Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabalho transportes fluviais, 9º4

19,596 views

Published on

  • Be the first to comment

Trabalho transportes fluviais, 9º4

  1. 1. Escola Básica de Padre José Rota Transportes FluviaisProf. Maria João Valério Trabalho Realizado por: • Bernardo nº 6 • Francisco nº 13 • João nº 18 9º 4
  2. 2. Introdução Neste trabalho vamos falar sobre os transportes fluviais. Vamos dar-vos a conhecer a definição de transporte, a caracterização dos transportes fluviais em Portugal e as suas vantagens e desvantagens. Esperemos que gostem !
  3. 3. Definição de transporte Transporte - Meio que transporta pessoas e bens a partir de um lugar para outro.
  4. 4. Caraterização do modo de transporte fluviais em Portugal Feito ao longo dos rios e dos canais artificiais navegáveis; Um dos mais antigos modos de transporte e tem desempenhado um importante papel tanto na deslocação de pessoas como de mercadorias; Ideal para fazer deslocar mercadorias pesadas e volumosas, mas encontra-se bastante condicionada: • Caudal • Regime de rios • Acidentes de relevo
  5. 5. Cruzeiros TurísticosO transporte fluvial é utilizado na realização decruzeiros turísticos, como os que navegam no rioDouro, para travessias de curta distâncias.
  6. 6. Ferry-boatOs ferry-boat fazem travessias fluviais, como nos riosMinho, Tejo e Sado, e marítimos, como entre as ilhasda Madeira e do Porto Santo e entre as ilhas dosAçores.
  7. 7. CacilheiroCacilheiro é o nome típico dado ao barco que faz atravessia do rio Tejo entre a cidade de Lisboa e amargem sul (do Tejo) derivado da localidade deCacilhas.
  8. 8. Vantagens Baixo Custo; Inexistência de custos na construção da via, devido ao facto de esta constituir, na maior parte das vezes percursos naturais; Grande capacidade de carga; Não há muita confusão e por vezes dá para cortar caminho
  9. 9. Desvantagens É um transporte lento; Necessita de transbordo (mudança das mercadorias para outros meios de transporte de modo a fazê-las chegar aos locais de consumo ou de utilização); Pouco conforto devido as distancias serem curtas; A maioria dos rios portugueses não é navegável devido ao regime irregular e ao seu baixo caudal; Os desníveis (ultrapassados com as comportas – ex. rio Douro).
  10. 10. Conclusão Com a realização deste trabalho aprendemos bastante sobre os transportes fluviais. Esperemos que tenham gostado!
  11. 11. Bibliografia http://www.guiadecompra.com/transporte-e- logistica/artigos/Veja%20a%20defini%C3%A7%C3%A 3o%20para%20transporte/35.html http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/pagina11/in icial.htm

×