CP
  8. 8. • 1636 km de linha são contidos num sistema de controlo de velocidade e 1496 km estão cobertos por rádio solo-comboio. • Existem 3 ligações internacionais com a rede ferroviária espanhola, em Vilar Formoso, Valença e Elvas.Mapa de FerroviasPortuguesas
  9. 9. Na Madeira: O "CAMINHO-DE-FERRO DO MONTE" - vulgarmente conhecido como "Comboio do Monte" ou ainda "Elevador do Monte" - foi uma ferrovia de via única, que ligava o Pombal, no Funchal, ao Terreiro da Luta, no Monte (Madeira), numa extensão de 3,911 quilómetros e que possuía no seu percursooito estações (ou apeadeiros), mas aconteceram vários acidentes e a partir de então, turistas e habitantes viraram as costas ao caminho-de-ferro, considerando-o demasiado perigoso. Atualmente está em estudo um projeto para a recuperação da linha.
  10. 10. Nos Açores: Havia a Linha do Porto de Ponta Delgada que ligava o porto à Pranchinha, na zona leste da cidade de Ponta Delgada ,na ilha de São Miguel , numa extensão de aproximadamente 10 km.Não servia de transporte público, sendo apenas usada para a construção e manutenção do molhe, se necessário. A última vez de que há registos de atividade foi em 1973.
  11. 11. ►Grande capacidade de transporte de pessoas e mercadorias;►Económico (baixo custo) ;►Baixo consumo de energia;►Baixos níveis de poluição e sinistralidade; ►Grande comodidade e segurança;►Circulação em via própria.
  12. 12. ♦ Baixa flexibilidade; ♦ Grandes investimentos na construção e manutenção das infra-estruturas e no material circulante;♦ Itinerários fixos, o que implica o transbordo de mercadoria e passageiros.
  13. 13. → A existência de transportes ferroviários em Portugal teve subjacente a construção de infraestruturas como caminhos de ferro em “terra”, pontes, túneis e outras estruturas de apoio. Portugal Continental possui 2793,9 km de linha ferroviária, já os arquipélagos da Madeira e Açores não possuem qualquer ferrovia.→ Identificámos várias vantagens e desvantagens da utilização deste modo de transporte, como é o caso do baixo custo e das despesas de manutenção.→ Com este trabalho adquirimos conhecimentos sobre o modo de transporte ferroviário em Portugal.
  14. 14. http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferrovi%C3%A1rio_em_Por tugalhttp://www.refer.pt/MenuPrincipal/TransporteFerroviario/OSetorFerrov iario/Portugal/Organizacao.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferrovi%C3%A1riohttp://pt.scribd.com/doc/28874918/Geografia-Vantagens-e-desvantagens- dos-modos-de-transporteshttp://paginas.fe.up.pt/~projfeup/cd_2010_11/files/CIV212_apresentaca o.pdf http://pedrotildes.home.sapo.pt/transportes.pdfhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferrovi%C3%A1rio_em_Portuga lhttp://www.refer.pt/MenuPrincipal/TransporteFerroviario/OSetorFerrov iario/Portugal/Organizacao.aspx http://texasselvagem.blogspot.pt/2011/05/comboios-no-funchal-ilha-da- madeira.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_Porto_de_Ponta_Delgada

×